Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

Ciência e benefícios da religião


Quantos e quantos irmãos neste Mundo sombrio são apáticos, tristonhos, irritadiços, irmãos, que, em suma, não vivem bem consigo mesmo e tampouco com os demais, e, justamente, por se rebelarem contra a Vida, contra Deus, e, pois, contra o Evangelho ou à prática de alguma crença, alguma religião, e, que, pois, são incapazes de fazer uma prece, ignorantes de que medidas tão simples os tornaria mais alegres, mais amigos, e, portanto, mais simpáticos, atraindo forças positivas para a sua vida, de seus filhos e, pois, dos demais componentes de sua existencialidade.

Ora, estudos importantes já confirmaram o valor de uma Crença em nossas vidas quotidianas; teses, livros e jornais de grande circulação já estamparam em suas páginas:

“Ciência comprova os benefícios da Religião e da Fé para a Saúde do Corpo, da Mente e do Coração”.

E o Espiritismo, de modo similar, recomenda tais práticas de uma boa conduta religiosa e moral. Espiritismo que, aliás, encerra as vantagens de ser, mais que uma Religião, ser também toda uma Ciência, uma Filosofia-Moral, esta, pois, em sua mais pura forma: a Interior, exclusivamente ética, ou, exclusivamente, de Ordem Moral.

No tocante à Prece, ou à Oração, temos que:

“... Os raios divinos, expedidos pela Oração Santificadora, convertem-se em fatores adiantados de cooperação eficiente e definitiva na Cura do Corpo, na Renovação da Alma e Iluminação da Consciência.” (Vide: “Missionários da Luz”, de André Luiz-1945-Feb).

E, no tocante à nossa ‘Conduta Diária’, temos:

“... Procura a Alegria do Trabalho Honesto e semeia o Bem através de todas as oportunidades que o Mundo te ofereça! A prática do Bem dá Saúde ao Corpo e Alegria ao Espírito”. (Opus Cit.).

Temos aí, pois, os motivos de tantas doenças no Mundo terreno, de tanta tristeza, inconformação com as coisas, e tudo, pois, pela falta de Religião em nossas vidas, pela ausência da fé, de equilíbrio, e, pois, do Evangelho que diz:

“A Paz vos deixo, a Paz vos dou; não a paz que o Mundo não pode vos dar”. (João 14-27).

Explicitando, com clareza, que o Mundo: com seus crimes, suas politicagens, seus roubos, este mesmo Mundo, com tais doenças, não nos pode dar uma boa noite de sono, uma vida mais tranquila e mais saudável, e tampouco a paz de Espírito que tanto almejamos!

Pois que tais só encontramos no Evangelho, em suas práticas vividas cotidianamente, coisa que a Ciência tem comprovado em suas pesquisas, em seus trabalhos incontestáveis, e que, pois, só lhe confirmam sobejamente!

Graças a Deus!

E, pois, felizes daqueles, das mais diversas feições religiosas, que já têm o Evangelho em suas vidas, e que se “alimentam”, pois, da Prece e das Boas Práticas Cristãs. 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita