|
|
Cartas |
Ano 11 - N° 511 - 9
de Abril de 2017 |
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de
nossos leitores:
|
|
|
|
|
De: Orlando Alcassio (Aquidauana, MS)
Sábado, 1º de abril de 2017 às 00:43:25
A médium em estado de gravidez pode ou não trabalhar no intercâmbio mediúnico?
Orlando
Resposta do Editor:
O tema proposto pelo leitor já foi examinado na edição 439 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/439/oespiritismoresponde.html
Segundo Martins Peralva consignou no cap. 9 do livro Estudando a Mediunidade, não é aconselhável a participação de mulheres grávidas nos trabalhos mediúnicos a partir do 3º mês de gestação. A abstenção tem por finalidade preservar o reencarnante das vibrações pesadas do comunicante desencarnado, atendendo a que, estando a mente do filhinho intimamente associada à da futura mãe, naturalmente se associará, também, à do Espírito, já ligada à alma do médium, consoante ele demonstra graficamente na obra citada. Se o médium tivesse sempre a certeza de que a sua faculdade seria utilizada, exclusivamente, por Espíritos Superiores, a abstenção – asseverou o saudoso escritor – não seria necessária.
Chico Xavier transmitiu sobre o assunto idêntica recomendação. Adelino da Silveira perguntou-lhe: - Nos embaraços mensais, a mulher pode frequentar os trabalhos mediúnicos? Chancelada pelo Dr. Bezerra de Menezes, Chico grafou a seguinte resposta: “No caso de nossas irmãs as mulheres, tão somente nas ocasiões de gravidez, após o terceiro mês de gestação do nascituro, devem abster-se da ação mediúnica, podendo permanecer, porém, na equipe de serviço espiritual para receberem auxílio.” (In Passes, Desobsessão e Disciplina, por Adelino da Silveira.)
Há, porém, no meio espírita, quem pense de forma diferente e, portanto, favorável à participação da gestante na sessão. Pessoalmente, aliamo-nos à recomendação dada por Martins Peralva e referendada pelo Dr. Bezerra de Menezes.
|
|
|
De: Pedro Fagundes Azevedo (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 3 de abril de 2017 às 18:02:59
Assunto: Espiritismo - um jovem de 160 anos
Enquanto a maioria das religiões tem séculos de existência, o Espiritismo somente agora completa seu 160° aniversário, neste 18 de abril, que assinala a primeira edição de O Livro dos Espíritos, considerado o marco inicial do Espiritismo. Trata-se de um livro com 1.019 questões, em que Allan Kardec formulou as perguntas, e as respostas dos espíritos vieram através de numerosos médiuns, em várias datas e diferentes localidades. Primeira pergunta de Kardec: Que (que e não quem) é Deus? Resposta dos espíritos de luz: "Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas".
E por aí vai. Já nas primeiras páginas, o livro nos apresenta um Deus diferente de todos aqueles até então apresentados pelas antigas religiões ou doutrinas filosóficas. O Deus revelado pelo Espiritismo não tem nada que se assemelhe a um ser autoritário, bravo, sentado num trono a nos espiar do alto, e disposto a nos punir sempre que descumpramos suas leis. O Deus revelado pelo Espiritismo é sábio, magnânimo, bom, misericordioso e, acima de tudo, é amor. O termo Espiritismo foi cunhado pelo próprio Allan Kardec, para não confundir a nova doutrina com as muitas manifestações de mediunidade que sempre existiram.
Depois de abordar assuntos delicados como o enigma da criação, o livro nos traz à reflexão temas como a lei de causa e efeito através da reencarnação, a imortalidade do ser, a vida no além, as leis morais, penas e gozos terrestres e sua ligação com o futuro. Enfim, abrir O Livro dos Espíritos é descortinar um mundo novo, ante tantas informações que preenchem os anseios da alma e nos faz crer que a felicidade existe, sim, e que, seguindo o roteiro deixado por Jesus, é possível ser alcançada por todos. Sem esquecer que, na longa jornada da evolução, somos seres espirituais vivendo atualmente a condição humana no planeta Terra, sob as mais diversas crenças.
Pedro Fagundes Azevedo, ex-presidente por três gestões da Legião Espírita de Porto Alegre
|
|
|
De: Erika Silveira (São Paulo, SP)
Terça-feira, 4 de abril de 2017 às 09:55:25
Assunto: 15º Encontro Amigos da Boa Nova
Bom dia.
No dia 21 de abril acontecerá a 15ª edição do Encontro Amigos da Boa Nova, que abordará como tema central: Saúde, Família e Espiritismo - Como Alcançar Saúde e Paz através do conhecimento espírita.
Esse dia de grande festa, aprendizado e espiritualidade que já entrou para o calendário do público que acompanha a programação da Rádio Boa Nova, contará com palestras especiais: O médium e conferencista José Medrado, a pedagoga e escritora Heloísa Pires, o Juiz de direito e escritor José Carlos de Lucca e o escritor e palestrante Willian Sanches; a participação do comunicador Manoel Bolonha e do cantor e compositor Tavito, músico e compositor de grande sucesso no cenário da música popular brasileira, além de outras atrações musicais. A apresentação do evento será realizada pelos atores do Canal de Humor Espírita "Amigos da Luz".
Valor do convite: R$ 29,90 (Sócios) e R$ 39,90 (Não Sócios) (O Sócio poderá comprar mais 3 convites com o mesmo desconto). As cadeiras serão numeradas.
Programação:
José Carlos de Lucca (A Voz da Doença)
Mesa-Redonda com os Apresentadores da Rádio
Heloísa Pires (A mensagem espírita nas obras de Buda, Sócrates, Kardec e Jesus)
Manoel Bolonha e o cantor Tavito
Willian Sanches (Relacionamento em plenitude: com você, com o outro e com Deus)
Cia. de Dança das Casas André Luiz
José Medrado (A família e seus conflitos da atualidade)
Data: 21 d abril, das 9h às 18 horas
Local: Internacional Eventos Espaço Prisma localizado na Rua João Cavalari, 133, KM 225 Dutra (sentido Rio de Janeiro), lado oposto do Internacional Shopping
Para adquirir o convite: 11- 2458.3214 ou 2456.7109
Gratidão, abraços.
Erika Silveira
|
|
|
De: Rogério R. Pereira (Limeira, SP)
Domingo, 2 de abril de 2017 às 22:53:59
Quando uma pessoa morre por acidente, seja com carro, moto, atropelamento, ou qualquer outro tipo, este desencarne violento já estava programado? E como fica o fluido vital desta pessoa? Ela já vem com a quantidade de fluido vital até o momento do acidente?
Rogério
Resposta do Editor:
As questões propostas pelo leitor estão sendo respondidas nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde.
Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano11/511/oespiritismoresponde.html
|
|
|
De: Alcinea Meireles (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 5 de abril de 2017 às 10:12:48
Assunto: Estudo das obras de Manoel Philomeno de Miranda
Bom dia.
O livro do Manoel Philomeno de Miranda ora estudado é da mesma época do livro Painéis da Obsessão? Onde posso encontrá-lo?
Alcinea
Resposta do Editor:
O livro Sexo e Obsessão, que estudamos nesta revista, é de 2002. Painéis da Obsessão é de 1984. Ambos os livros, caso a leitora não os encontre em sua cidade, podem ser adquiridos pela Internet na Livraria Leal, neste endereço: http://www.livrarialeal.com.br/sexo-e-obsessao~432~63~17~--livros-por-espirito~------------manoel-p.-miranda-
|
|
|
De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Quarta-feira, 29 de março de 2017 às 16:18
Assunto: Palestras espíritas
Caros amigos:
Nessas últimas semanas, fiz 3 palestras em sequência, com temas afins, cujos links, contendo RESUMO DIDÁTICO, APRESENTAÇÃO PPT, BIBLIOGRAFIA, vão abaixo.
1) http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=5911030
EVANGELHO E ESPIRITISMO (37) - Cuidar da sensibilidade - Vigiai e orai!
2) http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=5946984
EVANGELHO E ESPIRITISMO (38) - Escolhas Psíquicas Equilibradas
3) http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=5954127
EVANGELHO E ESPIRITISMO (39) - PENSAMENTO E VONTADE - Ação do pensamento sobre os fluidos.
São temas especialmente úteis à orientação de filhos e jovens.
Agradeço se puderem divulgar para sua rede de amigos espíritas ou que tenham simpatia pela doutrina espírita.
Abraços,
Guimarães
|
|
|
De: Grupo Marcos (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 31 de março de 2017 às 12:06
Assunto: PodSim 107 – O desencarne de Kardec
Sr. Diretor:
No PodSim 107 comentamos o discurso do senhor E. Müller diante do túmulo de Kardec, ocasião em que descreve a personalidade de Kardec, atendendo ao pedido de Amélie Gabrielle Boudet, esposa de Allan Kardec.
É uma homenagem tocante que vale a pena conhecer.
Grupo Marcos
|
|
|
De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)
Quinta-feira, 30 de março de 2017 às 15:29
Assunto: Descanso construtivo
Haveria este descanso para aqueles que doaram seu tempo na Terra, para pregar e ao mesmo tempo praticar os ensinamentos do Mestre Jesus? Com todo o merecimento reconhecido, sim. É o caso aqui de Dimas, de Fábio, de Albina, de Cavalcante e de Adelaide, espíritos abnegados visitados por André Luiz e o Assistente Jerônimo, narrado no livro: “Obreiros da Vida Eterna”, pelo lápis do médium Chico Xavier. Esse assistente, por sua vez, disse a André que visitariam todos os interessados e os reuniriam em espírito, na Casa Transitória para os assistirem em suas futuras desencarnações.
André Luiz nos revela que tanto ele quanto o seu assistente fizeram a viagem da casa de Dimas à cidade do Rio de Janeiro através da volitação. Reconhecemos aqui que este meio de locomoção ainda se encontra restrito ao mundo humano como também para muitos espíritos desencarnados. Segundo o ex-médico: “ ... entre os encarnados, fala-se muitas vezes da possibilidade da criação do aparelho de voo individual;”. Devemos analisar aqui que o corpo espiritual ou perispírito comparado com o corpo físico, a densidade entre um e outro é estupenda. Diferentemente da esfera em que este corpo se encontra mais quintessenciado, difícil será encontrar um corpo físico varando este espaço apenas com a força do pensamento reconhecendo aqui todas as suas limitações. Para cada plano existem corpos que se adequam à sua densidade atmosférica.
Um ponto crucial que acredito iria minimizar e muito a despedida de nossos afetos é o de preparar a família quando a partida para a pátria espiritual é iminente para todos. Observamos que a maioria dos lares não tem ou simplesmente se faz proibido qualquer menção sobre a morte. É compreensível que ela sempre foi odiada e mal quista entre os humanos. Mas, com a Doutrina Espírita esta ausência se tornou em esperança porque reconhecemos que este intervalo é pequeno demais diante da Vida Eterna. Nosso consolo é que iremos reencontrar, sim, com os nossos amigos e familiares em plano análogo ao da Terra, embora nosso espírito esteja mais receptivo com as energias, nele, mais saturadas. Por isso quando deixamos o corpo inerte e frio na sepultura, o espírito livre de suas vestes carnais se ingressa em outro plano em que o seu novo perispírito se adequou à sua nova vivência espiritual.
Seguindo o meu raciocínio até então, o espírito passa a conviver em uma nova esfera, mas trazendo da Terra todos os seus infortúnios, seus vícios como também suas poucas virtudes. Inerente em saciar os seus maus hábitos procurará, desta feita, todos os meios que lhe venham satisfazê-los. Daí a facilidade de muitos espíritos subjugarem homens invigilantes, tornando-os marionetes em suas mãos. Vence aqui o que tem mais força mental. É a Lei da Afinidade, nua e crua.
Concorda comigo, Amigo Leitor?
Aécio César
|
|
|
Voltar à página anterior |
|
|
|
|
|