Artigos

por Eleni Frangatos

Minha primeira ida a um Centro Espírita! (Parte 2)


Se você não leu meu primeiro artigo, publicado no último dia 23 de junho, acesse on-line a edição 877 da Revista O Consolador, e sugiro que leia os esclarecimentos iniciais. Nesse primeiro artigo, criamos um simulacro de uma ida ao Centro Espírita, no sentido de orientar aquele que chega pela primeira vez e que, na maioria dos casos, não sabe o que e como fazer.
Bem, agora que você já se decidiu a frequentar um Centro, vejamos quais os passos a seguir.

Veja bem, muitos acreditam que ser espírita é aceitar que existe vida após a morte e que a ida a um Centro Espírita é tomar o passe semanalmente e pouco mais do que isso. Sim, mas se você quiser prestar serviços, precisará estudar e fazer os cursos indicados. Além disso, a assiduidade é muito importante. O estudo da Doutrina vai dar-lhe as ferramentas necessárias para que você possa trabalhar na sua elevação espiritual.

O mais importante é a noção que você vai adquirir de que não são os outros os culpados pelos seus reveses na vida, mas você próprio. Você começa a reconhecer o mal que faz a si mesmo e aos outros por reações e comportamentos seus que não lhe acrescentam em nada na sua vida espiritual. Pelo contrário.

Começa a ter a noção real do que é uma reencarnação e como ela lhe permite regressar por várias e várias vezes até que o seu espírito alcance um patamar mais elevado. Os seus valores começam a mudar.

Você começa a ajudar os outros e, de repente, percebe que quanto mais você ajuda seus irmãos, melhor fica a compreensão e aceitação da sua própria vida. Ou seja, o bem maior da caridade é que ela faz mais por você e que, ao mesmo tempo, em que você doa e ajuda um irmão, esta ação está fazendo muito por você também! O lema da Doutrina Espírita é: Fora da caridade não há salvação. 

Prepare-se, porque ser espírita, além de ter a preocupação de melhorar a sua vida, compreende também ESTUDAR e MUITO, simplesmente porque a vastidão de conhecimentos que entrelaça o Espiritismo com todas as outras Ciências é impressionante. 

O estudo da Doutrina Espírita é fascinante!

Não se apavore quando você fizer ou disser algo que não seja considerado correto. Lembre-se de que no Universo tudo, tudo mesmo, é dual – tem o lado bom, mas tem o lado ruinzinho também.

Mas, nunca esqueça, meu irmão, minha irmã, que só você tem o poder de escolher se quer ser predominantemente ruim, ou predominantemente bom. A escolha é só sua e de mais ninguém!

Sucesso no seu caminho espiritual e que Deus o abençoe e proteja para todo o sempre!

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita