A leitora Maria Fernanda N.
Lorenzo, de São Paulo, SP,
em mensagem publicada na
seção de Cartas desta mesma
edição, pergunta-nos se
existe diferença entre fé e
crença e em que livros
podemos ler algo a respeito.
O termo “fé” tem várias
acepções. No sentido comum,
significa a confiança do
indivíduo em si mesmo, pois
os que disso são dotados são
capazes de realizações que
pareceriam impossíveis
àqueles que de si duvidam.
Dá-se também o nome de fé à
crença nos dogmas dessa ou
daquela religião, casos em
que recebe adjetivação
específica: fé cristã, fé
judaica, fé católica etc.
Existe, no entanto, grande
diferença entre crença e fé.
No livro O Consolador,
obra mediúnica psicografada
por Chico Xavier, Emmanuel
diz que crer diz respeito à
crença. Diferentemente da
simples crença, a fé
desperta, porém, todos os
instintos nobres que
encaminham o homem para o
bem e, como tal, é a base da
regeneração.
Idêntico ensinamento
encontramos no cap. VII, 2ª
Parte, do livro O Céu e o
Inferno, de Allan
Kardec, no qual o guia da
médium que serviu de
intermediária no caso Xumene
diz que a crença é o
primeiro passo; a fé vem em
seguida e, por último, a
transformação, mas para isso
é preciso que muitos tenham
de revigorar-se no mundo
espiritual.
É possível comunicar a fé a
alguém por meio da
imposição?
Não. Segundo Kardec, a fé
não se impõe nem se
prescreve, mas pode ser
adquirida, não existindo
ninguém que esteja impedido
de possuí-la. Para crer é
preciso, porém, compreender,
porquanto – adverte o
Codificador – a fé cega já
não tem lugar em nosso
mundo.
A importância da fé em nossa
vida foi destacada, entre
outros, por Jesus de Nazaré.
“Tudo é possível àquele que
tem fé”, disse Jesus,
consoante lemos em Marcos,
9:23.
Sobre a fé é importante ter
em mente o que Emmanuel
escreveu na obra a que nos
reportamos, linhas acima:
– Poder-se-á definir o que é
ter fé?
Ter fé é guardar no coração
a luminosa certeza em Deus,
certeza que ultrapassou o
âmbito da crença religiosa,
fazendo o coração repousar
numa energia constante de
realização divina da
personalidade.
Conseguir a fé é alcançar a
possibilidade de não mais
dizer “eu creio”, mas
afirmar “eu sei”, com todos
os valores da razão tocados
pela luz do sentimento. Essa
fé não pode estagnar em
nenhuma circunstância da
vida e sabe trabalhar
sempre, intensificando a
amplitude de sua iluminação,
pela dor ou pela
responsabilidade, pelo
esforço e pelo dever
cumprido.
Traduzindo a certeza na
assistência de Deus, ela
exprime a confiança que sabe
enfrentar todas as lutas e
problemas, com a luz divina
no coração, e significa a
humildade redentora que
edifica no íntimo do
espírito a disposição
sincera do discípulo,
relativamente ao “faça-se no
escravo a vontade do
Senhor”. (O Consolador,
pergunta 354.)
– A esperança e a fé devem
ser interpretadas como uma
só virtude?
A esperança é a filha dileta
da fé. Ambas estão uma para
outra, como a luz reflexa
dos planetas está para a luz
central e positiva do Sol. A
esperança é como o luar que
se constitui dos bálsamos da
crença. A fé é a divina
claridade da certeza. (O
Consolador, pergunta 257.)
Concluindo, pensamos que
nada pode exprimir melhor a
importância da fé do que
este lindo poema escrito por
Cármen Cinira (Espírito),
uma das pérolas literárias
que compõem o Parnaso de
Além-Túmulo, obra
psicografada pelo médium
Francisco Cândido Xavier:
O viajor e a Fé
Cármen Cinira
— “Donde vens, viajor triste
e cansado?”
— “Venho da terra estéril da
ilusão.”
— “Que trazes?”
— “A miséria do pecado,
De alma ferida e morto o
coração.
Ah! quem me dera a bênção da
esperança,
Quem me dera consolo à
desventura!”
Mas a fé generosa, humilde e
mansa,
Deu-lhe o braço e falou-lhe
com doçura:
— “Vem ao Mestre que ampara
os pobrezinhos,
Que esclarece e conforta os
sofredores!...
Pois com o mundo uma flor
tem mil espinhos,
Mas com Jesus um espinho tem
mil flores!”
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