WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 1 - N° 13 - 11 de Julho de 2007

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Alguns meses atrás, um leitor declarou à revista Época que alguém, em nome da CEPA, afirmou que o Espiritismo não é religião. Afinal, o Espiritismo é ou não é religião?

A CEPA - Confederação Espírita Pan-Americana é dirigida há muito tempo por confrades nossos, espíritas como nós, que insistem em defender o chamado Espiritismo laico, isto é, sem caráter religioso, apegando-se ao que Allan Kardec escreveu em suas primeiras obras, quando enfaticamente disse que o Espiritismo não era uma religião, mas uma ciência. Eles ignoram deliberadamente o que o Codificador declarou em novembro de 1868 a respeito do caráter religioso do Espiritismo, oportunidade em que esclareceu por que havia dito anteriormente o contrário. O assunto consta da Revista Espírita de dezembro de 1868.

É evidente, no entanto, que a religião espírita não apresenta alguns aspectos e aparatos que tradicionalmente associamos ao conceito de religião, como o sacerdócio organizado, os rituais, as vestimentas especiais, a relação de dependência entre igreja e fiéis. O objetivo do Espiritismo é exatamente possibilitar a libertação do indivíduo de quaisquer peias, aproximando-o do Criador graças ao aprimoramento de suas virtudes, e não por meio de artifícios e aparências exteriores. O homem, ensina o Espiritismo, só se aproxima de Deus evoluindo moralmente. Esse é o objetivo primordial da religião espírita.
  


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita