Artigos

por Nilton Moreira

 

Cada um com sua missão


De algumas décadas para cá foi possível, com advento da abertura política no Brasil, a prática religiosa conforme os princípios de cada religião, pois que antes não era possível a manifestação de alguns seguimentos religiosos e muito menos serem eles praticados no país. Isto, finalmente, ficou no tempo, e hoje, a cada dia, aparece uma religião nova, muitas das quais se derivando de outras.

Tal fato possibilita que as pessoas escolham aquilo que mais lhes convém. Nesse aspecto, também o Espiritismo pôde ser praticado livremente, já que no passado houve grande perseguição, inclusive na Espanha em 1861, quando até livros foram queimados, chegando a existir uma lista de livros proibidos, dentre os quais estavam as publicações de Kardec.

Para quem não sabe, Allan Kardec foi o fundador do Espiritismo no Planeta Terra. Na realidade, a missão de Kardec se iniciou antes do seu nascimento, quando recebeu esta missão no plano espiritual. Mas todos nós antes de nascer temos o conhecimento daquilo que precisamos realizar, das provas que vamos passar, dos sofrimentos que teremos de enfrentar. Isso não é só no campo religioso, mas também no campo das artes, política, ciência etc.

Às vezes nossa missão envolve assuntos de menos repercussão, como, por exemplo, o de conduzir nossa família no caminho do bem, dar educação aos filhos, missão esta não menos importante e sim com alto teor de compromisso. É bom que pensemos nisso, pois ninguém vem a este plano terráqueo passear, e o tempo que perdemos em não realizar nossos objetivos é prejudicial.

Kardec cumpriu com plenitude a missão na Terra, fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em 1º de abril de 1858, o que possibilitou que a Doutrina se expandisse e fosse o que é hoje. É uma religião que tem Deus como inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, e Jesus como modelo e guia, mas não é de conteúdo humano e sim o resultado de ensinamentos ditados mediunicamente por Espíritos Elevados, cabendo apenas a Kardec a sua compilação.

Mas volto a salientar que as missões na vida são variadas, e, a exemplo da de Kardec no campo religioso, temos outras missões como a de cientistas que chegam à Terra para minimizar os sofrimentos com informações sobre medicamentos, vacinas, tratamentos e equipamentos no campo da saúde, mas, por meio do estudo e da leitura, é que nós nos instruímos e descobrimos a nossa missão particular.

Sendo o Pai perfeito e infinitamente bom, Ele possibilita que o socorro chegue até nós no momento oportuno. Foi o Mestre Jesus quem nos disse: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”, então, é necessária muita dedicação na procura das respostas dos motivos pelos quais tantas aflições existem onde nós estamos inseridos.

Também é no estudo que vamos nos esclarecer quanto à razão pela qual uns tanto sofrem, enquanto outros vivem sem nenhum mal os atingir.

Hoje perdemos muito tempo nas redes sociais, ocupando-nos com futilidades, enquanto bons livros deixamos nas prateleiras sem adentrar os seus conteúdos. Pensemos nisso.

Serenidade a todos.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita