Artigos

por Sidney Fernandes

 

Quem é Jesus?


Quem é Jesus? O cordeiro de Deus que redimiu a humanidade? Bastará aceitá-lo para que sejamos salvos? Filho de Deus ou o próprio Criador encarnado? Como reverenciá-lo? Jesus é o mais perfeito modelo que Deus nos ofereceu e a expressão mais pura da lei do Senhor.

— Em meio de grande tempestade, inúmeros viajantes se recolheram a enorme casarão que se assemelhava a um labirinto. Porque sentissem medo uns dos outros, cada qual se escondeu nos quartos mais internos e, vindo a noite, em vão procuraram o lugar de saída. Começou, então, enorme conflito. Lamentos. Pragas. Assaltos. Correrias. Pancadas. Crimes nas trevas. Um homem que por ali passava, ouviu os rogos de socorro que partiam do infortunado reduto e, longe de gritar ou discutir, acendeu a sua candeia e passou entre os amotinados, em profundo silêncio. Bastou a luz dele para que todos percebessem os disparates que vinham fazendo, ao mesmo tempo que encontravam, por si mesmos, a porta libertadora.

Dois mil anos não foram suficientes para que definíssemos exatamente quem ele é e o que representa em nossas vidas.

Muitos de nós ainda o consideramos o salvador, que absorveu os pecados do mundo, lembrando antigas cerimônias em que animais eram sacrificados para depurar as comunidades de seus pecados.

Não obstante ele nunca ter se referido a si mesmo como Deus e sempre ter se apresentado como mensageiro divino, um servo do Senhor, como filho do homem, gerado por um casal, muitos há que o confundem com o Criador.

Outros estão convictos de que basta concordar com sua mensagem ou reverenciá-lo com a mera participação em rezas e cerimônias, lembrando-se dele somente nas horas difíceis, quando, na verdade, ele é o Mestre, o irmão mais velho, que veio à Terra com o objetivo de nos ensinar a trilhar o caminho que ele percorreu.

E, como fazem os bons professores da Terra, não apenas pregou, mas exemplificou e vivenciou os revolucionários princípios que, corajosamente, trouxe ao mundo, desde a humildade da manjedoura até o sacrifício na cruz.

Jesus é o raio de luz que Deus mandou à Terra para servir de guia e exemplo para a humanidade.  


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita