Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Motive seu filho a estudar


“A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.” Padre Antônio Vieira


Como motivar o filho a estudar? Uma dúvida de muitos pais, afinal, eles desejam o melhor aos seus filhos, não só no presente, mas também no futuro.

Crianças e adolescentes têm o costume de encarar os estudos como uma obrigação, sem entender realmente o sentido dessa tarefa para o seu desenvolvimento e conquista de conhecimentos e habilidades. Quem aprende a gostar de estudar tende a estruturar com mais solidez a própria autonomia.

O que é importante entender para ajudar o filho a gostar de estudar? Em vez de fomentar a imposição, o dever, melhor investir na motivação. Ou seja, motivar o filho quer dizer despertar o interesse, procurando tornar o momento dos estudos mais prazeroso, agradável e repleto de significado.

A família e a escola devem unir forças e manter um diálogo contínuo com a criança ou o adolescente. Além disso, a responsabilidade pelo aprendizado não é apenas da escola, mas depende bastante do engajamento dos pais. E isso porque a construção de hábitos depende de constância, de rotina, de um ambiente propício e saudável, de incentivo, de atenção – e tudo isso se dá no cotidiano familiar.

No dia a dia como motivar o filho a estudar?

Os pais devem estabelecer uma rotina de estudos (mas sem sobrecarregar a criança), garantindo ambiente propício e suporte emocional.

Por fim, e não menos importante: a motivação é um processo que deve ser reforçado cotidianamente. Ainda, para que seu filho se mantenha engajado nos estudos, ele precisa ter o reconhecimento de que seus esforços estão valendo a pena. Por essa razão, nunca deixe de celebrar as conquistas dele e por menores que elas pareçam. Incentive-o a continuar se empenhando, mostrando que você acredita em seu potencial.
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita