WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 468 - 5 de Junho de 2016

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 


Jesus não é Deus absoluto, e é o próprio Deus relativo Javé


Não sou um teólogo oficial, mas estudo a Bíblia de modo racional.

Para os teólogos, Maria subiu aos céus pelo poder de Deus (assunção), e a Ressurreição de Jesus foi pelo seu próprio poder. 

Paulo ensina diferente: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita” (Romanos 8: 11). Esse espírito é o nosso Cristo Interno e que é de Deus como todos os Espíritos o são. Não se trata, pois, do Espírito do próprio Deus, chamado também de Espírito Santo, já que tudo criado por Deus é santo. Mas entre Deus infinito e o homem finito há um abismo. “... eu sou Deus e não homem...” (Oseias 11: 9).

Entre os corpos mortais (não os Espíritos) ressuscitados está o corpo espiritual (1 Coríntios 15: 44) ou o perispírito de Kardec; o corpo bioplasmático dos russos; o ká dos egípcios; o corpo glorioso ou pancósmico dos teólogos católicos atuais; a aura de Orígenes etc. Não é, pois, o próprio corpo carnal que é ressuscitado como se pensava, confundindo-se o perispírito com o corpo carnal.

O perispírito não é feito de matéria densa, mas sutil ou quintessenciada. Ele acompanha o Espírito desencarnado. É através dele que o Espírito se manifesta e até se materializa. E quando o Espírito está encarnado, o perispírito é um elo de ligação entre ele e o corpo.

Sobre as ressurreições de Jesus e nossas feitas por Deus, elas nos demonstram que Jesus e nós somos deuses relativos (João 10: 34; e Salmo 82: 6). O Deus absoluto é somente o Pai, criador incriado e o único ser incontingente de são Tomás de Aquino. Jesus é o primogênito da criação (Colossenses 1: 15), mas foi criado pelo incriado Deus absoluto. E são Pedro diz: “Deus o fez Senhor e Cristo” (Atos 2: 36). Foi, pois, Deus absoluto, o Pai, que O fez Cristo (Messias). Antes, Jesus não era Senhor nem Cristo. Mas Jesus é um homem; se fosse Deus mesmo, não poderia ser o Cristo. E ainda Pedro: “... este Jesus que Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas” (Atos 2: 32). Jesus, pois, é um homem que se divinizou, tornando-se assim o Cristo, como todos nós, um dia, vamos nos divinizar, após chegarmos à estatura mediana de Cristo (Efésios 4: 13), sendo um com Ele e Deus, quando a nossa semelhança (jamais a igualdade) com Deus será concretizada.

Jesus, quando se referia a Deus, chamava-O de Pai e não de Javé, que é o seu mesmo Espírito ainda não muito aperfeiçoado (Hebreus 5:9).

Eis que eu (Javé) vos envio o meu mensageiro que preparará o caminho diante de mim (Jesus), diz Malaquias 3: 23, na Bíblia Católica; e 4: 5, na Protestante. O mensageiro é o Espírito de Elias reencarnado no Precursor João Batista, enviado porque já existia como Elias (João 1: 6). E Melquisedeque, também um homem, tornou-se semelhante a Cristo (Hebreus 7: 3). E Javé era frequentemente tido no Velho Testamento como uma pedra (Êxodo 17: 6). “E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo” (1 Coríntios 10: 4).

No Velho Testamento, o Espírito de Javé é um Deus relativo confundido com o Espírito do Deus absoluto. E se o Espírito de Jesus é o mesmo de Javé, não é surpreendente que Jesus, Deus relativo, tenha sido também confundido com o Deus absoluto!


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita