Artigos

por Waldenir A. Cuin

 

Só com muito esforço superaremos obstáculos


“Trabalhe cada um com o material que lhe foi confiado, convicto de que o Supremo Senhor não atende, no problema de manifestações espirituais, conforme o capricho humano, mas, sim, de acordo com a utilidade geral.” (Pão Nosso, de Emmanuel/Francisco C. Xavier.)


É engano acreditarmos que a Providência Divina nos livrará das aflições, angústias, dores e sofrimentos de todo ordem, bastando uma simples súplica ao Criador. Em realidade, os mecanismos divinos nos suprirão de forças para que, de nossa parte, estejamos estruturados visando a superação de tais obstáculos. O Esforço e a dedicação em vencer tais barreiras nos engrandece.

O atleta maratonista só consegue cruzar a linha de chegada quando se preparou devidamente para o certame, e essa preparação tem base nos treinamentos exaustivos e na superação de seus próprios limites físicos e mentais. As forças espirituais não o colocam na dianteira do evento, mas em exercitando o seu ideal, recebe de Deus a energia e o vigor de que tem necessidade.

As leis da natureza, em sua grandeza e excelsitude, garantem que a semente plantada germine, cresça e frutifique, mas se a mão do homem não estiver presente, com trabalho árduo e zelo incansável, a produção poderá ser deficiente ou anulada, mesmo diante do auxílio natural.

Deus coloca o rio caudaloso na terra para servir de abastecimento, irrigação e transporte de riquezas, mas não constrói a barragem para o armazenamento de águas que movimentarão a turbina produtora de energia elétrica. Isso o homem precisa fazer.

Assim somos nós diante da vida. Para alcançarmos nossos objetivos e ideais de grandeza espiritual, não prescindimos do esforço gigantesco e as vezes até sacrificial. As potências divinas estão sempre a nossa inteira disposição, mas precisamos ter o ânimo e a coragem para nos lançarmos a campo, para a concretização dos nossos sonhos.

Disse Jesus “Batei e a porta vos abrirá” e em outra oportunidade expressou “ajuda-te e o céu te ajudará”, nessas recomendações encontramos farto material para reflexão acerca do que devemos fazer em nosso próprio benefício, deixando de lado a impressão de que do “céu”, cairão as benesses que rogamos, sem que empreendamos qualquer esforço.

Indistintamente, todos somos dotados de recursos e capacitações que, se colocados em prática, nos assegurarão plenas condições para a superação de qualquer obstáculo, que esteja impedindo desfrutarmos de uma vida mais ajustada nos padrões do equilíbrio.

E, com frequência, essas necessárias superações são atribuições exclusivamente nossas, ninguém poderá fazer por nós. A Providência Divina, se acionada pela nossa vontade abraçada à fé e na convicção de que não estamos sozinhos, sempre estará presente a nos garantir o sucesso da empreitada.

Urgente, então, revestir os nossos desejos e aspirações de determinação e confiança, convictos de que cada filho de Deus está devidamente equipado com todos os recursos possíveis para que, amparado pelas leis naturais, consiga lograr êxito nas empreitadas que abraçar.

Tal qual o aluno que precisa do professor para transmitir as lições, mas que estará sozinho na hora de provar os seus conhecimentos, nós também, do coração de Jesus recebemos todas as informações quanto às nossas propostas de vida, mas que no momento de colocá-las em prática, estaremos isolados.

Com otimismo e perseverança, escorados na força de vontade e na fé na Providência Divina, movimentaremos forças que jamais imaginávamos possuir.

Muita confiança, então...  


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita