Entrevista

por Orson Peter Carrara

Um magnífico acervo que facilita o conhecimento espírita

Natural de São Paulo, capital, onde também reside, Ulisses Baptista (foto) é formado em Administração e atua profissionalmente como Corretor de Valores. Vinculado à Instituição Beneficente Nosso Lar na mesma cidade, é expositor de curso de doutrina. Em 2015 lançou o blog  Regeneração do Bem, que se ampliou e hoje constitui importante acervo de informações doutrinárias. Esse é o tema de nossa entrevista:

 

Como surgiu a ideia do blog?

A ideia de blog surgiu de um amigo de trabalho que tinha um blog de finanças pessoais; na época enviávamos mensagens por e-mail. Certa vez, recebendo essas mensagens, ele sugeriu que abríssemos o blog. Assim, em janeiro de 2015 iniciamos o blog Regeneração do Bem - clique aqui – com objetivo de divulgar as mensagens com origem, obedecendo à codificação kardequiana quanto à razão e a universalidade. Posteriormente passamos a divulgar nas redes sociais, e atualmente por WhatsApp.

Considerando a divulgação espírita, com que perfil podemos classificá-lo para despertar a atenção do leitor?

Em uma palavra: “CONFIABILIDADE”. O trabalho de divulgação é feito com muito critério, cada mensagem é checada nos seus originais. Na internet existem muitas divergências geradas pela “facilidade”, proporcionada pelas redes sociais. É muito comum acharmos textos totalmente modificados, com autores trocados etc. Nosso objetivo é servir como base de consulta isenta dos problemas citados.

Quais os principais destaques do blog?

Temos um leque muito extenso de possibilidades. Desde filmes espíritas e espiritualistas, documentários, mensagens de autoajuda, textos da série histórica para estudos, palestras e muito mais... Também destacamos na nossa página na internet um botão, onde podemos sortear um texto aleatoriamente, que muitas pessoas utilizam para fazer o evangelho no lar.

Está há quanto tempo disponível? E você tem controle dos acessos, numérico e de quais lugares? Em tendo esses dados, quais os acessos que mais chamam atenção?

Estamos em atividade desde 14 de janeiro de 2015, no momento ultrapassamos a marca de 3,27 milhões de acessos, sendo os principais: Brasil, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Moldávia, Rep. Tcheca, Alemanha, França, Ucrânia, Rússia, Espanha, Japão, Reino Unido etc. Tendo acesso em todos os continentes, também chama atenção contatos que recebemos de outros países como Peru, México, Moçambique e Angola onde temos seguidores recorrentes.

Duas são mensagens que podemos colocar em evidência:

a)- A postagem campeã da nossa página, que é um trecho de dois minutos do filme Nosso Lar, onde existe uma situação que muitos não notaram quando assistiram, intitulada: Surpresa em cena do filme Nosso Lar.

b)- E a mais acessada pela busca do Google que é: O quadro de São Dinis no Panteão de Paris, de André Luiz, trecho do livro Os Mensageiros, em seu capítulo 16 – No Posto de Socorro.

A atualização é diária? E quais os critérios que obedece para as publicações?

Sim, a atualização é diária, fazemos pelo menos uma postagem todos os dias. Além disso, temos a “pérola da coroa”, que é a Série textos históricos, onde escolhemos geralmente um texto de estudo com maior profundidade e destaque, todas as quintas-feiras. E eventualmente postamos também algum documentário, filme ou palestra de interesse. Quanto à escolha das publicações, além de tomarmos os cuidados doutrinários, procuramos os assuntos em pauta no momento na mídia, também recebemos generosas sugestões de amigos e leitores. Procuramos variar autores espirituais, escritores, médiuns e tipos de mensagem para não ficar repetitivo. Percebemos que sempre aparece a mensagem certa na hora certa...

Sobre as repercussões do público, o que gostaria de citar?

Como não poderia ser diferente, não conseguimos agradar a todos. Entre críticas, sugestões e elogios, procuramos melhorar todos os dias. Entretanto o saldo é extremamente positivo e gratificante. Alguns chegam a mandar mensagens pedindo o envio das fontes de livros e artigos raros que publicamos, que atendemos na medida do possível.

As publicações permanecem no acervo? E há um facilitador de pesquisa desse conteúdo? Como o internauta pode ser orientar?

Todas as publicações ficam no acervo na barra lateral direita da página na internet, além disso existem os botões de pesquisa e de tradução na barra lateral esquerda. No rodapé da página existe uma nuvem onde por exemplo, podemos isolar a consulta por autor, são muitas as possibilidades.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Nosso compromisso com o “Dai de graça o que de graça recebestes!” Toda nossa atividade é gratuita, sem fins lucrativos. Não temos qualquer tipo de receita. Já tivemos muitas propostas para mudar a atividade para receber algo que fosse para doações. No entanto não estamos convencidos que seria transparente essa prestação de contas. Seguimos o modelo gratuito!

Suas palavras finais.

Gostaria de agradecer ao convite para estarmos aqui neste espaço que particularmente nos agrada muito por acompanharmos este belo trabalho. Para finalizar, ressaltamos que o objetivo do Espiritismo é a melhoria moral do nosso planeta, que passa logicamente pela nossa própria melhora. Lembrando a frase de Mahatma Gandhi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”.

 

Nota do Autor:

Aqui estão os contatos para acesso ao Blog e a outros endereços na Web a ele vinculados:

Blog: clique aqui

Facebook: clique aqui-2

Youtube: clique aqui-3

WhatsApp: 11 995485062 – o leitor pode enviar uma mensagem nesse contato para ser incluído nas remessas de postagens do blog.


 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita