Mensageiros do Alto
Ao longo da história da humanidade o Cristo enviou em
diversos momentos seus prepostos para garantir que a Boa
Nova não fosse esquecida pelos homens, principalmente
quando percebeu que teria de dar um testemunho para a
humanidade, devido à atitude equivocada de Judas. Reuniu seus
discípulos e seguidores, orientando a todos que, se
orassem a Deus, nosso Pai, com fervor, Ele poderia
enviar um Consolador que revelaria muito mais coisas,
que naquele dado momento não tinha como nos explicar
melhor. Nesse intervalo de
tempo até o século XIX, o Cristo enviou, pontualmente,
mensageiros do alto para gradualmente semearem
revelações junto à humanidade, abrindo campo de
pensamento para uma nova forma de reflexão e preparando
o terreno das ideias para o surgimento do Terceira
Revelação.
Devido a uma distorção de interpretação do Cristianismo
Primitivo, por membros do alto clero em plena Idade
Média, por interesses econômicos e políticos,
mensageiros do alto reencarnam com a missão de regatar
valores morais que estavam sendo corrompidos e, como
exemplo, reencarna Francisco de Assis, quando,
após sua conversão, assim como se deu com Paulo de
Tarso, cujo acontecimento mais impressionante foi a
mudança na forma de pensar, levando-o à criação de uma
ordem mendicante. Procurou reconquistar nas pessoas a fé
abalada pelos abusos cometidos pelo alto clero, devido
ao luxo e à opulência em que viviam, destoando
totalmente dos ensinamentos e preceitos do cristianismo
pregados por Paulo de Tarso,
quando dizia que a salvação era alcançada pela fé e não
pelas obras determinadas por uma convenção religiosa,
como dar esmolas à saída do templo e, sim, no ato da
caridade ao amparar aquele que vivia em sofrimento.
O processo de esclarecimento era relativamente
proporcional ao amadurecimento moral do espírito que, em
contato com o conhecimento do mundo, desabrochava e
despertava toda uma bagagem espiritual adquirida em
outras encarnações, gerando esclarecimento e revelações
que às vezes estavam longe de serem aceitas ou
admitidas, pela forma atrofiada de pensamento do homem
medieval, mesmo no início da Idade Moderna. Temos
o exemplo de Giordano Bruno, cujas ideias estavam
muito à frente do seu próprio tempo, e Galileu
Galilei, cujas invenções e descobertas são
extremamente contemporâneas aos nossos dias. Espíritos
missionários que nos revelaram conhecimentos que
custaram suas liberdades e até mesmo suas vidas, como
ocorreu com Giordano Bruno. Curiosamente, já, em
pleno século XVI, Giordano Bruno ensinava
a transmigração
da alma ou reencarnação,
e também astronomia, afirmando que as
estrelas eram sóis distantes cercados por seus próprios planetas,
levantando a possibilidade de que esses planetas
pudessem criar vida própria; era a “pluralidade de
mundos”, um pensamento extremamente visionário para
a época, isso sem falar em Galileu Galilei que,
estudando astronomia defendia a teoria do heliocentrismo contrária
à do geocentrismo, doutrina católica pregada pela
Igreja. Se apoiando na teoria de Giordano Bruno,
afirmava que o universo é infinito e
não poderia ter centro. Isso sem falar nas suas
invenções e descobertas que ficaram para posteridade
como um advento de uma nova era. Pensamentos científicos
que abriram espaço para expansão do conhecimento
filosófico e religioso.
A grande questão que levou tanto Giordano Bruno à
morte e Galileu Galilei a ser “suspeito
veemente de heresia", pela Igreja, era o fato de
desafiarem uma estrutura de pensamento de uma época,
defendida pela Cristandade e pela interpretação
das Sagradas Escrituras, além de desmantelar todo
um conhecimento que já vinha sendo aceito desde a época
de Aristóteles e Ptolomeu,
que ficou conhecido como Sistema Ptolomaico,
defendido pelo Catolicismo.
No início da Idade Moderna, muitos foram os Pensadores que
romperam com um modelo tradicional de conhecimento,
pois, com o surgimento da Reforma Protestante, fortalecia
uma tendência de retorno às fontes originais de
conhecimento e de estudo, reflexo do Renascimento e
esse fato acabou favorecendo uma expansão de
conhecimento que desafiou a cultura tradicional, quando
surgem novas ideias que colocam certos pensamentos
medievais em dúvida, deixando de lado as antigas
interpretações dos textos defendidos pela doutrina
católica, e abrindo espaço para uma nova forma de se ler
a natureza e tirar suas próprias conclusões; já eram os
primórdios de uma Revolução Científica, que vai
impactar o conhecimento religioso. Eram mudanças
programadas pela espiritualidade para, gradativamente,
criarem um terreno fértil para um dia a Terceira
Revelação conseguir florescer entre os encarnados,
uma vez que o materialismo imperava entre os homens,
principalmente aqueles ligados ao alto clero, pois muito
além de controlar o poder religioso, controlavam o poder
secular, influenciando na política principalmente dos
governantes.
Emmanuel procura nos mostrar que muitos missionários, em
nome do Cristo, procuravam direcionar suas ideias para
que os homens não se afastassem dos primeiros “apologistas
cristãos” e dos mensageiros enviados pelo Cristo
dentro da igreja católica, com o objetivo de resgatar
sua dignidade e a fé dos seus seguidores; devido à
grande quantidade de irregularidades promovidas pelo
alto clero, era necessário, como encontramos em O Evangelho
segundo o Espiritismo, edificar uma fé com base em
um conhecimento lúcido, uma fé raciocinada.
Não podemos em momento algum esquecer que no século
XVIII o Iluminismo foi um movimento que preparou o
terreno para o advento da Terceira Revelação;
acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma
de enaltecer a razão em prejuízo do pensamento
religioso, principalmente quando os Pensadores procuraram
difundir a cultura entre os grupos sociais ainda
isolados em camadas ou classes devido às antigas
tradições e costumes feudais.
Como uma forma de transmitir o conhecimento para futuras
gerações, foi organizada uma enciclopédia,
contendo todo o conhecimento que se tinha acesso até
aquele momento em livros, organizados de forma
alfabética, facilitando a transferência do conhecimento
às novas gerações. Podemos até acreditar que a sombra
do Mundo Medieval vai desaparecendo, na proporção
que as formas de pensamento esclarecidas do Iluminismo
vão se propagando, um pensamento iluminado, ilustrado,
carregado de saber e de conhecimento.
As manifestações espirituais ocorridas em Hydesville com
as irmãs Fox, e irmãos Davenport, em Nova
York, e, em Paris com as Mesas Girantes na
primeira metade do século XIX, vieram a dar material de
pesquisa e estudo, assim como legitimar o que estava
prestes a acontecer, quando o professor Hippolyte Léon
Denizard Rivail, convidado pelo Sr. Fortier, vai mais
tarde presenciar o fenômeno das mesas girantes que
encantavam a sociedade parisiense.
São inúmeros os personagens que passaram de forma
anônima na história da humanidade, corroborando para
auxiliar na construção de um conhecimento filosófico e
científico, que favorecesse direta e indiretamente o
pensamento para que um dia Allan Kardec tivesse
as condições propícias para receber e organizar a Terceira
Revelação ou o Espiritismo, do “Espírito
da Verdade”.
Referências:
1) Allan
Kardec; O Livro dos Espíritos. FEB.
2) ___________; O
Evangelho segundo o Espiritismo. FEB.
3) Francisco
Cândido Xavier; A Caminho da Luz; Pelo Espírito
de Emmanuel. FEB.
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