Entrevista

por Orson Peter Carrara

Todos podemos sempre melhorar; a iniciativa valoriza o ser humano


 
Natural de São Bernardo do Campo e residente em Jaú, ambos municípios paulistas, Melissa Petri Pedrola (foto) é jornalista, com formação em Artes e Artes Cênicas, Pós-graduada e especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização. Proprietária do Instituto Smart Emotions, trabalha com cursos e palestras para empresas na área de Inteligência Emocional, Saúde Mental e com a Mentoria Encontre-se - Transforme sua Vida tomando Decisões Assertivas, em que ajuda as pessoas a desenvolverem maior autoconfiança e encontrarem seu caminho, propósito de vida e ter uma vida mais saudável. Nas lides espíritas, participa como colaboradora do Centro Espírita Verdade e Luz, de  Jaú-SP.

 

Como e quando conheceu o Espiritismo?

Conheci o Espiritismo na adolescência, meu pai lia os livros de Kardec, participava de grupo de estudos. Fui com um amigo conhecer o Centro em Barra Bonita e desde então sempre frequentei. Fiz faculdade em São Paulo, procurei um Centro perto de casa para assistir às palestras. Logo entrei no grupo de estudos e comecei a trabalhar, lendo um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo antes das palestras. Esse foi o início de minha trajetória como palestrante espírita.

O que mais se destaca, aos seus olhos, no conteúdo da Doutrina Espírita?

Além de aprender sobre a vida espiritual, o estudo da Doutrina Espírita me ajudou muito e ainda ajuda a ser um ser humano melhor. Ter maior consciência espiritual e responsabilidade pelos próprios atos, pela vida, a transformação moral, os ensinamentos de Jesus e aprender a encontrar o divino em nós é um conteúdo que eu me dedico mais a estudar. Quando eu ouvia falar sobre autoconhecimento nas palestras, eu me perguntava: 'E as pessoas que não vêm ao Centro, como saberão sobre isso? Algo tão importante que muda a nossa vida!' E foi assim, com esses questionamentos e querendo buscar o que aprendemos no Espiritismo, que eu descobri a Inteligência Emocional, que é o meu trabalho hoje fora do Centro Espírita.

Como foi a experiência virtual durante a pandemia?

Foi incrível! Em um momento que eu achei que fosse ficar sem fazer palestras, foi a época que eu mais trabalhei. Conheci pessoas do Brasil todo, tive oportunidades que, presencialmente, não teria. Criei um Canal Espírita no YouTube - MPP - Autoconhecimento & Reforma Íntima - para divulgar a Doutrina. Pelo nome do Canal, já dá pra saber o conteúdo do Espiritismo de que eu mais gosto...  Foi um período de grande aprendizado, desafios e crescimento, que continua até hoje.

E o que mais colhe das palestras presenciais?

Aprendizado e reflexão sobre minha vida, como posso melhorá-la e ajudar as pessoas também.

E os vídeos compactos nas redes sociais, que gravou, como sentiu as repercussões?

O meu objetivo é transmitir um conteúdo de qualidade e que seja útil às pessoas, que ajude a melhorar as suas vidas. Os vídeos mais curtos são mais acessíveis e atingem maior número de visualizações. Mas, acredito que poderíamos ter maior alcance se as pessoas ajudassem a divulgar mais a Doutrina nas redes sociais. 

Fale-nos sobre o livro que lançou. Qual o foco do conteúdo? Para leitores interessados em adquiri-lo, qual o meio mais prático?
 

O livro intitula-se Momentos de Mudança - tomada de decisão em pequenas mensagens, pela Editora Vida Eterna. É um livro de mensagens
diárias, para o leitor abrir em uma página e refletir. Pode ser lido em sequência ou, caso deseje, aleatoriamente. Como a minha trajetória de trabalho nos Centros Espíritas foi de leituras iniciais de mensagens e o início de tudo, eu decidi que o primeiro livro seria de mensagens. Mensagens de reflexão que tragam luz, amor, inspiração e motivação para a vida do leitor. São frases voltadas à tomada de decisão, pois como aprendemos na Doutrina, nós somos os responsáveis pelas nossas ações e podemos mudar e melhorar a nossa vida através dos pensamentos e atitudes. O livro pode ser adquirido em minhas redes sociais, por mensagens privadas e na Amazon.

Você mediou entrevistas variadas em canal de YouTube. Relate essa experiência. Em qual canal estão reunidas?

Foi um grande aprendizado e um prazer conhecer tantos palestrantes. Começamos esse trabalho na pandemia e já temos um acervo com mais de 80 entrevistas. Elas estão reunidas em meu Canal do YouTube - MPP - Autoconhecimento & Reforma Íntima.

O que tem sido mais marcante para você nessa experiência toda?

O crescimento diário e superação, que antes nem imagina que teria coragem de fazer. Mas o que mais toca o meu coração é saber que, através de minhas palavras, levo um pouco de amor, luz, paz, consolo e esperança às pessoas. Não é um trabalho fácil, mas as mensagens que recebo de gratidão e alegria me dão força e ânimo para continuar. Sou um instrumento da espiritualidade e faço meu trabalho com muito amor.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Só tenho a agradecer ao meu amigo muito querido Orson e à equipe da Revista pela oportunidade de mostrar um pouco sobre meu trabalho e dizer que todos nós podemos mudar a nossa vida, acreditando mais em nós mesmos e em Deus.

Suas palavras finais.

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII). 

Estudamos e aprendemos no Centro Espírita, mas a prática dos ensinamentos de Jesus precisa ser feita em nossos lares, no trabalho, em sociedade. Colocar Jesus em nosso dia é ter atitudes boas, mudanças de comportamentos, deixar sua luz interior brilhar. Pequenos esforços no bem trazem grandes resultados em nossa vida. Confie em si mesmo e em Deus. Aproveite essa oportunidade de crescimento que é a Vida!

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita