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Estudo
Sistematizado da Doutrina Espírita
Programa III: As
Leis Morais
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Ano 1 - N° 33 -
2 de Dezembro de
2007 |
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THIAGO
BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br
Curitiba,
Paraná (Brasil)
O bem e o mal
Apresentamos nesta
edição o tema n.o
33 do Estudo
Sistematizado da
Doutrina Espírita,
que está sendo aqui
apresentado
semanalmente, de acordo
com programa elaborado
pela Federação Espírita
Brasileira, estruturado
em seis módulos e 147
temas.
Se o leitor utilizar
este programa para
estudo em grupo,
sugerimos que as
questões propostas sejam
debatidas livremente
antes da leitura do
texto que a elas se
segue. Se destinado
somente a uso por parte
do leitor, pedimos que o
interessado tente
inicialmente responder
às questões e só depois
leia o texto referido.
As respostas
correspondentes às
questões apresentadas
encontram-se no final do
texto abaixo.
Questões para debates
1. Como os Espíritos que
contribuíram para a
codificação do
Espiritismo definem a
moral?
2. A que fator, na visão
espírita, o progresso
moral se liga
intimamente?
3. Que é, segundo a
doutrina espírita, um
ser moral?
4. Que significa fazer o
bem?
5. Que é o mal?
Texto
para leitura
A moral é a regra de bem
proceder
1. A moral consubstancia
os princípios salutares
do comportamento humano
de que resulta o
respeito ao próximo e a
si mesmo. Decorrência
natural da evolução,
estabelece as diretrizes
em que se fundam os
alicerces da
Civilização, produzindo
matrizes de caráter que
vitalizam as relações
humanas e sem as quais o
homem, por mais avançado
que esteja no domínio da
técnica, poucos passos
teria conseguido desde
os estados primários do
sentimento.
2. A moral é, no dizer
dos Espíritos que
contribuíram para a
codificação do
Espiritismo, a regra de
bem proceder, isto é, de
distinguir o bem do mal,
e se funda na
observância da lei de
Deus. O homem procede
bem quando tudo faz pelo
bem de todos, porque
então estará cumprindo a
lei estabelecida pelo
Criador.
3. Melhor conceito do
que esse é difícil de
elaborar. É que os
Espíritos superiores, de
maneira objetiva e
simples, revelam que a
moralidade se fundamenta
no progresso espiritual
da criatura humana e é
adquirida
paulatinamente, através
das diversas
experiências
reencarnatórias. Sua
observância tem por base
o conhecimento e a
prática da lei natural,
de tal forma que o
progresso moral se liga
intimamente à prática do
bem.
4. A partir do momento
em que o relacionamento
humano se expandiu pelas
necessidades de
vivências comutativas, o
homem sentiu o desejo de
elaborar leis que
estabelecessem
organizações sociais
mais apropriadas ao meio
em que vivia. Passou-se
então a fazer distinção
entre o bem e o mal.
Somente a partir de
Sócrates a moral passou
a ser considerada pela
filosofia, porquanto até
então era ela definida
arbitrariamente, de
acordo com o equilíbrio
ou o desequilíbrio das
pessoas.
5. O sentido de
moralidade é, contudo,
um só, ou seja, é a
norma de bem proceder em
quaisquer
circunstâncias,
independentemente do
estado sócio-econômico
do indivíduo. Todo o
cuidado se faz preciso
para não confundirmos
conveniências sociais –
que podem gerar
dissolução dos costumes
– com a verdadeira
prática da moral.
A lei divina está
gravada em nossa
consciência
6. Diante desses
conceitos, podemos
afirmar que, em qualquer
época, o homem que
conhece e pratica a lei
de Deus é um ser
moral – um ser que
se não prende às
superficialidades das
convenções e dos
modismos da chamada
sociedade ou civilização
moderna.
7. À medida que vamos
aprendendo a distinguir
o bem do mal, vamo-nos
moralizando, isto porque
fazer o bem é agir
conforme a lei divina, é
proceder conforme a lei
natural. Fazer o mal é
infringir essa mesma
lei, é agir exatamente
de modo contrário.
8. Ensina o Espiritismo
que Deus promulgou leis
plenas de sabedoria,
tendo por único objetivo
o bem, e o homem
encontra em si mesmo
tudo o que lhe é
necessário para
cumpri-las. A
consciência traça-lhe a
rota, visto que a lei
divina está gravada nela
mesma e, além disso,
Deus nos leva a
recordá-la
constantemente por
intermédio de seus
messias e profetas,
bem como de todos os
indivíduos que trazem a
missão de esclarecer,
moralizar e melhorar o
ser humano.
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