Artigos

por Cláudio Bueno da Silva

 

O Espiritismo é interessante por várias razões


Curioso pensar como tudo está ao nosso redor, à nossa disposição, sem que percebamos. O mais certo será dizer que tudo está em nós, na consciência, disponível para as escolhas. O pensamento espírita diz que Deus implantou ali o que somos, o que seremos. A nossa condição de criança espiritual não nos deixa ainda compreender a genialidade divina do Criador. Achamos que o que está reservado a nós virá de fora.

A leitura atenta de um livro especial, por exemplo, pode provocar uma série de descobertas capazes de abrir nossos olhos e causar um despertamento. Assim aconteceu comigo ao ler O Livro dos Espíritos. Aquilo foi como que uma oportunidade que atravessou meu caminho, e por sorte eu estava atento.

Com o passar do tempo e os estudos frequentes, fui me certificando que a filosofia espírita estimula a pessoa a pensar por conta própria, além de orientar a busca das causas dos problemas e não apenas se resignar com os efeitos.

Observei que a compreensão espírita vê o futuro com expectativa útil, e não como um tempo inacessível. O espírita vê no futuro a projeção melhorada do que é agora, e onde poderá concretizar os sonhos que ainda não pôde realizar.

Interessante saber que os Espíritos nada mais são que pessoas como nós, que viveram aqui, tiveram sonhos, fizeram planos, e hoje estão do lado invisível da vida, esperando nova oportunidade para reencarnar e continuar progredindo. Vários desses Espíritos já foram nossos familiares e amigos. Enquanto esperam, aprendem também, e sempre que podem nos ajudam com intuições e inspirações. Sofrem com as nossas dores, e se entusiasmam com as nossas vitórias.

Eu recomendo que se conheça o Espiritismo pelo seu caráter educador, consolador e transformador. Ele explica de forma clara, sem mistérios, aspectos da vida no mundo terreno e no mundo espiritual. Fala das relações naturais entre os chamados vivos e os chamados mortos. Foi através dele que fui despertado para a existência de inumeráveis mundos e humanidades espalhados pelo universo e que de alguma forma interagem com a Terra. E muitas outras coisas. O amadurecimento do Espírito depende desse conhecimento. 


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita