A
denúncia de Henri Sausse
e o manuscrito original do
médium Desliens
Por uma questão de espaço o artigo
original de autoria dos franceses Charles Kempf e Michel Buffet (1) foi dividido
em duas partes. Na edição passada desta revista, reproduzimos a 1ª parte do
artigo, focalizando os estudos tipográficos sobre as sete primeiras edições
francesas de A Gênese e também informações sobre as gráficas utilizadas.
Nesta edição, inserimos a parte essencial da denúncia de Henri Sausse e a parte
final do artigo focalizando o manuscrito do médium M. Desliens que também foi
alterado em futura publicação em Obras Póstumas.
Encontramos outra fonte sobre este
assunto, em um manuscrito de Allan Kardec, transcrito abaixo, de uma comunicação
recebida pelo médium A. Desliens. Esta comunicação foi publicada por P.-G.
Leymarie na Revista Espírita de 15 de março de 1887 e em Obras Póstumas em
1890, mas com adulterações comparadas a este original por Allan Kardec.(2)
Isso reduz muito a confiança que podemos
depositar em P.-G. Leymarie, que aparentemente tinha interesse em continuar a
esconder qualquer adulteração da sua parte na 5ª edição de A Gênese.
“22 de fevereiro de 1868. (Médium M. Desliens).
Conselhos sobre A Gênese:
Permita-me alguns conselhos pessoais sobre o seu livro A Gênese. Eu acho
que, como você faz, ele deve passar por um rearranjo que o fará ganhar valor em
termos metódicos; mas também lhe aconselho a rever certas comparações dos
primeiros capítulos, que, sem serem imprecisas, podem ser ambíguas, e que podem
ser usadas contra você no arremate das palavras. Não quero indicá-los de uma
maneira mais especial, mas, analisando cuidadosamente o segundo e terceiro
capítulos, eles certamente o surpreenderão. Nós cuidamos da sua pesquisa. É
apenas uma questão de detalhe, sem dúvida, mas os detalhes às vezes têm sua
importância; é por isso que achei útil chamar sua atenção para esse lado.
Pergunta. Na reimpressão que vamos fazer, gostaria de acrescentar algumas
coisas, sem aumentar o volume. Você acha que existem partes que poderiam ser
removidas sem inconveniência?
Resposta. Minha opinião é que não há absolutamente nada para tirar como
doutrina; tudo é útil e satisfatório em todos os aspectos; mas também acredito
que você poderia, sem inconveniência, condensar ainda mais certas ideias que não
precisam de desenvolvimento para serem compreendidas, já tendo sido esboçadas em
outro lugar; em seu trabalho de reorganização, você conseguirá isso facilmente.
Devemos deixar intactas todas as teorias que aparecem pela primeira vez aos
olhos do público; não retire nada como ideias, repito, mas corte apenas, aqui e
ali, desenvolvimentos que não acrescentam nada à clareza.
Você será mais conciso, sem dúvida, mas igualmente compreensível, e é o terreno
assim adquirido que você poderá ter que adicionar elementos novos e urgentes. É
um trabalho sério para esta revisão, e peço-lhe que não espere demasiado tarde
para o fazer, é melhor que esteja preparado antes da hora do que se tivesse que
esperar depois de si.
Acima de tudo, não se apresse. Apesar da aparente contradição das minhas
palavras, você me entende sem dúvida. Comece a trabalhar prontamente, mas não
fique por muito tempo. Tome seu tempo; as ideias serão mais claras e o corpo
ganhará menos fadiga.
Pergunta. A venda tão rápida até agora vai se acalmar, sem dúvida; é o
efeito do primeiro momento. Então eu acho que a terceira e a quarta edições vão
demorar mais tempo; no entanto, como leva um certo tempo para revisão e
reimpressão, é importante não ser pego de surpresa. Você poderia me dizer
aproximadamente quanto mais tempo adiante eu disponho, para agir de acordo?
Resposta. Você tem que esperar um fluxo rápido. Quando lhe dissemos que
este livro seria um sucesso entre seus sucessos, ouvimos sucesso filosófico e
material. Como você pode ver, estávamos certos em nossas previsões. Esteja
pronto em todos os momentos; será mais rápido do que você supõe.”
Esse texto confirma vários pontos fundamentais em nossa análise:
- Allan Kardec pretendia rever A Gênese, mas sem urgência;
- O fluxo rápido das duas primeiras edições (2.000 cópias);
- Que Kardec pretendia uma 3ª e 4ª edição (e não uma 4ª e 5ª edição, transcritas
por P.-G. Leymarie...), bem como uma reedição (2.000 cópias impressas de
Fevereiro de 1869).
Este último ponto sugere que Kardec achou que a primeira impressão daria quatro
edições, não três e que aconteceu no início de 1869 com o esgotamento da
terceira edição, antes de ter terminado todas as revisões que previra, decidindo
uma nova impressão que deu a 4ª edição, idêntica às três primeiras. Nesse meio
tempo, ele havia consagrado, sob a influência dos espíritos, e como pode ser
visto na Revista Espírita no intervalo, a sua energia na preparação do projeto
de 1868, com conselhos valiosos para sua sucessão, e preparou-se para sua
aposentadoria na Villa Segur e a transferência da livraria para um novo
endereço, que seria no início de abril de 1869 a da Rue de Lille. Ele estava
definitivamente planejando terminar as revisões após esta transferência e sua
mudança.
