Artigos

por Anselmo Ferreira Vasconcelos

 

Orações pelo Brasil


O espírita sincero e estudioso tem plena consciência do valor e significado da prece. Por tratar-se de sublime instrumento de ligação com a divindade, a prece nos proporciona inúmeros benefícios. Entre outros, a oração dá forças, coragem, resistência, paciência, inspiração e alivio aos indivíduos. De modo geral, a prece conecta-nos com a espiritualidade. Mais ainda, viabiliza a oportunidade de recebermos, por via dos pensamentos e intuição, sugestões relativas ao melhor caminho e as decisões a ser tomadas. Em síntese, com o recurso da oração criamos condições para o recebimento de ajuda, mas sem ela ficamos completamente à mercê das sombras, isto é, de entidades infelizes. Por isso, pobre o indivíduo que ainda não aquilatou a valor da prece ou não utiliza essa sagrada ferramenta espiritual.   

O momento presente demanda de nós, espíritas, um esforço extra nesse particular. Afinal de contas, o nosso país está profundamente enfermo. A nossa sociedade e os seus inúmeros grupos de interesse não conseguem se sensibilizar mesmo diante do quadro acerbo em que vivemos. Por conseguinte, vivem buscando usufruir e/ou preservar privilégios inaceitáveis, que ofendem a ética e o bom senso.

Quase todos se isolam em seus silos absolutamente avessos à dor dos semelhantes desamparados. Não conseguem entender que deles se espera comportamento exemplar e, sobretudo, a demonstração de virtudes. Refiro-me aqui também às instituições privadas que exploram impiedosamente a sociedade brasileira através da prática de preços abusivos e sórdidas políticas empresariais – mesmo quando a economia está estabilizada.

Por essa razão, o noticiário diário está quase sempre impregnado de fatos e acontecimentos repugnantes para dizer o mínimo. O “escândalo”, nas suas mais disparatadas facetas, bate à nossa parte todos os dias pelo mais variados meios de comunicação. Diante disso, creio que é preciso dar algo mais de nossa parte. Desse modo, quem estiver empenhado em ações fraternais e humanitárias, para o alívio do sofrimento humano, jamais interrompa o seu labor no bem. Todavia, considero igualmente relevante a intensificação de nossas orações pela pátria.

Nesse sentido, busquemos a prece inspiradora em favor daqueles que estão no comando da nação, das instituições, da justiça, das leis e do próprio povo, enfim. O Brasil necessita de muita luz para afastar as densas sombras que por aqui ainda pairam e obstam o progresso. É verdade que houve grande avanço institucional nas últimas décadas. Basta, aliás, lembrar que presidentes da república foram afastados sem enfrentamento nas ruas – com a graça de Deus.

É verdade que muitos criminosos das altas esferas do poder encontram-se momentaneamente homiziados. Certamente chegará a vez deles prestar contas à justiça mais dia menos dia. Contudo, precisamos recuperar a lucidez coletiva para que sigamos o caminho mais acertado. Precisamos de pessoas verdadeiramente comprometidas com o bem atuando em todos os postos-chave para que melhoremos o padrão geral de vida.

Por isso, sugiro que busquemos – repito – orar também em benefício do país para que a ajuda espiritual possa alcançar os indivíduos encarregados de promover as mudanças tão necessárias. Sugiro ainda que oremos diariamente pela nação, e para que os protagonistas das transformações não se desviem do bem.

O Brasil precisa muito de nós espíritas! 



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita