WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco

Raul Teixeira responde
Ano 1 - N° 40 - 27 de Janeiro de 2008

  

– Quando é que começa o período da adolescência e qual é a sua importância para a formação da personalidade?

Raul Teixeira: A questão encontra definições diferentes nos escritos dos diversos estudiosos desse período, que se distribuem em múltiplas escolas psicológicas e sociológicas. Grande número deles, contudo, situa o começo da adolescência entre os 12 e 14 anos.

Em se constituindo num período em que o Espírito encarnado, após haver recebido, bem ou mal, os encaminhamentos da infância, se acha em fase de empreendimento, ou seja, está estruturando aquilo que se configurará como sua realidade para largo período da sua encarnação, quando não para toda a encarnação, o que dá gravidade a essa fase. Aquilo que estiver semeando, isso mesmo o jovem colherá mais adiante, pelos caminhos da sua vida. É, assim, de grandíssima importância o período da adolescência, que deverá ser melhor observado por pais e demais educadores, bem como valorizado pelos próprios Espíritos que estão vivenciando, por algum tempo, tal faixa.

Do livro Desafios da Educação, 1a edição,  questão 12, de Camilo, psicografado por J. Raul Teixeira e publicado pela Editora Fráter Livros Espíritas, de Niterói-RJ.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita