A Providência Divina e os mecanismos de
sua ação
Esta reflexão vai abordar “A Providência Divina e os
mecanismos de sua ação”, com apoio na questão 87 de “O
Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, cuja resposta
ensina: “... os Espíritos são uma das potências da
natureza e os instrumentos de que Deus se serve para
execução de seus desígnios providenciais” (Allan
Kardec. O Livro dos Espíritos). Isto porque: “A
natureza inteira está mergulhada no fluido divino” (Allan
Kardec. A Gênese. Capítulo II).
A palavra providência significa prevenção, disposição
prévia dos meios necessários para obter um fim, para
evitar um mal ou para remediar uma necessidade. Este
substantivo decorre do verbo prover, que exprime
providenciar, dispor, aprovisionar, suprir ou fornecer.
Para a Doutrina Espírita, em “A Gênese”, de Allan
Kardec, temos que “A providência é a solicitude de
Deus para com as suas criaturas. Ele está em toda parte,
tudo vê, a tudo preside, mesmo às menores coisas. É
nisto que consiste a ação providencial” (Allan
Kardec. A Gênese. A Providência).
Contudo, para entender a Providência Divina é preciso
compreender Deus, os seus atributos e a rede espiritual
que nos conecta com o Universo e a divindade, como seres
à imagem e semelhança de Deus, dotados dos germens
divinos para a nossa evolução física e moral a caminho
da perfeição relativa à Humanidade, tendo o Cristo como
modelo e guia.
Os mecanismos de ação da Providência Divina passam pela
compreensão das leis que regem os fluidos, os tipos e as
frequências das vibrações energéticas, pois são estes
elementos materiais que servem de veículo à manifestação
da vontade do Criador e de todos os Espíritos.
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas
as coisas. Como seres espirituais e inteligentes,
podemos nos comunicar, a qualquer momento, por
intermédio de uma rede espiritual que transmite os
nossos pensamentos.
O ato de pensar é do Espírito, mas o pensamento é
transmitido pelo perispírito. Pela sutileza do
perispírito, os Espíritos penetram em toda parte e nos
pensamentos mais íntimos. O pensamento do Espírito
alcança um tempo e um espaço circunscrito, e o de Deus
abrange o Universo e a eternidade. Os nossos pensamentos
são como os sons de um sino, que fazem vibrar todas as
moléculas do ar ambiente.
Imaginemos a natureza inteira mergulhada no fluido
divino (fluido cósmico universal), o qual se encontra
impregnado do pensamento de Deus, de tal modo que não
haverá nenhum ser, por mais ínfimo que seja, que não
esteja saturado desse fluido. Qualquer vibração nesse
fluido é imediatamente sentida por Deus. É por isso que
o Cristo disse que estamos em Deus, como Ele está em
nós.
Por estes mecanismos, Deus provê os recursos necessários
para todas as situações, sem, contudo, deixar de cumprir
invariavelmente a ordem legal do Universo, pois cada
filho seu deve assumir responsabilidades, tomar
resoluções e fazer o bom uso do livre-arbítrio.
A Providência Divina para com as suas criaturas inclui
várias ações e cuidados de um Deus eterno, imutável,
onisciente, onipresente, único, imaterial, soberanamente
justo e bom. Aos nossos olhos limitados, muitas
ocorrências podem parecer coincidências ou sorte, mas na
verdade os fatos demonstram a ação da vontade divina,
sempre soberana e justa. Nada é por acaso. Tudo tem um
fim e uma razão de ser.
Não podemos nos abater pelo desânimo, pela angústia ou
tristeza. Devemos seguir em frente, sempre confiantes e
com fé, pois todos somos filhos do amor de Deus, que
tudo providencia para o nosso crescimento e felicidade.
O Evangelho de Jesus é dádiva suprema para a redenção do
homem, apresentando-se como roteiro de vida para a
ascensão de todos os Espíritos em evolução.
Cada criatura recebeu determinado talento da Providência
Divina para impulsionar o seu progresso, mas é
necessário movimentá-lo na prática do bem para avançar
na direção da grande luz. Alguns destes talentos são
transitórios e úteis à vida no plano físico, durante a
reencarnação. Outros são eternos, imprescindíveis à
felicidade do Espírito. A sabedoria está em saber
utilizar esses talentos sem se escravizar, mas devemos
priorizar a aquisição dos bens celestiais. Todo dia é
ocasião de semear e colher.
O Pai bondoso, justo e misericordioso, não reclama de
nós as obras imediatas a que devemos edificar. Pelo
contrário, nos dá o tempo necessário para germinar,
crescer, florir e frutificar.
Como Espíritos em evolução, nem sempre conseguiremos a
energia suficiente para superar as nossas montanhas de
dificuldades, mas devemos sustentar a fé e a confiança
em Deus, pois não estamos sós ou órfãos do amparo, do
socorro, da luz e da bênção do Pai, mesmo que se esgotem
todas as nossas forças.
Quando os nossos recursos se esgotarem, evoquemos pela
prece a Providência Divina, a qual deve ser sustentada
pela fé e confiança em Deus, depositando toda a nossa
esperança na ação providencial, segundo a Vontade do
Pai.
Quem deseje encontrar o reino de Deus tome a sua cruz e
siga os passos do Mestre Jesus.
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA.
DIAS, Haroldo Dutra. As relações
humanas e providência Divina. Disponível em: Link-1.
Publicado em: 30 de maio de 2017, por Sandro Morais.
Acessado em: 16 de março de 2019.
KARDEC, Allan; tradução de Evandro Noleto
Bezerra. A Gênese. 2ª Edição. Brasília/DF:
Federação Espírita Brasileira, 2013.
KARDEC, Allan; tradução de Guillon
Ribeiro. O Evangelho segundo o Espiritismo. 1ª
Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira,
2019.
KARDEC, Allan; tradução de Guillon
Ribeiro. O Livro dos Espíritos. 1ª Edição.
Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.
MOURA, Marta Antunes de Oliveira de
(organizadora). Estudo aprofundado da doutrina
espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte I.
Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas
direcionadas ao estudo do aspecto religioso do
Espiritismo. 1ª
Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira,
2016.
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