WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Questões Vernáculas
Ano 11 - N° 511 - 9 de Abril de 2017
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 

 

Alguém nos fez duas perguntas relacionadas com um produto que é excelente como coadjuvante no tratamento da gripe e da dor de garganta.

Referimo-nos ao vocábulo própolis.

Eis as perguntas:

a) qual é o significado exato da palavra própolis?

b) qual o seu gênero: feminino ou masculino?

Própolis, tanto quanto sua variante própole, designa a substância resinosa obtida pelas abelhas mediante a colheita de resinas da flora da região e alterada pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, o sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica. Trata-se de uma matéria viscosa e aromática produzida pelas abelhas e por elas empregada, por exemplo, para calafetar os cortiços e os proteger.

As propriedades antibióticas e fungicidas dessa substância já eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos.

Gramaticalmente falando, própolis é classificado como substantivo feminino ou masculino de dois números. Desse modo, tanto podemos dizer “o própolis” como “a própolis”, “um própolis” ou “dois própolis”.

Registre-se, no entanto, que o emprego de própolis como substantivo feminino é mais frequente nos países que adotam o idioma português, sendo também significativo seu uso como substantivo masculino. É essa flutuação de gênero que justifica a classificação de própolis como substantivo feminino ou masculino de dois números, que podemos aferir consultando o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario?sid=23 – e o excelente  Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - https://www.priberam.pt/

Na Wikipédia é possível obter outras informações importantes sobre o própolis e seu uso medicinal. Eis o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita