WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Esperanto em destaque
Ano 2 - N° 58 - 1° de Junho de 2008

FABIANO HENRIQUE
fabhenrique@bol.com.br
Niterói, Rio de Janeiro (Brasil)
  

Revelação do Programa Raul Gil cantou com a bandeira do esperanto

 

O cantor André Leono fez uma apresentação especial no último sábado. Quem foi à Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, pôde assistir a um fato raro no meio artístico brasileiro. Durante o espetáculo, Leono desfraldou a bandeira do esperanto e teceu breve comentário sobre a importância do aprendizado do idioma. O público o aplaudiu de pé. André Leono   é   filho   do  esperantista  Aurélio

Pinto, diretor do Esperanto-grupo Amadeu Ferretti. Em 2001 participou pela primeira vez do Programa Raul Gil. Em 2002, lançou o CD A Conquista, tendo sido premiado com o Disco de Ouro por alcançar a marca de 100 mil cópias vendidas. A equipe do Projeto Esperanto para o Público esteve presente no local para auxiliar na divulgação do idioma.


Nem terremoto abala a solidariedade esperantista

 

Os terremotos que devastaram o interior da China despertaram a solidariedade do movimento esperantista. Mensagens de apoio, escritas por samideanos de vários pontos do mundo, são enviadas, a cada dia, aos sobreviventes da catástrofe. Um grupo de esperantistas chineses decidiu construir uma escola, à qual se dará o nome de “Espero”, que em português significa “Esperança”. Para recolher as contribuições criou-se uma conta junto à Associação Universal de Esperanto. Mensagens de condolências devem ser enviadas ao endereço tertremo@yahoo.cn.

 

Alemães promovem congresso nacional de esperanto

 

Terminou no dia 12 de maio o 85º Congresso Alemão de Esperanto. O evento aconteceu na cidade de Essen, localizada na Renânia do Norte-Vestfália. Cerca de cem pessoas compareceram; muitas provinham de países como Áustria, Holanda e República Checa. Uma das mais concorridas palestras foi proferida pelo holandês Ziko van Dijk. O tema da preleção foi o centenário da Associação Universal de Esperanto. Ao final dos trabalhos, decidiu-se que o congresso do próximo ano terá lugar na cidade de Herzberg.

 

Cantora lançará CD na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

 

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas divulgou a agenda de atividades da semana. Amanhã, quarta-feira (28/05), acontece mais uma reunião do Clube de Conversação, coordenado pelo professor Jair Salles. Na sexta-feira (30/05), ocorrerá a festa dos aniversariantes do mês. Na ocasião, a cantora Dirce Salles irá apresentar os sucessos de seu mais novo CD. Ambos os eventos terão início às 18h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Ex-república soviética discute o jornalismo esperantista

 

Começou ontem (26/05) e vai até a próxima sexta-feira o Congresso Mundial de Jornalistas Esperantistas. O palco do conclave é a cidade de Vilnius, capital da ex-república soviética da Lituânia. O tema central é Comunicação internacional entre culturas: o jornalismo e o esperanto. A organização está a cargo da Liga Lituana de Esperanto e da Associação Mundial de Jornalistas Esperantistas. O evento faz parte do contexto do Ano Internacional das Línguas.

 

Chineses discutem o uso do esperanto para a reconstrução da sociedade

 

Em meio a um clima de comoção nacional, terminou no último domingo, dia 25 de maio, o 5º Congresso de Esperanto do Nordeste da China. As atividades ocorreram na cidade de Harbin. Não por acaso, o tema do evento foi “Esperanto para a construção de uma sociedade harmônica”. Segundo a revista El Popola Chinio, tomaram parte no encontro mais de 130 esperantistas, alguns provenientes de países como Rússia, Coréia, Canadá e Mongólia.  

Espiritismo e Esperanto em Londres: alargando horizontes

A BUSS (British Union of Spiritist Societies), sediada em Londres, promoverá o curso básico para o aprendizado do Esperanto, com início em 5 de Junho, às 19 horas, na sede da BUSS, situada na Oxford House, 1o andar, sala 9.  Já estão encerradas as inscrições para a primeira turma. Serão 16 semanas de aula, em seguida a revisão e avaliação do curso. Serão utilizados como fonte de ensino alguns dos materiais gratuitos da Esperanto Asocio de Britio e material de áudio e vídeo do Lar Fabiano de Cristo. Será uma primeira experiência, dado que houve interesse em espíritas de Londres para que possam, no futuro, visitar os espíritas amigos de Estônia, Hungria, Polônia, Rep. Checa, promovendo o intercâmbio da informação espírita.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita