O leitor Matheus
Di Marco, em mensagem
publicada nesta mesma edição
na seção de Cartas,
pergunta-nos se o fluido
cósmico universal dá origem
aos Espíritos, do mesmo modo
que faz com o perispírito.
Não, a origem dos Espíritos
é outra.
Do fluido cósmico universal
procedem o perispírito, o
fluido magnético e o fluido
vital, como nos é informado
pelos instrutores
espirituais nas questões
abaixo:
“O perispírito é o laço que
à matéria do corpo prende o
Espírito, que o tira do meio
ambiente, do fluido
universal.” (O Livro dos
Espíritos, questão 257.)
De que natureza é o agente
que se chama fluido
magnético? “Fluido vital,
eletricidade animalizada,
que são modificações do
fluido universal.” (Obra
citada, questão 427.)
Os Espíritos são os seres
inteligentes da criação e
sua origem está explicitada
nas questões seguintes:
79. Pois que há dois
elementos gerais no
Universo: o elemento
inteligente e o elemento
material, poder-se-á dizer
que os Espíritos são
formados do elemento
inteligente, como os corpos
inertes o são do elemento
material? “Evidentemente. Os
Espíritos são a
individualização do
princípio inteligente,
como os corpos são a
individualização do
princípio material. A época
e o modo por que essa
formação se operou é que são
desconhecidos.” (O Livro
dos Espíritos, questão
79.) (Negritamos)
606. Donde tiram os animais
o princípio inteligente que
constitui a alma de natureza
especial de que são dotados?
“Do elemento inteligente
universal.”
a) Então, emanam de um único
princípio a inteligência do
homem e a dos animais? “Sem
dúvida alguma, porém, no
homem, passou por uma
elaboração que a coloca
acima da que existe no
animal.” (L.E, 606 e 606
“a”.)
As informações acima, todas
constantes da primeira obra
publicada por Allan Kardec,
foram confirmadas na década
seguinte, como podemos
conferir à vista do cap. XI
do livro A
Gênese, de Kardec. Eis o
que o codificador da
doutrina espírita ali
consignou:
“Terá o princípio espiritual
sua fonte de origem no
elemento cósmico universal?
Será ele apenas uma
transformação, um modo de
existência desse elemento,
como a luz, a eletricidade,
o calor, etc.?
Se fosse assim, o princípio
espiritual sofreria as
vicissitudes da matéria;
extinguir-se-ia pela
desagregação, como o
princípio vital; momentânea
seria, como a do corpo, a
existência do ser
inteligente que, então, ao
morrer, volveria ao nada,
ou, o que daria na mesma, ao
todo universal. Seria, numa
palavra, a sanção das
doutrinas materialistas.
As propriedades sui generis
que se reconhecem ao
princípio espiritual provam
que ele tem existência
própria, pois que, se sua
origem estivesse na matéria,
aquelas propriedades lhe
faltariam.
Desde que a inteligência e o
pensamento não podem ser
atributos da matéria,
chega-se, remontando dos
efeitos à causa, à conclusão
de que o elemento material e
o elemento espiritual são os
dois princípios
constitutivos do Universo
individualizado: o
elemento espiritual
constitui os seres chamados
Espíritos, como,
individualizado, o elemento
material constitui os
diferentes corpos da
Natureza, orgânicos e
inorgânicos.” (A Gênese,
cap. XI, item 6.) (Negritamos)
Sobre o assunto sugerimos ao
leitor que leia também o
texto que publicamos na
edição 321 desta revista.
Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/321/oespiritismoresponde.html
|
Para
esclarecer
suas
dúvidas,
preencha
e
envie
o
formulário
abaixo. |
|
Sua
pergunta
será
respondida
em
uma
de
nossas
futuras
edições. |
|
|
|