JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte,
MG
(Brasil)
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Deus absoluto e incriado
é pai; e Deus relativo
e
criado é irmão
A Bíblia está cheia de
espíritos bons e maus.
Eles são chamados também
de deuses, anjos e
demônios. Mas quem são
eles? São espíritos
humanos de todos os
níveis de evolução. Os
bons são conhecidos como
anjos e os maus como
demônios. Mas os anjos
são espíritos humanos
adiantados, mensageiros,
ou enviados ao nosso
mundo. E é o que,
realmente, significa a
palavra anjo (“aggelos”
em grego, a língua
original do Novo
Testamento).
Observemos que, desde
tempos remotos, os anjos
e os demônios são
apresentados pelos
pintores e escultores
com formas humanas, o
que é certo, pois eles
são mesmo espíritos
humanos. E é por isso
que até o próprio Deus
era apresentado também,
erradamente, com forma
humana (um velho de
barbas brancas). Ao nos
referimos a Deus, nós
usamos, também
erradamente, o pronome
relativo pessoal “quem”,
que é próprio para
pessoas e não para Deus.
Para Ele, o certo é o
pronome “que”. Por isso
o espiritismo diz: “Que
é Deus?” E não “Quem é
Deus?” E quando morre
uma criança, é comum as
pessoas dizerem que se
trata de um anjinho. É
que, por analogia com
seu corpo ainda pequeno,
seu espírito é tomado
também como um anjinho.
Os demônios são tidos
também como anjos maus,
que são opostos aos
anjos bons ou espíritos
mensageiros ou enviados
ao nosso mundo,
trazendo-nos mensagens
de verdades importantes.
Dissemos que os
espíritos humanos são
também tidos como
deuses. Exemplos: “Vós
sois deuses”. (Salmo 82:
6; e João 10: 34). “Deus
tomou parte na
assembleia dos deuses e,
sentado no meio deles,
julga os deuses.” (Salmo
82: 1. Algumas traduções
trazem essa passagem no
salmo 81). E na sessão
espírita com a médium de
En-Dor, da qual
participou Saul, a
médium, referindo-se ao
espírito de Samuel, diz:
“Vejo um deus que sobe
da terra.” (1 Samuel 20:
13).
Demônio (“daimon” em
grego) significa
realmente espírito
humano, e não só na
Bíblia, mas também em
outras obras gregas
contemporâneas dela,
como as de Homero,
Heródoto, Platão etc.
Como estamos vendo, na
Bíblia, deuses, anjos e
demônios são mesmo
espíritos humanos. Mas
os teólogos antigos
fizeram com eles uma
grande confusão,
tomando-os como
espíritos de natureza
diferente da humana.
Para esses erros
contribuiu também a
mitologia.
E o próprio Deus foi
confundido com outros
espíritos. Mas a pior
confusão dos teólogos
foi transformar Jesus
Cristo em outro Deus
absoluto tal qual o Pai,
quando Jesus, como todos
nós, é um Deus relativo.
Por isso, Ele é um irmão
nosso e não Pai. Pai
nosso é só o Deus
absoluto. “Jesus é Filho
de Deus, como os homens,
que são seus irmãos.”
(João 10: 36). E “Meu
Pai, que me enviou, é
quem, por seu
Mandamento, me
prescreveu o que devo
dizer e como devo
falar.” (João 12: 49).
Jesus era mesmo Deus
relativo, pois as
pessoas O viam. Se Ele
fosse Deus absoluto,
ninguém O veria: “Nenhum
homem jamais viu a
Deus.” (João 1: 18). E
perguntaram-Lhe: “Quem
és tu?” Ele respondeu:
“Princípio, eu que vos
falo.” (João 8: 23 e
25). Mas Ele é
princípio, não porque
seja Deus, mas por ser
ministro de Deus
fundador e dirigente do
nosso Planeta Terra.
Realmente, Jesus é Deus
relativo, pois foi
criado ou gerado pelo
Deus absoluto e
incriado, Pai Dele e de
todos nós e maior, pois,
do que Jesus (João 14:
28).
E é por Jesus ser Deus
relativo e não absoluto,
que nós não O podemos
chamar de Pai, mas
apenas de irmão!