Artigos

por Ricardo Orestes Forni

 

Imagine


“Seja onde for, abençoa para que a bênção dos outros te acompanhe. Todas as criaturas e todas as coisas te respondem segundo o toque de tuas palavras ou de tuas mãos.”  Scheilla


O leitor certamente conhece a canção composta por Yoko Ono/John Lennon que tem o mesmo título deste artigo.

Nessa música existe um trecho em que eles convidam a imaginarmos que não há países, que não existe motivo para matar ou razão para morrer. Imagine, convidam os autores mencionados, todas as pessoas vivendo a vida em paz.

Em outro trecho da composição, a proposta deles é para que imaginemos a ausência da ganância e da fome, a irmandade entre os homens com as pessoas compartilhando o mundo inteiro.

Prosseguindo na sugestão de Yoko Ono e John Lennon, não seria, por enquanto, utópico se aquele que arquiteta a guerra pensasse nas vantagens da paz?

Aquele que semeia o ódio refletisse no amor e no perdão?

Aquele que se propõe a desonestidade interrompesse essa atitude em favor da honestidade?

Aquele que sente inveja se alegrasse com a felicidade do seu próximo? Aquele que sentisse a aproximação do orgulho e da vaidade lembrasse a frase de Sócrates ao anunciar que só sabia que nada sabia?

Obviamente que o pensamento que se levanta diante dessas situações é que tudo isso é uma tremenda utopia inatingível num mundo de provas e expiações.

Lembramos então, mais um trecho da música Imagine que diz exatamente o seguinte: você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único e espero que algum dia você se junte a nós para que o mundo seja um só.

Se tudo o que foi escrito até agora pode parecer que não tem nada a ver com a frase de irmã Scheilla convidando-nos a abençoarmos as criaturas e as coisas, é só refletirmos um pouco na lei da semeadura e colheita e tudo se encaixa de uma maneira muito lógica.

Lembro-me de uma passagem ocorrida com Chico Xavier narrada por um dos seus muitos biógrafos, de que ele, enquanto ia apressado para o seu trabalho evitando o atraso em suas atividades no emprego, retornou para atender uma senhora que queria falar um minutinho com ele.

Atendeu a senhora que se despediu do médium com um terno e amoroso “Deus te abençoe!”. Nesse momento, Emmanuel pede que Chico se volte e olhe para a mulher atendida. Dela partiam energias altamente positivas em direção daquele que havia proporcionado uma pequena cota do seu tempo para ela.

É preciso amar a todos os que caminham conosco. Muito difícil no atual momento evolutivo? Sem dúvida. Mas a meta é essa. Quem ama, abençoa e quem abençoa é abençoado.

Vejamos algumas lições do doutor José Carlos de Lucca no livro Pensamentos que ajudam:

A melhor forma de recebermos bênçãos em nossa vida é nos tornando bênçãos para os outros. A vida se pauta pela lei da reciprocidade: o que damos recebemos. Se não estamos gostando do que temos recebido, é importante verificar o que temos dado de bom à vida. O egoísmo é a pior maldade que fazemos conosco.

Abençoar é levar o bem para a vida do próximo, e fazemos isso através de palavras, pensamentos e atitudes. Um simples sorriso, uma palavra amiga, um pensamento bom ou um abraço de conforto são luzes que lançamos na vida das pessoas e que retornam a nós em forma de bênçãos das mais variadas.

Diante da realidade de que a Providência Divina atende as criaturas através das próprias criaturas, abençoando ao semelhante tornaremos esse caminho bem mais acessível ao socorro de que necessitamos.

Novamente nos valemos das palavras do autor mencionado: Muitas pessoas, porém, esperam pela bênção do céu de braços cruzados. Não é coerente esperarmos que Deus nos abençoe em alguma necessidade e, ao mesmo tempo, nos omitirmos em ser a bênção possível na necessidade dos outros. Não seria justo pensar que o bem que praticarmos pode ser a porta que se abre ao bem de que necessitamos?

Todos desejamos um mundo melhor. Senão todos, pelo menos a maioria. Que possamos ser pequeninos focos de bênçãos em relação àqueles que conosco caminham nesta marcha evolutiva na qual estamos inseridos.

Um dia haveremos de nos reencontrar num mundo maravilhoso. Num mundo onde a canção Imagine seja uma realidade.

Imagine e abençoe. E quanto antes, melhor. (1)                          


(1)
 Para saber mais sobre a canção Imagineclique aqui


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita