WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Editorial
Ano 1 - N° 13 - 11 de Julho de 2007
 

O criacionismo na pátria de Bush

Quando se diz que alguém é adepto do "criacionismo" quer-se dizer que a pessoa acredita em Adão e Eva e repudia o evolucionismo, que nos ensina que o homem – seja Adão, Eva ou qualquer outra criatura – é fruto de um processo evolutivo que inclui, antes do chamado "ser humano", indivíduos pertencentes aos reinos inferiores ao chamado reino hominal.

O Espiritismo é, como sabemos, uma doutrina perfeitamente compatível com o evolucionismo.

A evolução da alma, ensina a Doutrina Espírita, se faz pela passagem do princípio espiritual pelos diferentes reinos da natureza.

É aí, nessa caminhada milenar, que o Espírito se elabora, se estrutura, adquire experiência, até chegar um dia ao chamado período de humanização, quando passa a encarnar-se na espécie humana.

Acreditar em Adão e seu papel na história da criatura humana, tal como é descrito no Antigo Testamento, implica admitir que o homem foi feito assim, pronto e acabado, como rezam as Escrituras, e o mesmo teria ocorrido com os animais e as plantas.

George W. Bush, o presidente americano, é "criacionista" – pelo menos é o que afirma Nicholas Kristof, colunista do respeitável jornal New York Times.

Ninguém deve, contudo, surpreender-se com essa informação, porque, segundo as últimas pesquisas sobre o assunto, 48% dos norte-americanos também adotam o criacionismo, enquanto somente 28% acreditam no evolucionismo.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita