Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Férias: um direito da criança

 

Paz

Os caminhos estão descansando...Mario Quintana

 

A palavra férias evoca descanso, ócio, lazer.

O que uma criança faz durante as férias? Dormir até mais tarde, brincar e divertir-se…

As férias são um período de descanso da escola e, por isso, se não houver viagens programadas, a alegria de descobrir, na própria cidade, por exemplo, praças, feiras, museus, uma rua temática…

Soltar a voz. Pois as crianças adoram cantar, dançar, e o alegre repertório pode sugerir cantigas de roda ou músicas que emocionam a família.

Cuidar das plantas pode ser divertido, especialmente em um dia de calor e um regador cheio de água...

A bicicleta, não duvide, é um brinquedo importante para as crianças e, por isso, faz todo sentido a emoção de um inesperado passeio e toda a família participa.

Fazer um piquenique. O jardim da casa (ou do condomínio) já vale a diversão ao ar livre – e, depois de brincar, as crianças vão comer gostosuras e desfrutar do sol e da grama.

Desenhar é uma ótima atividade para fazer dentro de casa. Podem ser papel e lápis, lousa e giz. Tinta.

A pausa do fim do ano é essencial para o cérebro e o corpo da criança.

Não dá para viajar? Ora, simplesmente ofereça à criança passeios curtos ou a oportunidade de exercitar a imaginação no pracinha do bairro ou exercitar a imaginação com os amigos. Muitas vezes até um simples passeio no quarteirão pode gerar descobertas, risadas e felicidade.

As crianças passam cerca de 200 dias em sala de aula, com rotina puxada, tarefas para fazer e horários para cumprir. É muito saudável parar no período de férias para descansar, visitar parentes e amigos, brincar à vontade e ficar mais próximo dos pais. Isso porque, durante o período escolar, muitas vezes os pais veem os filhos poucas horas por dia, principalmente os que passam o dia todo na escola.

Deixemos os nossos filhos desfrutar das férias merecidas, que proporcionam tempo de repouso, descanso e encantamento. Além disso, as férias contribuem para a vivência de valores, auxiliando na rica construção de memórias de vida.

Boas férias, feliz descanso!

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita