Artigos

por Wagner Ideali

 

Chico Xavier, sua obra e sua importância para o movimento espírita


Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. 
Chico Xavier

 

Falar de Chico Xavier é algo muito difícil, impossível no meu entender em se atingir um nível de analise que seja condizente com a sua pessoa, seu trabalho, sua profunda missão.

Antes de Chico, se me permitem trata-lo dessa forma, o Espiritismo já tinha grandes vultos, pessoas extraordinárias no trato dos princípios espiritas. O trabalho de Chico, deu uma cara mais regional aos princípios espiritas, mostrou uma “palhinha” para todos nós, mais ou menos como é a vida na espiritualidade através do trabalho maravilhoso de André Luiz.

Combatido e amado, viveu sua última existência em lutas constantes, seja pelas dificuldades naturais que todos temos, seja pelo bombardeio que ele recebia da espiritualidade inferior procurando atrapalhar a sua linda missão.

Da mesma forma que tinha os espíritos que o combatia, ele também sempre recebeu um profundo amparo da espiritualidade superior. Importante colocar aqui que o mesmo acontece com todos nós. Somos combatidos nas nossas lutas interiores e no trabalho ético e construtivo que venhamos tentar construir, mas jamais estamos desamparados, mas lembrar que o trabalho é nosso.

A famosa frase atribuída ao Chico: Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Deve ser refletida por todos nós pois todos erramos, nos confundimos entre outras situações, mas podemos mudar tudo, se começarmos hoje a nossa mudança interior.

O ponto crucial para a vitória do querido Chico, foi sem dúvida a sua humildade, amor ao próximo e um trabalhador incansável. Sem isso, dificilmente teria ele conseguido chegar ao ponto maravilhoso na sua missão.

Espiritismo tinha entrado no Brasil no final do século XIX, mas era visto como uma doutrina herege outra momento como algo muito “cientifico”, como também de difícil acesso. Mas de qualquer forma, o Espiritismo foi adentrando a nossa nação e se estabelecendo como a boa nova. Com o advento Chico Xavier, sem dúvida a doutrina se popularizou mais frente ao estilo Chico de ser.

O que Chico Xavier fala sobre a vida?

“Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós! Escapamos da morte quantas vezes for preciso, mas da vida nunca nos livraremos. A sua irritação não solucionará problema algum”.

O que Chico Xavier defendia?

“Ele sempre enfatizou a importância da oração e vigilância”

Frases de Chico Xavier:

· Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. ...

· Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. ...

· Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... ...

· A felicidade não entra em portas trancadas.

Ao longo de 92 anos, foram 459 livros – nos períodos de maior atividade, chegou a escrever 14 títulos num único ano.

Os textos foram traduzidos para 15 línguas, incluindo japonês, grego, tcheco e Esperanto.

O legado de Chico Xavier é imenso não só para o Espiritismo, mas também para todo o movimento espiritualista e, claro, para toda a espiritualidade.

Além de suas ações de caridade, talvez nenhum espiritualista tenha produzido tanto quanto ele, seja com ou sem a ajuda de espíritos desencarnados.

Um exemplo de fé e caridade que nos inspira a seguir uma senda que nos aproxima de Deus.

Só temos a agradecer à sua luz e ensinamento compartilhado. Um Grande e Amoroso mestre para todos nós.

Gratidão, caro Chico Xavier.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita