De: Horacio Dinalo (Mountain View, Califórnia, EUA)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 02:25:29
Bons amigos,
Faço parte de um grupo de estudo e tenho algumas dúvidas que estou tendo dificuldades de encontrar respostas:
1 - Qual a diferença entre o Princípio Vital e o Fluido Vital?
2 - Com a morte através do suicídio, pode acontecer de o principio vital voltar imediatamente para o todo e o fluido vital ficar impregnado no corpo?
3 - Se o fluido vital ainda fica no corpo, qual a influência deste no corpo perispiritual?
4 - O suicida fica preso pelo tempo que deveria viver se não tivesse cometido o suicídio?
Muito obrigado e que os bons espíritos estejam com vocês.
Horacio Dinalo
Resposta do Editor:
Conforme as questões 60 a 67 d´O Livro dos Espíritos, o princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos, comum a todos os seres vivos, desde as plantas até os homens. Esse princípio reside no fluido universal. É dele que o Espírito extrai o envoltório semimaterial que constitui seu perispírito e é por meio desse fluido que atua sobre a matéria. Sua união com a matéria causa a animalização, ou seja, é ele que dá vida à matéria e tem por fonte o fluido vital. Quando os seres orgânicos morrem, sua matéria se decompõe indo formar outros organismos, mas o princípio vital retorna à massa de onde saiu.
Na Introdução e nas questões 68 a 70 da mesma obra, lemos que o fluido vital é o mesmo que fluido elétrico animalizado, fluido magnético ou fluido nervoso. A quantidade de fluido vital não é fator absoluto para todos os seres orgânicos, pois varia segundo as espécies, e também não é fator constante, seja no mesmo indivíduo, seja nos indivíduos da mesma espécie. Existem alguns que são, por assim dizer, saturados, enquanto outros dispõem apenas de uma quantidade suficiente; daí para alguns a vida ser mais ativa, mais vibrante e, de certo modo, superabundante. A quantidade de fluido vital se esgota e pode vir a ser insuficiente para manter a vida, se não for renovado pela absorção e assimilação das substâncias que o contêm. O fluido vital se transmite de um indivíduo para o outro. Aquele que tem o bastante pode dá-lo àquele que tem pouco e, em certos casos, restabelecer a vida prestes a se apagar.
Sobre o que ocorre com o fluido vital em decorrência da morte de uma pessoa, sugerimos ao leitor que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 59 desta revista, que pode ser acessado por meio deste link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/59/oespiritismoresponde.html.
Com relação ao suicídio, a questão 957 d´O Livro dos Espíritos esclarece que suas consequências são muito diversas: não há penas fixadas e, em todos os casos, são sempre relativas às causas que o provocaram. Mas uma consequência à qual o suicida não pode fugir é o desapontamento. A observação mostra que há algumas consequências que são comuns a todos os casos de morte violenta. Primeiro, a persistência mais prolongada e mais tenaz do laço que une o Espírito ao corpo. Segundo, a prolongação da perturbação espírita, seguida da ilusão que, durante um tempo mais ou menos longo, faz o Espírito crer que ainda está entre o número dos vivos. A afinidade que persiste entre o Espírito e o corpo produz em alguns suicidas uma espécie de repercussão do estado do corpo sobre o Espírito, que sente assim os efeitos da decomposição e experimenta uma sensação plena de angústias e de horror – e esse estado pode persistir tanto tempo quanto deveria durar a vida que interromperam. Mas esse efeito não é geral. |
|
|
De: Eleandro Severgnini (Ijuí, RS)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 09:42:46
Não consigo dormir de noite, mas ouço pancadas. Estou estudando o Livro dos Médiuns.
Tenho dúvidas.
Eleandro
Resposta do Editor:
O sono não é, como alguns pensam, uma perda de tempo. Necessário ao refazimento das forças físicas, ele atende também a uma finalidade importante e pode até tornar-se produtivo. É importante, pois, preservar esse período que dedicamos ao repouso corpóreo. É bom lembrar que a alma não dorme, somente o corpo físico é que repousa; por isso, os distúrbios do sono, quando não produzidos por enfermidades, podem ser prevenidos com um bom preparo antes de nos deitarmos. Uma boa leitura, uma prece feita minutos antes e o pedido ao protetor espiritual que nos leve à participação em atividades nobres ajudarão muito nesse propósito.
|
|
|
De: Claudia Leal (Ribeirão Preto, SP)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 13:11:16
Gostaria de receber dicas de leitura específica sobre zoantropia. Estou estudando o capítulo 23 de "Nos Domínios da Mediunidade".
Onde mais posso encontrar informações sobre esse assunto?
Obrigada!
Claudia
Resposta do Editor:
Define-se zoantropia [do latim zo(o)- + antrop(o) + -ia] como sendo uma perturbação mental em que o enfermo se acredita convertido num animal, sendo também aplicável o termo à metamorfose perispirítica, através de processo de indução hipnótica, em que o Espírito desencarnado, ainda inferiorizado, ganha a forma animalesca. Licantropia [do grego lykanthropía] é uma das formas de zoantropia, na qual o enfermo se julga transformado em lobo ou a metamorfose perispirítica levou-o a essa forma animal.
O assunto é tratado nas seguintes obras espíritas: Nos Domínios da Mediunidade, cap. 23, e Libertação, cap. V, ambas de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier; Nos Bastidores da Obsessão, cap. 3 e 6; Nas Fronteiras da Loucura, cap. 27 e 28; Painéis da Obsessão, cap. 18, e Loucura e Obsessão, cap. 8, todas estas de Manoel Philomeno de Miranda, psicografadas por Divaldo Franco.
Sobre o assunto sugerimos à leitora que leia o texto publicado na edição 89 desta revista, que pode ser acessado por meio do seguinte link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/89/esde.html. |
|
|
De: Rosilene Magalhães Soares (Salvador, BA)
Terça-feira, 18 de agosto de 2009, às 18:57:01
Amo de paixão essa doutrina linda, e é com muito carinho e esmero que digito estas poucas linhas em forma de agradecimento.
Muito obrigada.
Rosilene |
|
|
|
De: Fátima Lopes (Santos, SP)
Quinta-feira, 20 de agosto de 2009, às 23:52:52
Boa noite!! Gostaria de saber os horários das palestras em Santos e se há escola mediúnica na cidade.
Aguardo resposta.
Fátima
Resposta do Editor:
Não temos a informação solicitada pela leitora, mas o link abaixo vai ajudá-la a localizar as instituições espíritas situadas em Santos e respectivos endereços:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/ |
|
|
De: Izonete Pereira (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 22 de agosto de 2009, às 11:21:20
Por misericórdia, orem para o meu pai; que seus movimentos motores voltem para que possa mexer o corpo, sentar, levantar, andar, virar na cama e que seu cérebro volte a dar comando ao corpo.
Obrigada.
Izonete
Resposta do Editor:
Para pedido de preces, assistência e socorro espiritual, sugerimos à leitora que procure uma instituição espírita próxima de sua casa. O link abaixo vai ajudá-la a encontrar essa instituição:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/ |
|
|
De: Antonio Filippo (São Paulo, SP)
Sábado, 22 de agosto de 2009, às 19:00:41
Gostaria de fazer uma pergunta ao nosso irmão Raul Teixeira, se estou transgredindo a lei espiritual no caso de atender em nossa Casa espírita irmãos necessitados, dando-lhes a fortificação mediante a incorporação (psicofonia) individualmente.
Deus o Ilumine. Aguardo orientação.
Grato.
Antonio
Resposta do Editor:
As perguntas direcionadas ao confrade Raul Teixeira devem ser encaminhadas diretamente a ele. Eis o site mantido pelo conhecido orador: http://www.raulteixeira.com/. |
|
|
De: USE Regional de Jaú (Jaú, SP)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009, à 00:18
Caro irmão:
Você procura informação consistente? Informação com dinamismo, beleza e entusiasmo? Pois visite os sites que abaixo relacionamos. Produzidos pelo amigo Rogério Carrera, do Rio de Janeiro-RJ, os sites transmitem notícias e mantém conteúdo para pesquisa. Em constante atualização, ali estão reunidas entrevistas, biografias, artigos, personalidades, entre outros importantes itens. Mas você precisa “navegar” para ir descobrindo o tesouro de informações ali reunido.
O dado marcante dos sites é o carinho que se percebe com a divulgação espírita nas mãos do habilidoso amigo, que a cada dia se supera nos detalhes e no capricho com os sites. Apenas para citar um exemplo, acesse a programação do centenário do Centro Espírita Verdade e Luz, de Jaú. Ou, se preferir, acesse Notícias para verificar o dinamismo da informação, com datas, cidades e eventos. Visite também, por exemplo, o link do Projeto Imagem. Outra surpresa... se você pesquisar na biografia do autor. Tudo direcionado para divulgar o Espiritismo. O avanço da informação virtual permitiu isso e o trabalho feito por Rogério tem surpreendido a todos nós, exatamente pelo carinho dos detalhes. Não deixe de visitar e “navegar” bastante. Você se surpreenderá!
Os sites são: www.useregionaljau.com.br e www.centroespiritafxs.com.br
USE Regional de Jaú |
|
|
De: Grupo Espírita Seara do Mestre (Santo Ângelo, RS)
Domingo, 23 de agosto de 2009, às 15:48
Queridos irmãos,
Conheçam o CD com Canções Espíritas "Na Busca da Essência". A busca da essência espiritual é necessidade urgente e desafiadora. O projeto "Na Busca da Essência" vem, em forma de música, conduzir o indivíduo na direção proposta pelo ideal espírita. Nascido por iniciativa de Jonas Demeneghi e Liamara Nascimento, o projeto busca, além da essência, a captação de recursos para as obras do Grupo Espírita Seara do Mestre, de Santo Ângelo-RS. A maioria das canções que integram este CD nasceram com a finalidade de complementar e sensibilizar o público nas exposições doutrinárias realizadas por Jonas Demeneghi. Atendendo aos convites para que este trabalho se concretizasse, outras canções surgiram. O resultado está aí... Que ele possa contribuir para a sua Busca da Essência...
Para adquirir o CD clique no link http://www.searadomestre.com.br/essenciavenda.htm
ou envie um e-mail para: searaespirita@searadomestre.com.br./
Abraços fraternos,
Irmãos do G. E. Seara do Mestre |
|
|
De: Celina De F.G. Ferrell (Querência, MT)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009, às 13:30:25
Por gentileza, vocês possuem imagens e/ou slides que mostram o processo desencarnatório?
Celina
Resposta do Editor:
Não. Quem possui imagens sobre o tema é nosso confrade Richard Simonetti, de Bauru (SP). |
|
|
De: Luiz Ernesto M. A. Leitão (Ananindeua, PA)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2009, às 13:36:35
Venho através deste e-mail comunicar a minha surpresa ao ler um livro do médium Carlos A. Baccelli atribuído a Chico Xavier. Gosto muito de ler os livros do espírito Odilon Fernandes que vêm através desse médium, são livros coerentes, que apresentam valores construtivos no labor mediúnico.
Entretanto, ao ler o livro "O Espírito de Chico Xavier" tive um susto. Não acredito que "nossa alma querida" tenha se comunicado através daquela obra. Entretanto, rogo o amparo da providência divina para o médium, que é trabalhador da Seara e deve ajudar a muitos necessitados.
Que Jesus abençoe nossas dificuldades.
Um abraço fraterno,
Luiz
Resposta do editor:
A obra citada foi objeto de análise na edição 47 desta revista, que o leitor pode ler acessando este link: http://www.oconsolador.com.br/47/especial.html. |
|
|
|
|