Equilíbrio mental e perturbação
A linha divisória que separa o equilíbrio mental dos
processos de perturbação é muito tênue num grande número
dos encarnados.
Fica difícil perceber que grande parte das pessoas vivem
num borderline entre o desequilíbrio e a paz
interior. Paz essa conseguida e construída ao longo de
várias existências, cuja manutenção é feita no dia a dia
através da prática do bem, do exercício da caridade e
principalmente da Reforma Íntima.
André Luiz foi apresentado por Silas a Orzil, um dos
guardas da Mansão Paz, na obra Ação e Reação, que
velava por três enfermos em condições bastante
deploráveis, sendo que um deles chamou atenção de André
Luiz, quando falou:
– Doutores! [...] - em tom de súplica – há quem diga que
roubei dos outros, a fim de satisfazer meus vícios no
alcoice que eu frequentava... Mas é mentira, é
mentira!... Juro-vos que morava no bordel por espírito
de caridade... As mulheres desditosas requeriam
defesa... Auxiliei-as quanto pude... Ainda assim,
adquiri, junto delas, a enfermidade que me aniquilou o
corpo físico e que ainda me empesta a respiração,
convertendo-se aqui em meu próprio hálito!...
Silas explicou que o enfermo exalava um hálito mental
desagradável, reflexo dos prazeres a que se entregou em
excesso, estando ainda semi-inconsciente do que
realmente ocorria e vivendo entre as imagens mantidas
por ele mesmo, através da força mental com que as
alimentava. O problema é de natureza mental. Modifique
as próprias ideias e modificar-se-á. Isso, porém, não é
tão fácil. A fixação demasiada pode promover deformações
no perispírito, assim como desequilíbrio em seu
psiquismo, exigindo reencarnações provacionais
reparadoras.
Allan Kardec, antevendo nossa possível dúvida com
relação a reparação das faltas cometidas, após um longo
processo de arrependimento, nos esclarece como seria
possível ocorrer a reparação e, orientado pelo Espírito
da Verdade, descreve:
A expiação se cumpre no estado corporal ou no estado
espiritual?
“A expiação se cumpre durante a existência corporal,
mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e,
na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes
ao estado de inferioridade do Espírito.” 2
Muitos acreditam, por viverem em um mundo de ilusões,
que podem ocultar os erros com o fenômeno da morte
física, porém, mesmo desfrutando da possibilidade de
ausentar-se do cenário do crime ou delito, o pensamento
comprometido do infrator vai mantê-lo ligado ao erro que
ele cometeu, até que consiga expiar o seu passado.
Seria oportuno lembrar que o processo de Reforma Íntima
é muito particular, pois só se modifica quem de fato
deseja se transformar. Essa situação inicialmente gera
uma certa contradição, pois muitos que buscam ajuda
desejam apenas ter seu desconforto abrandado ou
atenuado. Não se interessam em saber se existe alguma
relação entre seu modo de viver e as questões que o
levam a adoecer. Diríamos que se trata de um círculo
vicioso, em que o arrastamento pelo prazer tem como
efeito colateral a doença e o sofrimento. Como no caso
dos vícios.
Suely Caldas na obra Transtornos Mentais fez um
estudo sobre a combinação dos elementos que favorecem um
processo de perturbação em diferentes graus. Diríamos,
um combo de fatores que levam a um adoecimento do
espírito no qual, segundo Suely Caldas, os motivos
iniciais já se perderam na poeira do tempo. Mas as
feridas ainda continuam abertas no perispírito, mantidas
pelas nossas imperfeições e recaídas nos erros,
necessitando de um tratamento, para modificar nosso
padrão vibratório e encontrar a paz interior. Até porque
muitas doenças mentais são efeitos e não causas. Vejamos
as seguintes colocações de Suely Caldas:
Segundo Rollo May, "do ponto de vista psicanalítico - a
enfermidade mental consiste numa dissociação da mente do
paciente e dos conflitos psicológicos daí resultantes. O
objetivo da psicanálise é o de reunificar a vida mental,
trazendo o conflito do inconsciente para a consciência."
Nestes casos, a dissociação indica uma desagregação de
uma parte da pessoa com ela mesma. [...] A pessoa
mentalmente desequilibrada tenta se defender contra o
seu próprio inconsciente. Há uma intensa luta
intrapsíquica e isto é muito doloroso.3
Suely Caldas vai mais adiante quando cita Carl G. Jung,
afirmando:
Nas perturbações mentais "o que, na verdade, acontece é
uma irrupção anormal da atividade regular inconsciente
para a consciência, perturbando assim um ajustamento do
indivíduo ao meio." 3
As oscilações que alguns pacientes apresentam guardam
uma tênue linha divisória entre o equilíbrio e a
insanidade, entre a paz interior e um processo
obsessivo.
Embora exista uma variedade muito grande de enfermos que
são portadores de diversos tipos de desequilíbrios,
chegando até mesmo ao retardo mental e à demência,
segundo Suely Caldas, dependendo do histórico, são
patologias que se arrastam há séculos, à espera de cura.
Referências:
1) Xavier,
Francisco Cândido; Ação e Reação; Cap. 5 - Almas
enfermiças; FEB.
2) Kardec,
Allan; 4a p. - Cap. II -
Das penas e gozos futuros - p. 998; FEB.
3) Schubert,
Suely Caldas; Transtornos Mentais; Cap.2 -
Definindo os transtornos; FEB.
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