A leitora Sandra Menezes, do
Rio de Janeiro (RJ), em
mensagem publicada nesta
mesma edição na seção de
Cartas, escreveu-nos o
seguinte:
Vi em uma postagem no
Facebook uma nota a respeito
de um hino composto pelo
Espírito de Scheilla, pelo
sistema de escrita direta,
em alto relevo, em que o
médium utilizado foi
Peixotinho, muito conhecido
dos espíritas aqui do Rio de
Janeiro. Gostaria de saber
mais sobre essa faculdade –
escrita direta –, em que
consiste e como é realizada
pelos espíritos.
Como assinalamos em nosso
blog Espiritismo Século XXI,
o Hino da Juventude Cristã,
composto pela benfeitora
espiritual Scheilla,
entidade espiritual bastante
conhecida dos espíritas do
Brasil, foi por ela
transmitido pelo sistema de
escrita direta, em alto
relevo, durante memorável
sessão realizada em Astolfo
Dutra (MG), com a
participação dos médiuns
Peixotinho e Anita Borela de
Oliveira. A melodia foi
composta, algum tempo
depois, pelo maestro e
compositor Francisco Guércio,
que residia então na mesma
cidade. Clicando neste link:
http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/09/as-mais-lindas-cancoes-que-ouvi-206.html,
o leitor terá acesso à letra
e ao áudio da mencionada
canção.
A questão proposta pela
leitora é tratada por Allan
Kardec em O Livro dos
Médiuns.
A escrita direta, também
designada pelo vocábulo
pneumatografia, é a que se
produz espontaneamente sem o
concurso nem da mão do
médium, nem do lápis. Basta
tomar uma folha de papel
branco, dobrá-la e colocá-la
em algum lugar, em uma
gaveta, ou simplesmente
sobre um móvel, e se
estivermos em condições
favoráveis, ao fim de um
tempo mais ou menos longo,
acharemos no papel
caracteres traçados, sinais
diversos, palavras, frases e
mesmo discursos,
frequentemente com uma
substância cinzenta igual ao
chumbo, outras vezes com
tinta ordinária e mesmo
tinta de impressão.
Nesse tipo de fenômeno, o
Espírito não se serve nem de
nossas substâncias, nem de
nossos instrumentos: ele
mesmo faz a matéria e os
instrumentos de que precisa,
tirando seus materiais do
elemento primitivo universal
ao qual ele imprime, por sua
vontade, as modificações
necessárias ao efeito que
quer produzir. Ele pode,
assim, fabricar a tinta que
pretende usar e mesmo
caracteres tipográficos
bastante resistentes para
dar relevo à impressão, de
que diz Kardec ter visto
vários exemplos. É desse
modo que podemos explicar a
aparição das três palavras
na sala do festim de
Baltazar, de que nos fala a
Bíblia.
No seu livro Instruções
Práticas sobre as
Manifestações Espíritas,
cap. IV, Kardec diz que no
princípio colocavam-se uma
folha de papel e um lápis
sobre um túmulo, junto à
estátua ou ao retrato de um
personagem qualquer, e no
dia seguinte, achava-se
inscrito sobre o papel um
nome, uma sentença e,
algumas vezes, sinais
ininteligíveis. É evidente
que nem o túmulo, a estátua
ou o retrato exerciam
qualquer influência por si
mesmos; eram, simplesmente,
um meio de evocação pelo
pensamento.
Segundo o codificador da
doutrina espírita, foi o
Barão L. Guldenstubbé, autor
da obra La réalité des
Esprits et le Phénomène
merveilleux de leur écriture
directe, publicada em
Paris no ano de 1857, quem
pôs em evidência esse tipo
de fenômeno.
Gabriel Delanne acrescenta,
em seu livro O Fenômeno
Espírita, que foi em 13
de agosto de 1856, na
França, que o Barão de
Guldenstubbé obteve o
primeiro sucesso nessa
modalidade de comunicação
espírita. Pouco depois,
repetindo a experiência em
presença do Conde d’Ourches,
o Barão obteve uma mensagem
da mãe do referido Conde,
cuja assinatura e letra
foram reconhecidas como
autênticas.
Na mesma obra, Delanne
informa que, na Inglaterra,
Wallace constatou a escrita
direta em casa da médium
Sra. Marshall. Delanne
relata no seu livro como se
deu essa experiência e
menciona também relatos de
escrita direta feitos pelo
Sr. Oxon, Zöllner e Dr.
Gibier. Slade foi o médium
nas experiências mencionadas
pelos dois últimos
cientistas.
Sobre o assunto sugerimos à
leitora que leia, se puder,
o texto publicado nesta
mesma seção na edição 237
desta revista. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano5/237/oespiritismoresponde.html
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