WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 507 - 12 de Março de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Maria das Graças e Silva (Brasília, DF)
Quinta-feira, 2 de março de 2017 às 16:23:02
Em O Livro dos Médiuns, cap. 25, sobre as Evocações fala-se no item 284 sobre Evocação de pessoas vivas; fiquei na dúvida. Se um espírito conhecido por sua elevação moral (por ex., Santo Antônio de Pádua) for evocado numa reunião mediúnica e já tiver reencarnado, ele atenderá a uma evocação como Santo Antônio? 
Obrigado.
Maria das Graças
 

Resposta do Editor: 

Allan Kardec tratou do tema evocação no cap. XXV d´O Livro dos Médiuns, especialmente nos itens 282 e 284. Lemos ali que o estado de encarnação pode, sim, dificultar e mesmo impedir que o Espírito evocado atenda ao nosso chamado, mas isso não significa que seja um obstáculo intransponível. Para que o fato se torne possível, é necessário, porém, que estado do corpo permita, no momento da evocação, que o Espírito se desprenda. Há na obra de Kardec alguns exemplos de evocação de Espíritos encarnados.

No caso mencionado pelo leitor, se o Espírito daquele que na Terra foi conhecido como Antônio de Pádua for evocado e atender ao chamamento, não vemos motivo para que ele não se manifeste com a personalidade do santo que nossos irmãos católicos tanto estimam.

Sobre o assunto, sugerimos à leitora que veja o texto “As evocações espíritas e suas desvantagens”, publicado na edição 101 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/101/esde.html
 

 

De: Viviane Pereira Mourão (Águas de Lindoia, SP)
Terça-feira, 7 de março de 2017 às 21:30:27
Entrei neste site e, gostei muito...
Viviane
 

 

De: Gleyse Lionda (São Paulo, SP)
Domingo, 5 de março de 2017 às 10:45:04
Queridos amigos e irmãos, venho singelamente através deste e-mail agradecer a vocês por nos presentear com este belo trabalho de divulgação da doutrina espírita. São banquetes de luz, de esclarecimento, de estudo e de consolo que chegam até nós, colaborando imensamente com o nosso desejo e esforço de crescimento espiritual.
Gostaria de saber se há como receber automaticamente as publicações semanais da página principal de vocês.
E rogo a Jesus que lhes dê forças, coragem e saúde, para que continuem por muitos e muitos anos a iluminar os quatros cantos do mundo com a luz de Jesus.
Fiquem com Ele.
Fraternalmente
Gleyse Lionda
 

Resposta do Editor: 

Agradecemos as lindas palavras contidas na mensagem acima. Esclarecemos, porém, que a única maneira de ler esta revista é acessando nosso site, visto que não temos formato impresso de nossas edições semanais.
 

 

De: D. S. (Uberaba, MG)
Sábado, 4 de março de 2017 às 07:53:34
Está correto um espírita escolher ser solteiro e ter relações sexuais com várias pessoas? Escolher duas como fixas, tendo ele sido claro que não há compromisso e esconder a existência de uma à outra? 
No meu modo de ver parece incorreto. 
D. S

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, a identidade do autor da mensagem acima. A opção pelo celibato pertence, evidentemente, ao foro íntimo de cada pessoa. Quanto às consequências úteis ou danosas de semelhante escolha, só o tempo dirá. Na vida, como diz a célebre lição evangélica, a semeadura é livre, mas a colheita é compulsória.

Sobre o assunto, sugerimos ao interessado que veja o texto “Celibato e poligamia” publicado na edição 54 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/54/esde.html
 

 

De: Luiz Guimarães Gomes de Sá (Recife, PE)
Sexta-feira, 3 de março de 2017 às 16:35
Senhores,
Sou médico e trabalhador no Centro Espírita Caminhando Para Jesus, em Recife. Estou acessando esse Site e tenho algumas matérias veiculadas em jornais de Pernambuco, inclusive por intermédio de Paulo Neto em Apologia Espírita. Assim sendo, pergunto quanto a possibilidade de veicular também nesse Site.
Muita Paz
Luiz Guimarães Gomes de Sá
 

Resposta do Editor: 

Esta revista publicará com prazer os artigos do prezado leitor. Basta encaminhá-los à Direção de Redação deste periódico por meio deste endereço: aoofilho@gmail.com
 

 

De: Inês Faria de Carvalho (Londrina, PR)
Quarta-feira, 1º de março de 2017 às 22:31:25
Assunto: Especial 504 - Refugiados: a força e a esperança por um fio 
Fico feliz em ler este texto, que analisa a questão dos refugiados sob a ótica de Jesus. Os ensinamentos do Mestre devem ser nosso norte em qualquer situação, e nem sempre nós, espíritas, temos essa clareza. 
Gostei também, e muito, do texto de Jorge Hessen sobre o comportamento nos velórios, conteúdo que veio ao encontro de minha impressão sobre a forma de agir de tanta gente em momentos como esse, que nos fere como dardos: a altura das vozes, as risadas, o completo alheamento à presença daquele que muda de plano, talvez confuso e em sofrimento. 
Inês
 

 

De: Thiago Godoy (Recife, PE)
Sexta-feira, 3 de março de 2017 às 14:52:33
É com muito pesar que recebemos a notícia da interrupção do Boletim SEI informada no seu último número publicado na última quinzena de fevereiro (http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=530) . Contando com 2.269 edições, esse boletim que desde 1957 tem difundido o conhecimento espírita no Brasil e no Mundo sempre foi portador de importantes reflexões. Destaco a coluna "Notas da Grande Imprensa" que trazia a visão espírita sobre um tema de destaque na imprensa. Deixo com sugestão à Revista O Consolador que busque reviver esta coluna neste prestigiado periódico, seja franqueando espaço para a equipe que editava aquela coluna, seja convidando nova equipe de redação para dar seguimento à proposta dela. 
Abraços fraternos.
Thiago Godoy
 

Resposta do Editor: 

Excelente a sugestão do leitor. De nossa parte, o convite ao editor daquela coluna fica desde já formalizado.
 

 

De: Sebastião Anselmo (Santa Rosa de Viterbo, SP)
Terça-feira, 7 de março de 2017 às 09:01:06
Gostaria de colaborar com artigos e crônicas de minha autoria. Como devo proceder?
Abraços.
Sebastião
 

Resposta do Editor: 

Esta revista publicará com prazer os artigos do amigo leitor. Basta encaminhá-los à Direção de Redação deste periódico por meio deste endereço: aoofilho@gmail.com
 

 

De: Roberto Sebastião Ferreira de Almeida (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 5 de março de 2017 às 15:22:12
Assunto: Jornal O Imortal
Prezado amigo.
Fiz uma assinatura do jornal “O Imortal” no ano passado e estou com uma dúvida: queria saber se já deu 12 meses para que eu possa renová-la.
Obrigado. 
Roberto
 

Resposta do Editor: 

A mensagem acima será transmitida à Direção do jornal “O Imortal”, que deverá entrar em contato com o leitor.
 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita