WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Brasil
Ano 2 - N° 74 - 21 de Setembro de 2008

CLAUDIA ROJAS
claudia@oconsolador.com.br
Curitiba, Paraná (Brasil)

 

Encontro com Divaldo Franco  reúne 503 pessoas no
litoral da Bahia

Além dos que residem na Bahia, participaram do evento espíritas procedentes de três países estrangeiros – Alemanha, Áustria
e Suíça - e de quinze Estados brasileiros. O tema do
encontro foi “A Mensagem do Amor Imortal”
 

Os raios de sol que principiavam a despontar na amena manhã do último dia 5, em Salvador, além de levar luz e calor ao recolhido bairro do Pau da Lima, onde se localizam a Mansão do Caminho e o Centro Espírita Caminho da Redenção, levavam também ao local confrades de diversas regiões do Brasil e do exterior, participantes de mais uma edição do Encontro Fraterno com o orador espírita Divaldo Pereira Franco (fotos).

O Encontro realizou-se no período de 5 a 7 de setembro, na praia de Guarajuba, próxima a Salvador, porém os dias que o antecederam já davam o indicativo dos momentos de contentamento e paz que seriam desfrutados. Assim, era possível encontrar espíritas de diversos Estados que, antecipando sua chegada à Bahia, dirigiam-se a Salvador a fim de conhecer melhor as atividades do Centro Espírita Caminho da Redenção, entidade promotora do evento, e da Mansão do Caminho, instituição que se tornou admirável complexo educacional que atende diariamente a mais de 3.500 pessoas, entre crianças e jovens carentes. Os visitantes ficaram surpreendidos com a magnitude da organização e sua equipe, cuja grandeza é refletida na obra. 

O tema do encontro foi tratado sob diversos aspectos 

Já na manhã do dia 5, os 503 participantes do evento, procedentes de três países da Europa – Alemanha, Áustria e Suíça – e de 15 Estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, além da Bahia – começaram a desembarcar no Hotel Vila Galé Marés, na praia de Guarajuba, onde o evento foi realizado.

Depois de se acomodarem no hotel, foi-lhes propiciado assistirem ao vídeo produzido e lançado este ano pela Versátil Vídeo Spirite, acerca da vida de Divaldo, com rico conteúdo para registro histórico da propagação do Espiritismo, no Brasil e no Exterior.

O tema do Encontro, “A Mensagem do Amor Imortal” foi tratado por Divaldo sob diversos aspectos durante os vários momentos de estudo, sendo recordadas, na noite de abertura, passagens de Jesus e seus apóstolos e o posicionamento revolucionário de Joseph Ernest Renan, filósofo, filólogo e historiador francês, registrado em seus livros acerca do Cristianismo e citado por Allan Kardec na Revista Espírita, ao apresentar alguns pontos coincidentes com a Doutrina Espírita. 

É tênue a fronteira entre loucura e obsessão

No sábado pela manhã discorreu sobre os transtornos psíquicos e obsessivos, traçando um histórico sobre a evolução de seu estudo pela ciência e o enfoque espírita sobre a questão, a fronteira tênue entre loucura e obsessão, destacando que o cérebro, sob pressão de ondas mentais vigorosas, pode desarticular-se, seguindo-se a perturbação fisiológica, do mesmo modo que a perturbação fisiológica facilita a obsessão.

No mesmo dia, no período da tarde, respondeu aos questionamentos formulados pelos participantes acerca do tema tratado de manhã, esclarecendo e aprofundando conceitos, recordando a constante necessidade de vigilância.

No domingo,  dia  7, foi narrada a história

de Paulo Scott, jovem que por volta do ano de 1938 desenvolveu a hanseníase, sofreu o preconceito da sociedade e da própria família mesmo depois de curado, emocionando a todos com sua trajetória de superação. Após um exercício de visualização terapêutica conduzido por Divaldo com os participantes, foi encerrado o Encontro, seguido de abraços demorados entre os novos e antigos amigos ali encontrados e o desejo de um breve reencontro.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita