WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Um minuto com Chico Xavier

Ano 10 - N° 485 - 2 de Outubro de 2016

REGINA STELLA SPAGNUOLO
rstella10@yahoo.com.br
Botucatu, SP (Brasil)
 

 

Foi perguntado ao Chico:

- Manter o coração disponível à caridade configura um estágio evolutivo superior ao daquele que dá ocasional, mas prazerosamente, um óbolo ao necessitado?

Chico: A espontaneidade na prática do Bem evidencia sempre mais altos degraus na maturidade espiritual da criatura. Auxiliar os outros, por si mesmo, será compreensão, enquanto que a mesma atitude, por disciplina, em muitos casos, será constrangimento, considerando-se, porém, que a obediência é sempre louvável.

- Entre a vontade-prazer e a vontade de servir ao próximo, há outro caminho viável além de Cristo?

Chico: Caro amigo, não sei se entendi corretamente a sua pergunta, mas creio que Deus concedeu a todos os povos do mundo caminhos espirituais para transformar a vontade de simples prazer em vontade de cultivar permanentemente o prazer de servir ao próximo; no entanto, a Providência Divina nos apresenta em Jesus Cristo o caminho mais alto e mais seguro para isso.

- Chico, sempre que leio as afirmações, teses e construções materialistas dos cientistas do nosso mundo, me lembro da célebre expressão de Santo Agostinho: “Que absurdo não crer”. Não te ocorre isto também?

Chico: A fé opera maravilhas!

- No seu entender, qual a fórmula de ouro que nos permitiria ou nos permitirá viver relativamente felizes neste mundo?

Chico: Caro amigo, estamos certos de que não existe outra fórmula mais exata para sermos felizes, além da «regra de ouro” iluminada pela mensagem do Cristo: «Amai-vos Uns aos Outros, Tal Qual Vos Amei.”

*

Na primaveril manhã de céu delirantemente azul, Chico Xavier peregrinava junto aos enfermos num bairro muito simples de Uberaba. Escolhida a casa, todas de gente humilde e sofrida, Chico pedia a um dos confrades do grupo que fizesse a prece em voz alta ou em silêncio, conforme o ambiente espiritual que ele divisava. E assim sucessivamente de lar em lar!

Certa ocasião aproximou-se do grupo uma senhora de meia-idade, a fisionomia espelhando visível angústia e inconformidade com a vida, e ela disse ao médium: - Chico, meu marido se entregou à bebida e me bate quando reclamo das bebedeiras. Há um ano que isto acontece e não aguento mais.

Chico olhou-a compassivamente e lhe disse: Minha irmã, a caridade quebra a violência. O mal um dia será vencido pelo bem. Com Deus vamos em frente, irmã!


Do livro “Lições de sabedoria” , de Marlene Rossi Severino Nobre.
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita