WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 498 - 8 de Janeiro de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 
 

De: José Lourenço de Sousa Neto (Belo Horizonte, MG)
Quarta-feira, 28 de dezembro de 2016 às 09:05:14
Como entende: 
"Ai dele! porquanto nós, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe aplicaremos o látego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da dupla ação do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa terá de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos. - Lázaro. (Paris, 1863.)"?
Não é uma violação ao direito de escolha individual e um contraponto ao livre-arbítrio?
José Lourenço 

Resposta do Editor: 

Aprendemos na vida que é sempre um equívoco apegar-nos à interpretação literal de textos que foram escritos mais de 150 anos atrás, numa sociedade e numa época que não guardam similitude com os tempos e o local em que vivemos. É necessário, portanto, em primeiro lugar, fazer a chamada contextualização.

Em todo o caso, o exagero contido na mensagem deveria ter merecido maior cuidado de parte de Allan Kardec, porque os tradutores nada podem fazer, a não ser que interfiram diretamente no conteúdo da mensagem.

Sobre o assunto, nosso colaborador Davilson Silva, respondendo a uma leitora, escreveu o artigo “Aos rebeldes, o látego e o freio da espora”, que pode ser acessado clicando em http://www.oconsolador.com.br/51/davilson_silva.html

Quanto à pergunta final do leitor, concordamos, perfeitamente, que a violência implícita na mensagem viola o livre-arbítrio da pessoa e, a nosso ver, está em contradição com a resposta dada pelos instrutores à questão 262 “a” d´O Livro dos Espíritos.
 

 

De: Dorian Schultz (Três Lagoas, MT)
Quarta-feira, 28 de dezembro de 2016 às 09:53:21
O que o Espiritismo diz sobre a homossexualidade?
Dorian 

Resposta do Editor: 

O tema homossexualidade não foi jamais tratado nas obras fundamentais do Espiritismo. Contudo, alguns autores teceram considerações sobre o assunto. Jorge Andréa e Emmanuel foram alguns deles. No livro Vida e Sexo, obra que estudamos sequencialmente nesta revista, a partir da edição 410 – eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/410/classicosdoespiritismo.html - Emmanuel apresenta observações que reputamos essenciais para perfeita compreensão do assunto.

Sugerimos também ao leitor a leitura dos textos abaixo, publicados nesta revista:

1) Homossexualidade: determinismo biológico ou fruto da educação?http://www.oconsolador.com.br/ano5/222/ricardo_oliveira.html

2) A homossexualidade na visão espírita (parte 1)http://www.oconsolador.com.br/ano5/228/especial.html

3) A homossexualidade na visão espírita (Parte 2 e final)http://www.oconsolador.com.br/ano5/229/especial.html
 

 

De: Luiz Guilherme Bionde (Regente Feijó, SP)
Quarta-feira, 28 de dezembro de 2016 às 20:23:09
Se apenas um médium passista em uma casa espírita, onde há médium de cura via médicos desencarnados, pode doar passe individual em até 60 pessoas em tratamento da matéria.
Luiz Guilherme 

Resposta do Editor: 

A redação contida na mensagem acima está truncada e, desse modo, não é possível respondê-la. De qualquer modo, um médium passista somente para atender 60 pessoas numa mesma reunião constitui um exagero e pode acarretar consequências semelhantes às que ocorrem com os que abusam das faculdades mediúnicas.
 

 

De: Dirigente Espírita Newsletter (São Paulo, SP)
Sábado, 31 de dezembro de 2016 às 16:11
Assunto: Congresso marcará 70 anos de história da USE
A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) divulgou a programação oficial do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que a entidade fará realizar de 23 a 25 de junho de 2017, no Tauá Hotel, na bela estância turística de Atibaia. 
A solenidade de abertura terá lançamento de Selo dos Correios, edição comemorativa e conferência de Divaldo Franco.
Embora seja uma prática tradicional no âmbito da entidade — a própria USE nasceu de um Congresso, em junho de 1947 —, este 17º Congresso reveste-se de significado especial, pelo contexto histórico em que é realizado. “Estaremos comemorando 70 anos de serviços em prol da Unificação dos espíritas em solo paulista”, observa Julia Nezu Oliveira, presidente. 
Além da presença de grandes conferencistas, como Divaldo Franco, Haroldo Dutra, Alberto Almeida e André Luiz Peixinho, a programação inclui 12 oficinas e seis rodas de conversa, cujos temas são de interesse do trabalhador e estimulam a renovação e aprimoramento das práticas adotadas na casa espírita.
Inscrições a 870 reais só até 15 de janeiro. A taxa de inscrição já estará incluída na reserva do apartamento duplo ou triplo, que é de apenas R$ 870 por pessoa, para os três dias. 
Informações: use@usesp.org.br ou acesse www.usesp.org.br/17-congresso
Dirigente Espírita Newsletter
 

 

De: Sérgio Bernardi (Mirassol, SP)
Domingo, 1º de janeiro de 2017 às 11:26
Prezados amigos da lide espírita...
Em anexo, nosso primeiro Informativo Espírita e Mensal, referente a JAN/17, com conteúdo eminentemente voltado à nossa procura quanto às coisas da vida... Através de uma simples mensagem nele contida, é possível que um alguém desperte e resolva seus problemas de modo consciente, pois esta é a proposta deste informativo...
Abraços, a todos, e um FELIZ ANO NOVO!...
Sérgio Bernardi
IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"
 

 

De: Matheus Di Marco (Santos, SP)
Terça-feira, 3 de janeiro de 2017 às 15:01:46
Caros amigos, boa tarde! Sou estudante da Doutrina Espírita e me deparei com uma dúvida. Sei que o fluido cósmico universal deu origem à matéria, inclusive aos nossos corpos perispirituais. Ele deu origem também ao nosso Espírito? Se for possível, indiquem referências. Que nosso mestre Jesus entejam com todos!
Muito obrigado.
Matheus 

Resposta do Editor: 

A questão formulada pelo leitor é o tema tratado na seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Eis o
link: 
http://www.oconsolador.com.br/ano10/498/oespiritismoresponde.html

 

 

De: José Carlos Costa (Votorantim, SP)
Terça-feira, 3 de janeiro de 2017 às 22:44:44
Gostaria de mais informações sobre a assinatura do jornal “O Imortal”. Quantos exemplares por mês?
José Carlos 

Resposta do Editor: 

O jornal “O Imortal” tem periodicidade mensal; são, pois, 12 exemplares por ano e a assinatura anual simples custa R$ 50,00, preço esse que inclui a remessa postal, cada vez mais cara.
 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)
Quinta-feira, 22 de dezembro de 2016 às 09:51
Assunto: À nossa própria sorte
Existiriam no Além, espíritos destinados à própria sorte sem que Deus pudesse interceder com Seu amor incondicional? Embora muitos desses espíritos assim venham pensar, não tenhamos nenhuma dúvida de que o Criador, juntamente com Jesus não abandonariam suas ovelhas a viver errantes tanto no mundo físico quanto nos planos espirituais.
André Luiz, desta vez, ainda estando no Vale de dor, nos relata no livro: “Obreiros da Vida Eterna” na psicografia de Chico Xavier, a confissão de uma velha senhora ali residente entre lágrimas e soluços. Vejamos algumas citações: “Nossas faltas, mal pagas na Terra, uniram-nos aos Espíritos perversos do abismo!”. É fato que devemos aqui raciocinar quanto ao estado psicológico de muitos espíritos que passam a conviver nesses terríveis lugares. Sabemos que muitos outros passam, por essas paragens, adormecidos, por não compactuar com o mal propriamente dito e visto. Mas, temos a mania de considerar, principalmente se pertencerem à nossa família, que esse ou aquele parente já esteja desperto, consciente e trabalhando. Não generalizando, existem, sim, esses espíritos, mas nem todos acreditados como homens bons na Terra e que não visitem nem que sejam por algumas horas, esses sítios de sofrimentos, não que Deus se contente, mas o que vigora aqui é a nossa sintonia com regiões assim, possibilitando a nossa necessária purgação.
Nessa parte desse Umbral em que André Luiz e a equipe visitavam, existiam fieis de vários tipos de credo religioso. Católicos, crentes e até mesmo espíritas. Espíritas? Por que não? Principalmente eles. Vamos ressaltar aqui uma citação do clamor de um desses confrades. “Eu conheci Bezerra de Menezes na Terra, aceitei o Espiritismo. No entanto, minha crença não chegou a ser fé renovadora. Dedicava-me à consolação, mas fugia à responsabilidade!”. É reconhecível aceitar tal situação de muitos espíritas que ainda não estariam prontos para encarar e aceitar certos ensinamentos, não estando condescendentes com o conhecimento fraterno ainda que fragmentado.
É de se reconhecer que, mesmo estando presentes numa Casa Espírita, se não desenvolve a caridade àqueles que precisam de nossa maior atenção, fácil será permanecer por algum tempo nesses cipoais de dor. Querendo ou não, aceitando ou não, revoltando ou não, é da Lei de Causa e Efeito que sejamos purgados por deliberação exclusivamente da nossa parte.
Ante os pedidos de salvação de muitos, os verdugos ali vigilantes, começaram a dispersá-los sob o crivo dos chicotes por onde se viam uns se escondendo nas sombras, enquanto outros, resistindo às dores causadas pelos látegos sinistros em seus corpos. Como podemos observar, aqui se faz aqui mesmo se paga, indiferentemente se estamos envoltos num corpo físico ou fora dele. Ninguém sairá destes tormentos sem pagar o último civil. 
Nada mais que compreensível, não acha, Leitor Amigo? 
Aécio Cesar
 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior

 

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita