WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 505 - 26 de Fevereiro de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)
Sábado, 18 de fevereiro de 2017 às 15:17:36
Assunto: Editorial 504 – Somos todos peregrinos sobre a Terra
Li o Editorial deste último nº de "O Consolador": "Somos todos peregrinos sobre a Terra" e achei-o muito interessante. Quisera todos os países do mundo se unissem para atenderem ao apelo desses peregrinos que procuram, por misericórdia, um lugar para sobreviverem decentemente como seres humanos. Que esses refugiados fossem acolhidos como seus cidadãos, irmãos, filhos do mesmo Pai.
Quero, todavia, fazer uma ressalva: no final do 7º parágrafo: "A xenofobia...", acho que o autor cometeu um equívoco. Em vez de "explorados pelos países" aos quais..., não seria "exploradores de países aos quais...?
Um cordial abraço e que Deus continue iluminando-os ao sucesso desta excelente e instrutiva Revista.
Antonio

Resposta do Editor:

O parágrafo citado pelo leitor diz o seguinte: 

“A xenofobia não está somente no círculo daqueles que estão no poder. Ela está na base da população e, em alguns casos, chega a um nível próximo da histeria. Ignoram essas pessoas que muitos dos ex-refugiados que conseguiram direitos de cidadania e aqueles que tentam obtê-la são aqueles que, em passado não muito remoto, foram explorados pelos países aos quais hoje suplicam uma oportunidade para viver.” 

Não existe nenhum reparo a fazer no texto. O autor do editorial quis dizer que os povos hoje na condição de refugiados vivem em países que foram em passado recente ou remoto explorados por países europeus (França, Holanda e Inglaterra, entre outros), que sugaram quanto puderam as riquezas naturais (ouro, diamantes, pedras preciosas) de inúmeras nações situadas na Ásia e na África, tal como Portugal fez no período colonial com o país em que vivemos. A miséria que grassa em muitos deles advém, em muitos casos, exatamente dessa exploração.
 

 

De: Anivan Ferreira Nery (Lauro de Freitas, BA)
Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 às 10:33:04
Assunto: Assinatura da revista
Preciso fazer a assinatura desta revista de alta importância e relevância para o meu caminhar.
Anivan
 

Resposta do Editor

Como já dissemos em várias oportunidades, nossa revista não adota o sistema de assinatura, porque só circula na internet, não tem formato impresso e o acesso a ela é inteiramente gratuito, sem exigência de cadastro ou uso de senhas. Para lê-la, baixá-la ou imprimi-la, basta acessar nosso website – www.oconsolador.com
 

 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 às 17:32:03
Assunto: O clima no além-túmulo.
Que sol gostoso e maravilhoso que nos dá saúde e nos revigora! 
Irmãos, venho através desta fazer uma simples pergunta, mas que ninguém responde. Como é o clima no além-túmulo? será que se pode ou se tem ali um belo banho de sol? É dificil não pedir esclarecimento sobre um assunto tão trivial como este, mas só o Espiritismo pode esclarecer. 
Desde já muito obrigado.
Sergio Henrique
 

Resposta do Editor: 

A resposta à mensagem acima está sendo dada nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano10/505/oespiritismoresponde.html
 

 

De: Mauricio Moura (Bauru, SP)
Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 às 11:28:28
Assunto: Especial 504 - Refugiados: a força e a esperança por um fio 
Sem dúvida, o tema "refugiados" é por demais importante e ainda será objeto de muitos debates, a quem certamente enriquecerá. Contudo, é também importante analisar os fatos à luz da doutrina e dos acontecimentos. Inclusive, com os exemplos que recebemos da espiritualidade. Assim, cabe perguntar o porquê de os espíritos umbralinos tentarem entrar em “Nosso Lar” e serem impedidos quando não aceitavam as regras de convivência e, até serem convidados, quando estavam dispostos a se adequarem a elas?
Os imigrantes refugiados estão dispostos a aceitar as regras europeias? ou são refratários a elas e à cultura local, querendo mesmo, em alguns casos, impor sua cultura e hábitos que despertam temor aos que não a conhecem? Levada ao extremo, chegam a combater o anfitrião. Me desculpe, Humberto Werdine, mas enquanto o povo europeu médio não sentir segurança sobre qual será a postura de seus governos em relação a aceitação de refugiados, terão eles todo o direito de pensar o que quiserem sim!
Mauricio
 

 

De: Edson Luís (Osvaldo Cruz, SP)
Sábado, 18 de fevereiro de 2017 às 22:24
Assunto: Jornal “Caminheiros de Luz”
Em anexo, nossa edição de fev/2017 que pode ser lida também em nosso blog: http://caminheirosdaluz.wordpress.com
Ajudem, por favor, na divulgação.
Edson 
 

 

De: Flávio Matsuya Santos Suzuki (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 às 15:47:07
Assunto: Inquietante transformação histórica
A pena e condenação de sermos eternamente nós mesmos são inexistentes, somos mutáveis, e nossas personalidades são acumulativas. É a construção de nós mesmos e dos outros. O Eu transforma-se, e outros Eus confundem-se adaptando ideias, definindo assim nossa grande individualidade.
Temos o Outro em nosso Eu.
São diversas "reencarnações", existências sucessivas em uma única vida, na mesma história. É o nosso ego selvagem, belo. A transformação pela cultura, socialmente vivida, assimilada.
No processo da construção e elevação do Ser, as interações necessárias para o crescimento a ser absorvido de forma colaborativa, baseia-se na ajuda. A pureza da verdadeira intenção em potencializar a vontade de ajuda nos prepara, ao ponto de não destruirmos a sensibilidade do auxílio.
Ingênua injustiça nossa forçar o apoio dos nossos irmãos. 
Desafios da nossa existência.
Flávio 
 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 às 07:59
Assunto: Guia de Estudos da Doutrina Espírita (e-book)
Caros amigos:
Este e-book é fruto de estudos pessoais da Doutrina Espírita, em razão do qual foi elaborado o GUIA DE ESTUDOS DA DOUTRINA ESPÍRITA (GEDE), com a finalidade de:
(i) orientar a pesquisa e o estudo;
(ii) metodizar e organizar as anotações; e 
(iii) catalogar informações e textos dispersos. 
No GEDE, os assuntos componentes da estrutura doutrinária do Espiritismo foram agrupados em 13 TEMAS, divididos em 122 SUBTEMAS, nos quais se distribuem inúmeros ASSUNTOS/TÓPICOS. Muitos desses tópicos fazem a ligação do pensamento doutrinário com temas atuais da vida humana, como sociedade, família, problemas da civilização, pesquisas médicas, descobertas científicas, etc. 
Confira:
http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/5480781.pdf?1450200642
ACGuimarães
 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita