WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 124 - 13 de Setembro de 2009

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 
 

As preocupações que
merecem atenção

A melhor vacina para nos imunizar contra o medo e a
insegurança é orarmos diretamente a Deus

 
Recebi um e-mail de uma psicóloga relatando que ofereceu a um paciente, cuja problemática era o medo, um artigo por mim publicado em 2007. Em consulta recente, ele, já na condição de “controle”, tirou da bolsa o tal artigo e falou sobre o impacto positivo do mesmo.  

Eis o texto que o curou: “O psicólogo Dr. Engler apurou que apenas 2% das nossas preocupações são justas e merecem a nossa atenção. Isto significa que 98% das nossas preocupações não têm sentido, isto é, só servem para sobrecarregar a nossa mente. Muitas pessoas se preocupam com tudo: a possibilidade de ficar doente, o medo de sair à rua, a verticalização do eixo da Terra que só se dará daqui a 25.800 anos, e vai por aí”. 

Nem mesmo entrar em pânico diante do que está acontecendo no momento resolve. O que resolve mesmo é tomarmos todas as precauções para evitar o que pode ser evitado, em nome da prudência, mas nunca alimentarmos preocupações imaginárias.  

Dessa forma, manteremos o equilíbrio de nossas almas, e por consequência, o de nossos nervos. E ainda: a melhor vacina para nos imunizar contra o medo e a insegurança é orarmos diretamente a Deus, porque Ele está no leme de nossas vidas.  

Podemos afirmar que orar é um ato de fé, de confiança em Sua bondade. Portanto, fitemos o céu que Deus pintou de azul para sempre termos esperança, e oremos dizendo com toda a convicção: 

Pai de Amor e Bondade, diante de Tua Misericórdia Infinita, rogo a luz do entendimento para aceitar a Tua Vontade Soberana em qualquer circunstância da vida.

Concede-me coragem a fim de vencer as minhas dificuldades, e ajuda-me a que jamais seja dominado pelo medo do que possa acontecer.

Afasta de mim qualquer pensamento de insegurança, porque confio no Teu Eterno Amor que a tudo preside. 

Ajuda-me a encontrar a estrada luminosa do futuro como compensação por todo o bem que eu fizer aos meus irmãos em humanidade.

E mesmo diante dos erros e das fraquezas humanas, que semeiam tanta insegurança em nossos caminhos, não permita jamais, Senhor, que eu perca a esperança na vitória do bem, pois ele há de triunfar sobre o mal! Assim seja!”.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita