2. Na Europa, os fenômenos tomaram outra forma,
surgindo então as chamadas mesas girantes,
que chamaram a atenção do professor Hippolyte
Léon Denizard Rivail para o estudo atento das
manifestações espíritas. Após a fase das mesas
que giravam e respondiam às perguntas através de
pancadas previamente convencionadas, surgiu a
psicografia indireta, em que o médium utilizava
um lápis preso a uma mesinha ou prancheta para
escrever e, por fim, a psicografia direta, em
que ele segura diretamente o lápis ou caneta
para registrar a mensagem dos Espíritos. Foi
elaborada então, em conseqüência desses
fenômenos, a chamada codificação da Doutrina
Espírita, em que o professor Rivail,
identificado pelo pseudônimo Allan Kardec, teve
participação essencial.
3. Foi no dia 31 de março de 1848 que ruídos
insólitos atraíram a atenção pública, inclusive
da imprensa norte-americana, tornando-se objeto
de comprovação por numerosos observadores, a
ponto de marcar na América do Norte a data de
nascimento do Moderno Espiritualismo, nome com
que os americanos designavam então o
Espiritismo.
4. Os fenômenos ocorreram numa tosca cabana de
Hydesville, Condado de Wayne, no Estado de Nova
York, onde residia a família Fox: o Sr. John, a
Sra. Margareth e suas filhas Kate e Margareth.
Os fatos, a partir do primeiro diálogo do
Espírito com a Sra. Fox, ocorrido em 31-3-1848,
empolgaram a população do lugar, ocasionando
depois as primeiras demonstrações públicas
realizadas em Rochester, no Corinthian Hall, do
que resultou a formação do primeiro núcleo de
estudos dos fatos espíritas.
5. As manifestações ruidosas na casa do Sr. Fox
foram produzidas pelo Espírito de um mascate
chamado Charles Rosma, que fora assassinado e
sepultado no porão daquela cabana. A família
Fox professava a religião metodista, mas,
apesar disso, Kate e Margareth, as meninas da
casa, eram excelentes médiuns. Na noite do
primeiro diálogo com Charles Rosma, um dos
moradores do vilarejo sugeriu fosse adotado um
interessante método para a comunicação do
Espírito, em que cada letra do alfabeto
corresponderia a determinado número de
pancadas. Estava, pois, descoberta a
"telegrafia espiritual", que foi o processo
adotado, posteriormente, na fase das mesas
girantes.
6. Em 1850, quando a repercussão dos fenômenos
já era muito grande na América, a senhora Fox e
suas três filhas -- Kate, Margareth e Leah --
passaram a realizar sessões públicas em Nova
York, no Hotel Barnum, atraindo muitos curiosos.
Havia então nos Estados Unidos muitos grupos
espíritas em atividade e era grande o número de
adeptos do movimento, apesar das investidas da
imprensa, que de modo geral atacava os
fenômenos e as médiuns.
7. A relevância dos acontecimentos pode ser
assinalada pela sua ressonância na esfera
científica, visto que os fatos atraíram o
interesse de pesquisadores de alto nível
cultural, como Dale Owen, o juiz Edmonds, o
físico William Crookes e muitos outros.
8. A divulgação dessas experiências e, a seguir,
a conversão do juiz Edmonds, materialista que
rira da crença nos Espíritos, pasmaram os
norte-americanos, aumentando ainda mais o
interesse pelas manifestações. A notícia disso
chegou logo à Europa, onde iria despertar as
consciências e preparar, conjuntamente com os
fenômenos das mesas girantes, o advento da
Doutrina Espírita.
9. As mesas girantes não se limitavam a
levantar-se sobre um pé para responder às
perguntas feitas; elas moviam-se em todos os
sentidos, giravam sob as mãos dos pesquisadores
e, às vezes, elevavam-se no ar. Nos anos de 1853
a 1855, as mesas que giravam constituíram
verdadeiro passatempo, sendo diversão quase
obrigatória nas reuniões sociais, a ponto de
ter sido dito pelo padre Ventura de Raulica que
o fenômeno era "o maior acontecimento do
século".
10. A cidade de Paris inteira assistia, atônita
e estarrecida, a esse turbilhão de fenômenos
imprevistos que, para a maioria, só imaginações
alucinadas poderiam criar, mas que acabavam se
impondo aos mais céticos e frívolos.
11. A posição do professor Hippolyte Léon
Denizard Rivail diante dos fatos possibilitou o
advento da Doutrina Espírita. O professor, logo
que assistiu à primeira manifestação das mesas
girantes, em maio de 1855, dedicou-se a estudar
com seriedade os fenômenos, do que resultou,
pouco tempo depois, a elaboração da Doutrina
Espírita.
12. Inicialmente, as mesas respondiam às
perguntas por meio de pancadas previamente
convencionadas. Depois, adaptando-se um lápis
numa das extremidades, a cestinha -- ou outro
objeto qualquer, pequeno e leve -- permitia que
os Espíritos grafassem suas mensagens no papel.
Daí, à psicografia direta, em que o médium
segura o lápis com sua mão, foi um passo
importante, que possibilitou a produção de uma
imensa quantidade de livros mediúnicos.
13. Aludindo às mesas girantes, Kardec diz que,
apesar da simplicidade do fenômeno, elas
representarão sempre o ponto de partida da
Doutrina Espírita, cujo marco inicial ocorreu em
18 de abril de 1857, data de publicação da 1a
edição de "O Livro dos Espíritos".
Respostas
às questões propostas