Maria Helena me
pergunta: Qual,
dos princípios
básicos do
Espiritismo, o
mais importante?
Dos chamados
princípios
fundamentais do
Espiritismo,
três se
destacam: o da
existência de
Deus como
Criador de tudo
o que o homem
não fez; o da
existência dos
Espíritos como
criaturas suas,
e o princípio da
natureza
espiritual da
alma humana, que
constitui a
individualidade
consciente,
permanente e
imperecível do
homem.
Tudo o mais que
os Espíritos
revelaram – a
pluralidade dos
mundos
habitados, a
encarnação e a
reencarnação, a
lei de causa e
efeito, o
princípio da
necessidade das
provações como
meio de
progresso e das
cruciantes
expiações – é
decorrência
natural dos três
primeiros.
Fulge, no
entanto,
exuberante e à
frente de todos,
o princípio da
existência do
Eterno Criador.
Kardec iniciou
“O Livro dos
Espíritos” com
um capítulo
inteiramente
consagrado a
Deus e às provas
de sua
existência. Em
“A Gênese”, sua
última obra,
após explicar no
capítulo I o
caráter da
revelação
espírita, tratou
novamente da
existência de
Deus, mostrando
que ela
constitui o mais
importante
princípio da
Doutrina
Espírita.
Na mesma obra, o
codificador do
Espiritismo
examinou a
opinião dos que
opõem à tese da
existência de
Deus o
pensamento de
que as obras
ditas da
Natureza são
produzidas por
forças materiais
que atuam
mecanicamente,
em virtude das
leis de atração
e repulsão, sob
cujo império
tudo ocorre,
quer no reino
inorgânico, quer
nos reinos
vegetal e
animal, com uma
regularidade
mecânica que não
acusa a ação de
nenhuma
inteligência
livre. O homem –
dizem tais
opositores –
movimenta o
braço quando
quer e como
quer. Aquele,
porém, que o
movimentasse no
mesmo sentido,
desde o
nascimento até à
morte, seria um
autômato. Ora,
as forças
orgânicas da
Natureza são
puramente
automáticas.
Tudo isso é
verdade,
redargüiu
Kardec, mas
essas forças são
efeitos que hão
de ter uma
causa. São elas
materiais e
mecânicas, mas
são postas em
ação,
distribuídas,
apropriadas às
necessidades de
cada coisa por
uma inteligência
que não é a dos
homens. A
aplicação útil
dessas forças é
um efeito
inteligente, que
denota uma causa
inteligente.
O Espiritismo
nos dá uma idéia
de Deus que está
de conformidade
com a mais
perfeita e justa
racionalidade. E
nos convence da
existência do
Criador sem
necessidade de
recorrer a
outras provas
que não as que
provêm da
simples
contemplação do
Universo, onde
Deus se revela
por meio de leis
sábias e de
obras admiráveis
que constituem
um conjunto
grandioso de
tanta harmonia,
e onde há
perfeita
adequação dos
meios aos fins,
que se torna
impossível não
ver por trás
desse mecanismo
a ação de uma
Suprema
Inteligência,
como os
Espíritos
Superiores
fizeram questão
de dizer na
resposta dada à
pergunta de
abertura de “O
Livro dos
Espíritos”:
“Deus é a
inteligência
suprema, causa
primária de
todas as coisas”
.