A denúncia de Henri Sausse
Para completar essa análise reproduzimos textos da denúncia feita por Henri
Sausse no artigo “Uma infâmia”(3), publicado na revista Le Spiritisme,
2o. ano. N. 19. 1a. Quinzena, dezembro de 1884:
“[...] Não sei se todas as obras de Allan Kardec foram maculadas por mãos
sacrílegas, mas me dei conta de que há pelo menos uma, A Gênese, que
sofreu importantes mutilações. Chocado por estas três palavras: Revista,
Corrigida e Aumentada, colocadas abaixo da quinta edição, tive a paciência de
confrontar, página por página, linha por linha, essa quinta edição com a
publicada em 1868 e que eu havia comprado no momento de sua publicação. O
resultado de meu trabalho é este. Ao comparar os textos da primeira edição com
os da quinta, encontrei que 126 passagens haviam sido modificadas, acrescentadas
ou suprimidas. Desse número, onze (11) foram objeto de uma revisão parcial.
Cinquenta (50) foram acrescentadas e sessenta e cinco suprimidas, sem contar os
números dos parágrafos trocados de lugar, nem os títulos que foram
acrescentados. Todas as partes desse livro sofreram mutilações graves, em maior
ou em menor grau, mas o capítulo XVIII: ‘São chegados os tempos’, é o que foi
mais maltratado; as modificações que se produziram nele tornam-no quase
irreconhecível.
Agora, me direis, quem são os culpados? Qual foi o motivo dessas manobras?
Ressaltarei, na primeira edição da A Gênese, somente uma única passagem
das que foram suprimidas; será suficiente que a indique para colocar-vos em
condições de julgar quem deveria tirar proveito dessa infâmia.”
Conclusão
Na conclusão deste infeliz debate, não há nada como seguir o conselho que
encontramos em nossa própria filosofia espírita, especialmente o princípio da
precaução, ilustrado pelo Espírito Erasto, em O Livro dos Médiuns, capítulo XX,
nº 230: "[...] Em dúvida, abstenha-se, diz um de seus velhos provérbios;
portanto, apenas admita o que é obviamente para você. Assim que uma nova opinião
aparecer, se lhe parecer duvidosa, passe-a pelo crivo da razão e da lógica; o
que a razão e o bom senso refutam, rejeitem-na corajosamente; é melhor rejeitar
dez verdades do que admitir uma única mentira, uma única teoria falsa. [...]”
Os elementos apresentados consistem em uma convergência de evidências no sentido
de adulteração por P.-G. Leymarie. Dúvida sendo mais do que legítima, Le
Mouvement Spirite francophone decidiu publicar a partir de agora A Gênese
segundo as quatro primeiras edições, realizadas no tempo de Allan Kardec. Também
permite evitar que, no caso de comprovação definitiva da adulteração, seja
acusada de ter violado a Convenção de Berna, incorporada nas leis da maioria das
nações, que preserva, sem limitação de tempo, o direito moral dos autores, neste
caso o próprio Allan Kardec.
Além disso, é necessário lutar implacavelmente contra o personalismo e os
conflitos de interesse dentro e especialmente na direção do movimento espírita,
para não repetir este episódio "Leymarie", sempre de acordo com o conselho
contido nos livros da filosofia espírita, e sempre segundo o Espírito Erasmo, em
O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XX, item 4: "P.: Se muitos dos
chamados ao Espiritismo são enganados, qual é o sinal de reconhecer aqueles que
estão no caminho certo? R.: Você os reconhecerá nos princípios da verdadeira
caridade que eles professarão e praticarão; você os reconhecerá entre os aflitos
a quem eles trouxeram consolo; você os reconhecerá por seu amor pelo próximo,
sua abnegação, seu desinteresse pessoal; você os reconhecerá finalmente no
triunfo de seus princípios, pois Deus quer o triunfo de sua lei; aqueles que
seguem sua lei são seus escolhidos, e ele lhes dará a vitória, mas esmagará
aqueles que distorcem o espírito desta lei e fazem dela um ponto de partida para
satisfazer sua vaidade e ambição. (Erasto, anjo guardião do médium. Paris,
1863.)
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(1) Tradução LMSF de: Kempf, Charles; Buffet, Michel.
Analyse typographique des sept premières éditions de La Genèse d’Allan Kardec.
Revue spirite. Supplément spécial de fin d’année. 161o année. 4ème trimestre
2018.
(2) Esta mensagem foi incluída com cortes e alterações em Obras póstumas,
organizada por P.G.Leymarie, e publicada em 1890: 2a parte, Cap. “A minha
iniciação no Espiritismo”, ítem “Minha nova obra sobre A Gênese”.
(3) Os autores Kempf e Buffet reproduziram a denúncia do biógrafo de Kardec,
Henri Sausse , onde relaciona as deturpações na edição de A Gênese de 1872, e
também as prolongadas discussões em correspondências e artigos entre o biógrafo
e Leymarie. No presente artigo foi reproduzida apenas a principal conclusão de
Sausse. Disponível: Enciclopédia Espírita: www.spiritisme.net; Goidanich, Simoni
Privato. O legado de Allan Kardec. Ed.USE-SP, 2018.