A teologia errada do muito cuidado com
Deus!
Os teólogos têm cumprido bem o seu papel de
engrandecerem Deus, colocando-o no seu devido pedestal
de Todo-Poderoso e como sendo a causa primeira de todas
as coisas e, pois, causa não causada. E há um consenso
geral, universal e bíblico verdadeiro segundo o qual
Deus é amor. Mas teólogos do cristianismo primitivo
erraram grande, principalmente por concluírem que,
porque Deus é assim todo-poderoso, Ele é perigoso com
seu castigo contra os que pecarem, o que, na verdade,
foi fruto da pouca evolução deles no seu conhecimento
sobre Deus. E isso foi com a melhor das intenções da sua
boa-fé, pelo que não devemos condená-los. Porém, esse
erro, lamentavelmente, ainda existe entre teólogos de
hoje, dos quais se espera uma reação corretiva.
Os teólogos antigos não eram infalíveis, como não o são
os de hoje ou os de qualquer outra época. Ademais, quem
sofre com os pecados é nosso próximo e nós mesmos que os
cometemos e não Deus. E doutrinas teológicas, como uma
teoria filosófica, sem o bom senso e a lógica, são
insustentáveis, não vão muito longe e acabam caindo no
esquecimento e, às vezes, até viram uma espécie de
superstição.
E são vários os erros dos teólogos cristãos, inclusive
contrários à Bíblia, mas vamos dar apenas alguns
exemplos, mesmo porque se trata de um assunto sobre o
qual não nos é agradável falar, já que temos um respeito
especial para com todas as crenças, principalmente as da
teologia cristã, que é a minha de berço e que foi,
também, a de meus pais, avós e demais antepassados.
A primeira coisa que devemos levar em conta, como já foi
dito, é que nunca é Deus que sofre com o pecado, e sim,
a vítima do pecado e o autor, que vai sofrer também, de
acordo com a lei de causa e efeito, pois vai colher o
que tiver semeado.
Deus ama com amor infinito a vítima do pecado e o autor
do pecado. E é por isso que Deus nos ensina, através dos
espíritos que trabalham para Ele (Hebreus 1: 14) e seus
profetas, hoje chamados de médiuns e, no cristianismo
primitivo, pneumatas.
Um exemplo: Se eu vir uma pessoa perder cem reais e não
a avisar, para me apossar do dinheiro perdido, é um
pecado equivalente a um roubo ou furto. Trata-se, pois,
de uma semeadura de um mal para a vítima e que, assim, é
também um mal para mim, já que vou colher nesta vida ou
noutra, segundo o ensino evangélico, que nos ensina que
ninguém deixará de pagar tudo, até o último centavo (São
Mateus 5:26). Mas veja-se que a pena tem fim.
No entanto, os teólogos nos ensinaram, erradamente,
dando-nos a entender que temos que ter muito cuidado com
Deus, pois, com o seu grande poder, Ele pode nos fazer
pagar por uma dívida que nunca jamais terminará!
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