Artigos

por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

 

Aprendendo sempre


Nascemos com a determinação divina de nos tornar perfeitos e felizes no futuro, mas o futuro começa agora, com nossa busca e esforço no presente.

Nada melhor do que um dia após o outro, e Deus à frente de tudo. Que esse novo dia comece com fé.

Toda manhã é uma bênção (uma nova oportunidade é uma bênção, não?). Que possamos também ser semeadores do amor que estamos recebendo do Alto. Porque, num novo dia, tudo é possível, é um novo presente de Deus.

O ontem serve de lição, aprendemos com ele. O hoje serve de dádiva, vivamos o presente. O amanhã ainda não veio, continuemos entregando nossa esperança a Deus e confiando.

Para nos fazermos sábios, aprendamos com as lições e erros dos outros. Para nos tornarmos prudentes, aprendamos com as experiências e falhas nossas. Se não aprendemos nem com os outros, nem com nós mesmos, sofremos as consequências dos passos equivocados.

Jesus afirmou que a felicidade ainda não é deste mundo. Porque existe um mundo melhor, que é o espiritual, do qual fazemos parte.

Entretanto, a espiritualidade revelou que podemos buscar a felicidade e a paz de espírito vivendo na Terra, buscando o necessário para a vida material, e espiritualmente agindo com a consciência tranquila. Mas também nos alerta de que “fora da caridade não há salvação” – não podemos viver em felicidade sem fazer a felicidade do próximo.

O amor é a força que move o mundo; segundo João, Deus é amor. Então, é importante a qualidade de nossas relações – elas podem ser o céu ou o inferno em nossas vidas. Não esperemos receber recompensas e gratidão, mas continuemos fazendo o bem. Agradeçamos por cada pessoa que passa em nosso caminho – elas de fato são os instrumentos do nosso desenvolvimento pessoal.

Acima de tudo, agradeçamos a abundância que verte do Alto em nosso favor todos os dias. E por tudo que já recebemos, sejamos e vivamos cheios de gratidão e doçura.

Diz o filósofo e teólogo francês Pierre Charron: “Quem recebe um favor, nunca deve esquecer; quem faz, nunca deve lembrar”.

Portanto, não fiquemos guardando nada para uma ocasião especial. Ocasião especial é cada dia que se vive.

 

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é editor da Editora EME.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita