Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Esforço, perseverança


A construção

 

Todos os dias, Márcio e sua mãe caminhavam alguns quarteirões. A escola em que Márcio estudava não era longe de sua casa e
por isso eles faziam o percurso a pé.

Eles conheciam bem o caminho, as fachadas das casas, os jardins e até as árvores da rua.

Entre as casas, havia também um terreno. De vez em quando, algum cachorro ou um gato passeava por lá, mas ali só havia terra e mato, que quando crescia demais era cortado por alguém.

Certo dia, porém, ao passarem por aquele trecho da rua, Márcio viu alguns homens no terreno. Eles tinham máquinas e não estavam ali para cortar o mato, porque, apesar de a vegetação ter sido em boa parte arrancada, a terra tinha sido mexida também.

- Olhe, mamãe! – disse o garoto – o que será que eles estão fazendo?

- Provavelmente – disse ela - o dono do terreno contratou esses construtores para fazerem uma casa aqui. Eles estão nivelando o terreno, antes de começarem a obra.

- Que legal! Eu quero ver como se constrói uma casa – disse Márcio, curioso.

Todos os dias, durante a caminhada, Márcio observava, atento, o serviço dos homens. Sua mãe não conhecia muito sobre o assunto, mas ia falando para ele o que ela sabia, como o nome de alguns materiais, de algumas ferramentas e também as etapas da construção.

Todos os dias Márcio se interessava em acompanhar o andamento da obra. Mas depois de algum tempo, ele começou a se perguntar.

- Será que vão mesmo construir alguma coisa aqui? Está demorando tanto! Eles trabalham já há muitos dias e nada acontece! Não há nem uma parte da casa feita até agora!

Numa construção, há bastante trabalho a ser feito. Depois de preparado o terreno, é feita a fundação, que é a base que vai sustentar a casa. Só depois são erguidas as paredes.

Márcio achou que seria tudo mais rápido. Todos os dias, quando ele passava por ali, notava algo novo, mas mesmo assim ele esperava ver muito mais do que encontrava.

Um dia, quando Márcio e sua mãe passaram, o menino viu uma pilha enorme de tijolos e percebeu que já estavam formados no chão, construídos com tijolos, quadrados e retângulos. A mãe de Márcio explicou que a estrutura da base da casa já estava pronta e que agora os pedreiros iam levantar as paredes, utilizando aqueles tijolos.

Márcio parou em frente do terreno e ficou observando os homens trabalharem. Utilizando uma massa grossa e cinza, feita com areia e cimento, eles iam colocando os tijolos, um por um. Passavam a massa e colocavam o tijolo. Depois, novamente passavam outra camada de massa e assentavam mais um tijolo...

Márcio ficou surpreso. Ele nunca havia pensado que era necessário colocar cada tijolo, com a quantidade de massa adequada e na posição certa, para erguer uma parede. Por isso perguntou:

- Mamãe, quanto tempo demora para construir uma casa?

- Ah, depende de várias coisas – disse ela. Pode demorar menos de um ano, mais de um ano, ou até vários anos!

- O quê? Nossa, mamãe! Mas dá muito trabalho construir uma casa! – disse o menino, surpreso.

- É verdade filho! Dá sim! E construir uma casa bem-feita, com capricho, para não dar rachaduras ou outros problemas no futuro, dá ainda mais.

Como Márcio continuava com o olhar admirado, a mãe continuou:

- Dá trabalho, mas vale muito a pena! Imagine que gostoso será para a família que for morar aqui!

- Ah, eu não sei se eu ia gostar de construir uma casa. É muito esforço!

- Filho, as coisas mais importantes da nossa vida também são construídas com bastante empenho e levam normalmente muito tempo para ficarem prontas. Veja, por exemplo, quantos anos você tem que frequentar a escola diariamente para aprender as matérias, desenvolver seu raciocínio e tornar-se um adulto com conhecimento.

E a mãe acrescentou:

- Para construir nossa família também levou bastante tempo. Primeiro, eu e seu pai namoramos, depois casamos, então nasceram seus irmãos e você. Nós mudamos de casa três vezes e uma vez até de cidade. Tivemos assim muitas experiências e aprendizados... A família que nós temos agora tem uma longa história. A carreira do seu pai, na profissão dele, a mesma coisa. Para alguém se tornar um grande atleta, ou um grande artista, também não é de um dia para o outro. É assim, mesmo filho! Mas quando a gente se empenha na construção de uma coisa boa e importante, como essas que eu citei, é muito gratificante.

Márcio ouviu com atenção o que sua mãe falou. Eles continuaram a caminhada até à escola e ele foi pensando em tudo o que ela disse.

Todos os dias ele via a casa crescer. Ela ficou pronta depois de quase um ano e Márcio viu, um dia, um caminhão de mudança e uma família mudando-se para lá. Quando isso aconteceu, ele até se esqueceu do tempo que levou.

Depois de muitos anos de estudo Márcio formou-se na escola. Ele já estava pronto para outras experiências e para assumir novos compromissos. Mas isso não o assustava mais. Márcio tinha aprendido que coisas importantes se conquistam com esforço e paciência.  

 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita