O espírita deve estudar o Esperanto
Embora o idioma internacional Esperanto não faça parte
da Doutrina Espírita, entre eles há uma ligação muito
profunda, pois, o objetivo de ambos é a fraternidade e a
solidariedade.
Por isso a Espiritualidade Superior tem estimulado o
estudo e a prática do Esperanto desde o início do
Espiritismo, mesmo antes que ele se materializasse no
plano físico, conforme veremos nesta breve análise.
NOS PRIMÓRDIOS DA CODIFICAÇÃO:
1. “O que eu posso acrescentar é que a humanidade
caminha para uma única língua. Erasto (Espírito) –
Revista Espírita, novembro de 1862;
2. “Entretanto, a unidade se fará em religião,
como já tende a fazer-se socialmente, politicamente,
comercialmente, pela queda das barreiras que separam os
povos, pela assimilação dos costumes, dos usos, da
linguagem (g. n.) – A Gênese, Allan Kardec;
NO CONGRESSO ESPÍRITA INTERNACIONAL - LÉON DENIS:
O Congresso Espírita Internacional, realizado em
Tours, em 1925, sob a presidência de Léon Denis, após os
considerandos, assim se expressa: “recomenda
insistentemente a todas as Federações, Sociedades e
Grupos Espíritas fazer com que seus membros aprendam o
Esperanto e utilizem essa língua auxiliar para conhecer
e difundir mais rapidamente os relatórios e as
comunicações de interesse geral e internacional do
Movimento Espírita, e convida o Comitê Executivo da
Federação Espírita Internacional a interpretar esta
recomendação no sentido mais positivo”.
NA MISSÃO DO BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO
EVANGELHO
1. No Brasil, reencarnam os missionários esperantistas,
profundamente ligados ao Movimento Espírita,
reconhecidos não só no Brasil, como internacionalmente,
entre eles destacamos: Ismael Gomes, Porto Carreiro Neto
e Francisco Valdomiro Lorenz.
2. Ismael
Gomes Braga, pela relevância da sua tarefa, após a sua
definição e aceitação da responsabilidade espiritual que
trazia, passa a receber, pela mediunidade autêntica e
segura de Francisco Cândido Xavier, mensagens apoiando-o
na sua ação esperantista.
3. Vale
lembrar as primeiras missivas enviadas pelo Espírito
Emmanuel a Ismael Gomes Braga, diretor do Departamento
de Esperanto da FEB: “Em tuas lutas, meu irmão, não
te sintas abandonado. A luta é árdua, mas é necessária,
em face da vitória indiscutível. A missão do Esperanto é
grandiosa e profunda junto das coletividades humana”. (Reformador
de 1939.)
4. Posteriormente,
ele recebe a famosa mensagem na qual se define a grande
responsabilidade do Movimento Espírita para com o ensino
e a divulgação do Esperanto – A Missão do Esperanto -: “No
acervo desse aparelhamento de energias renovadoras,
objetivando o vindouro milênio, quero referir-me ao
Esperanto, abraçando fraternalmente o nosso irmão
(Ismael Gomes Braga) que se constituiu pregoeiro sincero
da sua causa, obedecendo ao determinismo divino das
tarefas recebidas nas luzes do plano espiritual...
... Sim, nesta hora, o Esperanto é uma força que atua
para a união e a harmonia, com o facilitar que se
estabeleça a permuta de valores do pensamento, em forma
universalista.
... Sim, o Esperanto é lição de fraternidade.
Aprendamo-la... com muita propriedade digo: aprendamo-la
porque somos companheiros vossos que, havendo
conquistado a expressão universal do pensamento, vos
desejamos o mesmo bem espiritual, de modo organizarmos
na Terra os melhores movimentos de unificação”. (Mensagem
de Emmanuel a Ismael Gomes Braga, em 19-01-1940,
publicada em O Reformador de fevereiro de 1940.);
5. Muitas
são as mensagens de espíritas esperantistas que F. C.
Xavier psicografou destinadas a Ismael Gomes Braga,
amparando-o e orientando-o como espírita, esperantista e
diretor do Departamento de Esperanto da FEB:
5.1. João
Ernesto – Reformador de julho de 1946;
5.2. José
Machado Tosta – Reformador de janeiro de 1947;
5.3. Abel
Gomes – Reformador de fevereiro de 1947;
5.4. Amaral
Ornelas – Reformador de junho de 1951;
5.5. Estevina
Magalhães – Reformador de dezembro de 1953;
5.6. Cruz
e Souza – Reformador de janeiro de 1954;
5.7. Castro
Alves – Reformador de janeiro de 1954.
6. Mensagens
– Poemas psicografados em Esperanto por Francisco
Valdomiro Lorenz (Voĉoj de Poetoj el la Spirita Mondo –
Ed. FEB)
7.1. Al Kara Frato Ismael – João da Cruz e Souza;
7.2. Al Samideano Ismael Gomes Braga – L. L. Zamenhof;
7.3. Leciono de Frateco – L. L. Zamenhof.
8. Mensagens – Poemas psicografados por L. C. Porto
Carreiro Neto (Mediuma Poemaro – Ed. FEB.)
8.1. Nova Lumo – Abel Gomes;
8.2. Antaŭen – A Dombrowski;
8.3. Lingvo de Ĉielanoj – Daltro Santos;
8.4. Mia Persona Kanto – J. Cruz e Souza.
9. As mensagens da Espiritualidade Maior citadas nos
itens anteriores não vieram simplesmente para satisfazer
a personalidade de um esperantista, Ismael Gomes Braga,
mas, por sua envergadura espiritual e a missão que lhe
fora atribuída como espírita e esperantista.
10. A monumental obra Esperanto Como Revelação (Esperanto
Kiel Revelacio) do Espírito F. V. Lorenz,
psicografada por F. C. Xavier, relatando a criação do
Idioma Internacional nas Altas Esferas da
Espiritualidade, sob a orientação direta do Mestre Jesus
e coordenação do “Gênio da Fraternidade Humana”, L. L.
Zamenhof, é informação esclarecimento.
11. Na atualidade, quando o Esperanto, de forma prática,
revela-se como preciosa língua, ponte para a divulgação
do Espiritismo nos demais países do mundo, vamos
minimizar ou desconsiderar essa admirável contribuição
para a compreensão, entendimento e paz mundial?
12. Espiritismo e Esperanto têm os mesmos objetivos:
amor, fraternidade, solidariedade, igualdade, justiça e
paz mundial, por isso os espíritas devem conhecer,
divulgar e aprender o Esperanto, trabalhando
conscientemente nesse Projeto do Mestre Jesus para o
Mundo Regenerado.
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