Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Brincadeiras de frio


“Por enquanto sou pequeno,
mas vou aprender a ler:
já sei ler palavra inteira,
leio pra cima, e pra baixo,
e plantando bananeira!
Por enquanto sou pequeno,
uma coisa vou dizer,
com certeza e alegria:
sei que nunca vou esquecer
da beleza da poesia!” Pedro Bandeira
 


Inverno chegando e quedas de temperatura exigem que as crianças esqueçam momentaneamente a pracinha, o parquinho e brinquem dentro de casa…

Experimentar o frio também faz parte do crescimento infantil e a estação fria pode ser desfrutada de modo criativo pela criança. 

Listamos aqui algumas brincadeiras que poderão ser aproveitadas nesta época sem escola e de tempo ameno ou mais frio:

Hora do autorretrato

Um espelho, papel e tinta. Basta chamar as crianças, sugerir que elas observem seu próprio reflexo e desenhem o que vejam. A partir daí se desenrola uma atividade lúdica e rica em diversos sentidos, pois desenvolve a autopercepção, a psicomotricidade fina com o pincel e até mesmo uma leitura de si próprio, que pode ir além das características físicas… 

Jogo dos 5 erros

Eleja um cômodo da casa que tenha diversos objetos. Peça para a criança observar aquele lugar por 1 minuto, então tire-a do cômodo e mude 5 objetos de lugar. Ela precisará descobrir então o que foi alterado na cena.

Acampar na sala

Nada como viver uma grande aventura dentro de casa. Lençóis velhos podem ajudar a criar tendas improvisadas, mantas, almofadas… No fim do dia, pouca luz, compartilhe histórias com a ajuda de lanternas. Ou poderão cantar também canções infantis. As crianças costumam se divertir muito…

 

Notinha

Se a criança estiver bem alfabetizada, uma brincadeira antiga e que até hoje faz grande sucesso em grupo é “stop”. Para brincar você precisa de no mínimo três pessoas, pois desse modo o jogo fica mais emocionante.
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita