WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 56 - 18 de Maio de 2008

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

 

Não consegui passar no teste


O leitor Carlos Rosa telefonou-me perguntando se eu havia passado no teste para medir o grau de espiritualidade, apresentado por mim em artigo anterior. Respondi-lhe que ao fazer minha auto-avaliação, sinceramente concluí que preciso melhorar muito, mas muito mesmo, espiritualmente, para me considerar um Espírito elevado.  

Porém, como expliquei no final daquele teste, caso a pessoa não alcançasse uma boa nota, deveria continuar fazendo força para melhorar-se; é o que continuo fazendo, meu amigo Carlos, isto é, procurando ser melhor a cada dia na busca da minha auto-iluminação, com vistas a atingir a meta traçada por Jesus: “sede perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito”. 

Agora, Carlos, acredito que a maior dificuldade para evoluirmos moralmente está no desconhecimento do que somos na realidade. Neste sentido, o filósofo grego Sócrates enunciou com muita sabedoria: “Homem, conhece-te a ti mesmo!”, que é a chave do progresso individual, como ensina a questão 919, de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. 

Um exemplo a ser destacado é o de Maria Madalena, que levava uma vida de prazeres e teve a coragem de se modificar, ao dar-se conta da sua realidade moral ouvindo as pregações de Jesus. Ela, em razão disso, resolveu certo dia procurar Jesus na residência de Simão Pedro. Ao ser recebida com um grande sorriso pelo Cristo, dirigiu-se a Ele com muita emoção, dizendo: “Minha existência, como todos os prazeres, tem sido estéril e amargurada. Desejava ser uma das vossas ovelhas, mas será que Deus me aceitaria?”. 

Jesus fitou-a enternecido e respondeu: “Maria, levanta os olhos para o céu e regozija-te no caminho, porque escutaste a Boa Nova do Reino e Deus te abençoa as alegrias! Acaso poderias pensar que alguém no mundo estivesse condenado ao pecado eterno? Filha, o amor cobre a multidão de pecados”.  

Assim sendo, prezado Carlos, como em uma única existência na Terra é impossível conquistarmos a perfeição, fiquemos tranqüilos, pois, um dia, todos nós iremos alcançá-la, através das reencarnações nos diversos mundos habitados no Universo. 


GERSON SIMÕES MONTEIRO é presidente da Fundação Cristã-Espírita Paulo de Tarso, do Rio de Janeiro, RJ, e diretor da Rádio Rio de Janeiro.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita