Um leitor do Rio de Janeiro,
em mensagem publicada na
seção de Cartas desta mesma
edição, escreveu-nos o
seguinte:
Em determinada palestra o
palestrante referiu-se a
algumas formas de obsessão,
citando a auto-obsessão e a
obsessão recíproca. Não
encontramos no Livro dos
Médiuns referência ao
assunto, mas apenas a
classificação que Kardec faz
entre obsessão simples,
fascinação e subjugação.
Afinal, além do que Kardec
escreveu, existem outros
tipos ou formas de obsessão?
A revista poderia
esclarecer-nos a respeito do
assunto?
Realmente, no que diz
respeito às pessoas
envolvidas no processo
obsessivo, o que sabemos
hoje encontramos em outros
autores e estudiosos do
tema, os quais nos ensinam
que a obsessão pode – quanto
aos litigantes – apresentar
seis modalidades:
-
De encarnado sobre
encarnado
-
De encarnado sobre
desencarnado
-
De desencarnado sobre
desencarnado
-
De desencarnado sobre
encarnado
-
Obsessão recíproca
-
Auto-obsessão.
Antes de examinar
especificamente as seis
modalidades citadas, é bom
ter em mente, de forma
resumida, algo do que Allan
Kardec, no cap. XXIII, itens
237 a 240, d´O Livro dos
Médiuns, escreveu sobre
o conceito de obsessão e
suas principais variedades:
A obsessão apresenta
caracteres diversos, que é
preciso distinguir e que
resultam do grau do
constrangimento e da
natureza dos efeitos que
produz. A palavra obsessão
é, de certo modo, um termo
genérico, pelo qual se
designa esta espécie de
fenômeno, cujas principais
variedades são: a obsessão
simples, a fascinação e a
subjugação. (L.M., 237.)
Dá-se a obsessão simples,
quando um Espírito malfazejo
se impõe a um médium, se
imiscui, a seu mau grado,
nas comunicações que ele
recebe, o impede de se
comunicar com outros
Espíritos e se apresenta em
lugar dos que são evocados.
Ninguém está obsidiado pelo
simples fato de ser enganado
por um Espírito mentiroso. O
melhor médium se acha
exposto a isso, sobretudo,
no começo, quando ainda lhe
falta a experiência
necessária, do mesmo modo
que, entre nós homens, os
mais honestos podem ser
enganados por velhacos.
Pode-se, pois, ser enganado,
sem estar obsidiado. A
obsessão consiste na
tenacidade de um Espírito,
do qual não consegue
desembaraçar-se a pessoa
sobre quem ele atua. Na
obsessão simples, o médium
sabe muito bem que se acha
presa de um Espírito
mentiroso e este não se
disfarça; de nenhuma forma
dissimula suas más intenções
e o seu propósito de
contrariar. O médium
reconhece sem dificuldade a
felonia e, como se mantém em
guarda, raramente é
enganado. Este gênero de
obsessão é, portanto, apenas
desagradável e não tem outro
inconveniente, além do de
opor obstáculo às
comunicações que se desejara
receber de Espíritos sérios,
ou dos afeiçoados. (L.M.,
238.)
A fascinação tem
consequências muito mais
graves. É uma ilusão
produzida pela ação direta
do Espírito sobre o
pensamento do médium e que,
de certa maneira, lhe
paralisa o raciocínio,
relativamente às
comunicações. O médium
fascinado não acredita que o
estejam enganando: o
Espírito tem a arte de lhe
inspirar confiança cega, que
o impede de ver o embuste e
de compreender o absurdo do
que escreve, ainda quando
esse absurdo salte aos olhos
de toda gente. A ilusão pode
mesmo ir até ao ponto de o
fazer achar sublime a
linguagem mais ridícula.
(L.M., 239.)
A subjugação é uma
constrição que paralisa a
vontade daquele que a sofre
e o faz agir a seu mau
grado. Numa palavra: o
paciente fica sob um
verdadeiro jugo. A
subjugação pode ser moral ou
corporal. No primeiro caso,
o subjugado é constrangido a
tomar resoluções muitas
vezes absurdas e
comprometedoras que, por uma
espécie de ilusão, ele julga
sensatas: é uma como
fascinação. No segundo caso,
o Espírito atua sobre os
órgãos materiais e provoca
movimentos involuntários.
Traduz-se, no médium
escrevente, por uma
necessidade incessante de
escrever, ainda nos momentos
menos oportunos. Vimos
alguns que, à falta de pena
ou lápis, simulavam escrever
com o dedo, onde quer que se
encontrassem, mesmo nas
ruas, nas portas, nas
paredes. (L.M., 240.)
Dada a exiguidade do espaço,
concluiremos nas duas
próximas edições os
esclarecimentos solicitados
pelo leitor.
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