WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 10 - N° 507 - 12 de Março de 2017
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


 
Na edição passada, o leitor Airton Azevedo (Blumenau, SC), em mensagem datada de 24 de fevereiro de 2017, publicada na seção de Cartas, apresentou à revista duas questões. A primeira refere-se à sua dúvida sobre se os chamados chacras ou centros de forças possuem cores. A segunda diz respeito a um médium que apresenta sangramento pelo nariz, fato que se dá em algumas ocasiões durante as sessões mediúnicas e mesmo fora delas quando algum ente querido está prestes a desencarnar.

Além do que temos aprendido no Espiritismo, consultamos quatro colaboradores de nossa revista – um médium de renome nacional e três estudiosos que são também médicos em atividade. Nossa resposta sintetiza, pois, o que conseguimos reunir acerca dos dois temas.

Quanto às cores dos chamados chacras, que André Luiz prefere chamar de centros vitais, o entendimento é que podem sim irradiar cores, que são, em verdade, a exteriorização da evolução espiritual do Espírito que tenha a capacidade de projetar suas luzes com essa ou aquela tonalidade, de conformidade com o seu nível evolutivo.

No livro Entre a Terra e o Céu, cap. XXIII, há fulgurantes notas sobre cores num Espírito elevado (“como se fora o centro de milagroso arco-íris”) e o mesmo podemos ver no livro Os Mensageiros, também de André Luiz, em que há no cap. 24 nova citação das expressões luminosas em Espíritos, com as cores respectivamente consentâneas com a evolução de cada um.

Chico Xavier disse certa vez que, quando teve a visão do elevadíssimo Espírito daquela que fora a rainha Isabel de Aragão, todo o seu quarto ficou iluminado pela luz que se irradiava vinda do Espírito que o visitava.

No tocante ao sangramento, seria importante que o médium citado pelo leitor procurasse atendimento médico, visto que se trata de uma epistaxe – hemorragia nasal, geralmente com origem na mucosa nasal – que um exame clínico pode perfeitamente esclarecer. O fato não costuma oferecer perigo e deve passar com o tratamento indicado pelo especialista.


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Pergunta:



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita