WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 93 - 8 de Fevereiro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Geraldo Silveira (Juiz de Fora, MG)
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009, às 11:34
Acabei de assistir na Natgeo a um programa sobre Marte, planeta em que até hoje não se constataram vestígios de vida. Desta forma, pergunto: Como conciliar as informações espíritas com as informações científicas?
Geraldo
 

Resposta do Editor: 

Já tratamos deste assunto nesta revista, na seção O Espiritismo responde da edição 54, de 4/5/2008, em que dissemos que as informações relacionadas com as condições de vida e a natureza dos habitantes dos diferentes planetas não constituem assunto pertinente à Doutrina Espírita, visto que lhes faltam o critério da universalidade do ensino e a possibilidade de comprovação. Como sabemos, no âmbito da Ciência, as opiniões relativas à existência ou não de vida em outros mundos são divergentes. Há cientistas que crêem nessa possibilidade, mas a maioria pensa de forma diferente. Devemos entender, pois, como opiniões pessoais ou como revelações singulares o que Kardec e os Espíritos escreveram sobre Marte. O consenso universal, ou seja, a concordância entre as várias comunicações obtidas por meio de médiuns diversos em diferentes lugares, é um dos critérios que definem se determinado ensinamento de natureza mediúnica faz parte ou não da Doutrina Espírita. Em O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item II, Kardec trata com clareza desse assunto. Ora, havendo divergências tão claras como as aqui citadas, o tema foge ao arcabouço da Doutrina Espírita e, por isso, não deveria merecer maior atenção por parte dos espíritas. Ademais, compete à Ciência tratar das questões de natureza científica, nas quais se inserem as pesquisas e os estudos astronômicos. 

 

De: Regina Grossi (Ubá, MG)
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009, às 22:31:51
Gostaria de saber o que é efluviografia, pois estou estudando mas não estou compreendendo bem. Desde já agradeço.
Regina
 

Resposta do Editor: 

Segundo cientistas russos, existe um modelo organizador energético que preside à formação do corpo físico e que por isso auxilia na sua regeneração quando ocorre uma disfunção. O halo de energia ou aura varia de cor, tamanho, formato e aspecto, conforme as diferenças emocionais e de acordo com o estado de saúde no momento. Nos seres vivos a aura é vibrante, dinâmica e mutável, enquanto que nos minerais é estável e imutável. Somente foi possível comprovar de forma objetiva a existência da aura a partir das pesquisas de Semyon Davidovitch Kirlian, que inventou uma máquina com a capacidade de fotografar essa energia. Dá-se o nome de foto Kirlian, eletrofotografia ou ainda efluviografia a esse registro fotográfico.

 


De: Paula Costa (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 27 de janeiro de 2009, às 16:59:21
Gostaria de saber se os espíritas acreditam na Bíblia.
Obrigada.
Paula
 

Resposta do Editor: 

Para responder à pergunta da leitora, basta que lembremos o que Herculano Pires escreveu na Introdução ao Livro dos Espíritos (O Livro dos Espíritos, LAKE, 3ª. edição, abril de 1966, págs. 11 e 12), ou seja, que a Bíblia é a codificação da primeira revelação cristã, o Espiritismo, a codificação da terceira revelação, e o Evangelho representa a segunda, "a que brilha no centro da tríade dessas revelações", tendo na figura do Cristo o sol que ilumina as duas outras, uma como que "intervenção direta do Alto para a reorientação do pensamento terreno".
Sugerimos também que a leitora leia o texto intitulado “Jesus e o Terceiro Milênio” constante do link  Estudos Espíritas desta revista, o qual pode ser acessado no endereço abaixo:                  
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/temasdiversos/jesuseoterceiromilenio.doc 

 


De: Rejane R. Chaves (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2009,  às 04:48:46
Gostaria de agradecer a existência de vocês, e pedir que me enviem se for possível artigos doutrinários e complementares. Sou médium atuante de um centro espírita em Porto Alegre. Chama-se Círculo da Luz. Eu leio muito e sempre quero saber novidades. É claro que quero aprender com segurança, por isso não leio qualquer coisa. Mas sempre que posso visito vocês pelo site.
Um abraço.
Rejane

Resposta do Editor:

Nossa revista não tem por norma enviar artigos ou matérias doutrinárias a ninguém, mas os disponibiliza no site, quer em suas edições semanais, quer no link  Estudos Espíritas, que apresenta estudos interessantes, muitos deles pertinentes à prática da mediunidade. Basta acessar o link citado e conferir na lista de Temas Diversos. 

 


De: Elias Leandro (Camocim de São Félix, PE)
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009, às 16:34
Olá, estou passando por um tratamento espiritual, e preciso fazer uma cirurgia espiritual. Pois depois que comecei a fazer o tratamento e frequentar o centro espírita obtive melhorias. Fiz muitos exames em hospitais mas não acusou nada; porém ainda sinto sensações estranhas no meu estômago.
Como faço pra fazer a inscrição para fazer a cirurgia?
Obrigado pela atenção e a paz esteja sobre nós, que assim seja.
Elias

Resposta do Editor:

Sugerimos ao leitor procurar orientação no próprio centro espírita que frequenta, ou na Federação Espírita de Pernambuco. Como estamos sediados no Sul do Brasil, não temos endereços de centros espíritas situados no Nordeste que realizem esse tipo de tratamento.

 


De: Leila C. F. de Jesus (Itabaiana, SE)
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009, às 10:52:50
Na sala de passe sempre ficam algumas pessoas sentadas, dando sustentação. A função dessas pessoas é fazer orações, não é?
Leila

Resposta do Editor:

As pessoas que participam da sustentação do trabalho de passes valem-se da oração e da vibração para ajudar na harmonia do ambiente, visto que a manutenção vibratória em alto nível é fundamental à ação dos protetores espirituais que dirigem esse serviço. 

 

De: Claudia Dias Farias (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009, às 12:55:32
Gostaria de primeiro agradecer pelo trabalhos de vocês na TV,  pois foi em vários dias que encontrei o conforto para minha vida. Vivo orando e pedindo a Deus a libertação do meu filho do álcool e das drogas. São anos nessa luta, mas agora sinto até uma certa melhora porque ele vive com a mulher dele e a filha, embora continue ainda se drogando ou bebendo. Por isso peço aos irmãos que me ajudem em oração por ele também, porque eu continuo aqui orando sempre e assistindo à programação ou via internet. Não desisto nunca do meu filho e nem da fé que tenho em Deus.
Um abraço e obrigado por tudo.
Claudia

 

De: Silvia... (Viamão, RS)
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009, às 14:51:19
O meu marido sofreu um desequilíbrio emocional, que afetou toda a família. Ele frequenta uma casa, inclusive palestras, porém não quis fazer o tratamento no local. Fez em outra. Isto gerou constrangimentos entre os membros, que não entenderam os motivos para essa atitude. O que ele fez foi errado ou não? O clima está pesado e ele ficou chateado com a situação.
Aguardo uma orientação de qual deve ser a nossa postura.
Silvia

Resposta do Editor:

A conduta que sugerimos é dar continuidade ao trabalho e aos estudos, seja em que centro espírita for. A pior decisão em casos assim é afastar-se. Como sabemos, a dedicação à causa do bem, em qualquer denominação religiosa, é sempre cheia de óbices e dificuldades, mas devemos superar tudo isso e jamais desanimar.  

 

De: Alessandra Cristina de Faria Baccaro (Araras, SP)
Sábado, 31 de janeiro de 2009, às 21:17:48
Olá, quero lhes parabenizar pela página na net. Estou iniciando meus estudos mas já estou tendo sérios problemas por causa de minha curiosidade e o que eu estou aprendendo. Acho que os espíritos que me rodeiam não estão gostando. Estou precisando de ajuda. Estou com problemas de saúde e os médicos não sabem o que é.
Obrigada.
Alessandra

Nota do Editor:

Por intermédio do confrade Orson Peter Carrara, já fizemos contato com a leitora, a quem foi dada a orientação necessária.

 

De: João Carlos Curty Alves (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009, às 23:28:30
Entrei no site da revista por acaso, como espírita, pesquisando download gratuito de livros espíritas e encontrei esta revista, com a qual estou encantado. Pergunto: a partir do e-mail aqui informado, os senhores me colocam em uma lista e a cada edição eu passo a recebê-la ou periodicamente terei que entrar no site para ler o seu conteúdo?Agradecendo desde já e na certeza de que a paz do nosso Mestre Jesus reinará eternamente conosco, subscrevo-me, atenciosamente
João Carlos

Resposta do Editor:

Já esclarecemos ao leitor que nossa revista não envia matérias ou e-mails a ninguém. Para lê-la é preciso que o leitor acesse o site www.oconsolador.com, que pode também, caso queira, ser por ele indicado como página inicial nas opções da internet.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita