WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 501 - 29 de Janeiro de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Leonardo V. (João Pessoa, PB)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 às 17:42:24
Em primeiro lugar, parabéns pela revista virtual. Gostaria de saber se a doutrina espírita Kardecista aceita o darwinismo e qual seria o momento na evolução do homem na Terra em que os espíritos passaram a encarnar. (Os espíritos que hoje são humanos já teriam habitado o corpo dos primeiros primatas?) 
Obrigado.
Leonardo 

Resposta do Editor

Entre o criacionismo bíblico e o darwinismo, é óbvio que os ensinamentos contidos na doutrina espírita, que tem a Lei do Progresso como um dos seus princípios fundamentais, se inclinam para a teoria da evolução das espécies proposta por Darwin.

Sobre o assunto, porém, sugerimos ao leitor que leia os textos abaixo:

1) Kardec não antecipou Darwin (Paulo Neto):
http://www.oconsolador.com.br/ano8/382/especial.html

2) O Espiritismo responde:
http://www.oconsolador.com.br/ano4/169/oespiritismoresponde.html

3) A Teoria do Design Inteligente e o Espiritismo:
http://www.oconsolador.com.br/ano5/248/editorial.html

Segundo o Espiritismo, os Mundos Primitivos destinam-se às primeiras encarnações humanas. Foi, pois, quando a Terra se encontrava nessa condição de mundo primitivo que os Espíritos passaram a nela encarnar-se.

Os Espíritos, antes de chegar à condição atual em que se encontram, percorreram os graus inferiores da criação, porque Deus nos criou simples e ignorantes e um longo percurso temos de percorrer para chegarmos à meta para a qual fomos criados, que é a perfeição que os Espíritos têm condições de atingir.
 

 

De: Paula Cristina Gomes Silva (Lobão – Santa Maria da Feira, Portugal)
Domingo, 22 de janeiro de 2017 às 18:07:34
Assunto: Especial 500 - Campo magnético
Gostaria de receber os seus artigos sobre a Doutrina Espírita na linha dos seus estudos... Obrigada. 
Paula  

Resposta do Editor

Todas as edições de nossa revista encontram-se disponíveis na internet. Basta acessar o link “Edições anteriores” e, depois disso, localizar a edição desejada, podendo baixar os artigos e os estudos que a leitora considerar úteis à sua formação espírita.
 

 

De: Maria Lúcia T. Nascimento (Porto Alegre, RS)
Sábado, 21 de janeiro de 2017 às 08:12:13
Sr. Redator, bom dia.
Surgiram em nosso grupo de estudos dúvidas a respeito da inteligência dos animais. Numa das obras de André Luiz lemos que os animais superiores não são dotados de pensamento contínuo, mas sim de ideias-fragmentos. Eis nossas dúvidas: 1) Quais deles são nesse aspecto considerados os mais inteligentes? 2) Na vida, os animais guiam-se basicamente pela força do instinto ou, no caso dos animais superiores, os atos inteligentes são dominantes?
Agradeço pela atenção que der a esta solicitação.
Maria Lúcia 

Resposta do Editor

As questões apresentadas pela leitora são o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano10/501/oespiritismoresponde.html

 

 

De: Aline Mainardes Furquim (Castro, PR)
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 às 22:10:06
Boa noite, me chamo Aline, moro na cidade de Castro e frequento o Centro Espírita Jesus Perante a Cristandade.
Na minha cidade irá acontecer um dos maiores encontros de voluntários espíritas do país, entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2017, congresso denominado Concafras-PSE (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita) , que é um evento realizado anualmente por voluntários espíritas do Brasil e do exterior. 
A cidade paranaense é uma das cinco localidades que sediará a 61ª Concafras. As outras cidades que realizarão o evento simultaneamente são: Frutal (MG), Porangatu (GO) Porto Seguro (BA) e Porto Velho (RO).
O tema central que será levado aos participantes, para estudo e reflexão, é "A cada um segundo suas obras" em alusão aos versículos 26 e 27 do capítulo 16 do Evangelho de Mateus.
A Concafras é promovida durante o feriado do Carnaval e tem como objetivo a confraternização e troca de experiências entre os participantes que atuam voluntariamente em atividades de promoção social. Durante o evento também são oferecidos vários cursos teórico-práticos que servem para formação, aperfeiçoamento e atualização do público presente, com previsão de 6.000 pessoas nas cinco cidades.
Gostaria também de ver a possibilidade de divulgar o evento na revista, é possível? Temos cartaz, vídeos, spots... Espalhar a luz em todos os cantos do Brasil.
Muita paz
Aline 

Resposta do Editor

Desejamos sucesso ao evento, que divulgaremos com todo o prazer. A leitora pode enviar a notícia e as ilustrações pertinentes diretamente à editora da seção Movimento Espírita Brasileiro. Eis o endereço para a comunicação via e-mail: Mariângela Cazetta - mariangela@fatecriopreto.edu.br
 

 

De: Lúcia Rita Secundino (Nilópolis, RJ)
Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 às 20:52:53
Assunto: Especial 499 - O sono e suas implicações em termos de saúde
Matéria de grande importância. Temos que compreender que não basta ler as obras referentes ao assunto. Necessário se faz adentrar as salas de aula para fazer um estudo metódico e dinâmico com maiores possibilidades de entendimento e aproveitamento. Obrigada pela matéria.
Lúcia

 

 

De: Bruna Ferreira (São Paulo, SP)  
Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 às 10:37
Bom dia, tudo bem?
Eu estava navegando na internet e encontrei o seu site, o Consolador. Primeiramente, parabéns pelo site e pelas informações postadas. São muito inspiradoras e reconfortantes.
Estou entrando em contato porque estava vendo algumas páginas do site e me deparei com uma mensagem muito linda do Chico Xavier, esta daqui: http://oconsolador.com.br/ano7/336/umminutocomchico.html 
No final do texto vocês colocaram a fonte do texto, mas ao clicar a página não existe. Ai eu pesquisei outra fonte e achei outro site com a mensagem. Eu sei que muita gente deve procurar a fonte e não achar, então achei que seria útil colocar algum site que funciona.
O site que achei foi esse: https://www.mensagensperfeitas.com.br/chico-xavier-e-uma-mae-aflita/
Espero ter contribuído de alguma forma para a melhoria do site.
Aguardo resposta
Desde já agradeço pela atenção.
Um abraço,
Bruna Ferreira

 

 

De: Rosa Tereza Rodrigues (Guaxupé, MG)
Domingo, 22 de janeiro de 2017 às 12:54:33
Assunto: Especial 500 - Campo magnético
Obrigada por mais essa gota de luz. Deus o abençoe. 
Rosa

 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)
Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 às 07:19
Assunto: A semeadura e a colheita.
Mesmo desconhecendo que mesmo não fazendo o mal, e, consequentemente não realizando o bem, poderia o Espírito se beneficiar de algum mérito nas suas entrelinhas? Não é difícil para muitos responderem a esta pergunta, embora sem meio termo a semeadura quanto à colheita se tornarão estéreis.
Com relação ao tema, vamos analisar bem o que a diretora Zenóbia diz ao grupo quanto aos frutos colhidos enquanto estiveram no abismo: “... a base natural da colheita segura é a sementeira cuidadosa”. Não adiantará intervermos na prática do bem sem uma diretriz segura que nos venha fortalecer nossos sentimentos à uma realização vitoriosa. A partir de palavras cativantes que espraiam sensações de Letícia diante de um espírito faminto de verdades que venha dessedentá-lo de visões produzidas pela falta de visão espiritual, é o primeiro passo para a sua condição de liberto.
O espírito bem esclarecido pelo pão da alma procurará novos caminhos que o levem a disseminar, com confiança a Benemerência do Criador. Nada melhor que caminhar com os próprios pés rumo à própria edificação interior. A Lei Divina não recrimina, mas auxilia esse ou aquele espírito a entender que não existe favoritismo divino. Cada um terá seu ceitil garantido segundo o bem ou o mal praticados.
Pouco se fala em crianças nos planos espirituais. No entanto, André Luiz no livro em que ora estudamos, pela mediunidade de Chico Xavier, nos relata algo muito importante acerca delas. Vejamos: “Crianças nimbadas de luz guiavam adultos de rosto sombrio, figurando-se carinhosos e pequeninos condutores de cegos”. Vejamos bem que elas não se encontram em “Nosso Lar” e muito menos nos abismos sombrios. Entre um e outro elas se encontram como auxiliadoras dos enfermos que chegavam à Casa Transitória Fabiano. Mesmo estando em um lugar umbralino, tinham elas capacidades intelectuais de servirem à causa do bem, da sua maneira mesmo que restrita. Devemos convir aqui, que estas crianças não eram espíritos em formas infantis, senão André certamente nos diria.
Outra coisa que devemos destacar também é que esses espíritos pelos quais André Luiz encontrou assim que chegou à Casa Transitória, esses pequenos grupos de socorristas eram espíritos ainda encarnados que até ali chegavam para receberem algum aviso, diante das suas conturbadas lutas terrenas. Muitos confrades ou não deverão estar pensando: Como receberão algum auxílio estando àquela instituição em um lugar envolto por sombras compactas. Para relembrarmos e para não haver polêmicas desnecessárias, notaremos que essa Casa – quando analisada com parcimônia – é também um hospital onde são tratados enfermos no sentido de seguirem em frente na sua convalescência espiritual. 
Nada de mais encarnados nos períodos de sono tendo merecimento, ir ao encontro dessas Casas Transitórias que se comunicam, incontestavelmente, tanto com o Abismo quanto com a Terra, não é, Caro Leitor?
Aécio Cesar
 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita