WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 147 - 28 de Fevereiro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Marcel Gonçalves (Ibiporã, PR)
Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 às 08:43
Bom dia. Gostaria de uma orientação.
O e-mail que segue abaixo é um pedido de socorro de uma pessoa da Holanda falando que pode ser homologada no país uma lei que permitirá que pessoas que acharem que viveram o bastante possam se matar.
Eis o teor do e-mail:
Bom dia, Marcelo.
Estamos com problemas muitos sérios aqui na Holanda e não sabemos como pedir ajuda, talvez você possa nos dar algumas ideias ou nos socorrer! Não só o aborto, as drogas e a eutanásia são assuntos normais e com permissão  do governo. Agora existe uma associação com mais de 90 mil assinantes que querem levar ao parlamento uma proposta de lei que permita que as pessoas que acham que já viveram o suficiente, independentemente de idade ou condições físicas, possam também optar pela eutanásia! Pessoas com saúde e de qualquer idade! Quer dizer: cansou-se da vida se mata e pronto. O nosso grupo é muito pequeno e nós precisamos fazer alguma coisa. Por favor, nos ajude!
Abraços. Bianca.
O senhor tem conhecimento deste episódio? O que podemos fazer? Pedir socorro para o Conselho Espírita Internacional para que falem com a Federação Holandesa?Marcel

Nota do Editor: 

À vista da mensagem acima, entramos em contato com Claudia Werdine e Elsa Rossi, nossas correspondentes na Europa, e o assunto chegou ao conhecimento de Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, que no mesmo dia enviou-nos a mensagem abaixo:

Boa noite, amigos e amigas.

Temos conhecimento da iniciativa desse grupo de pessoas influentes na sociedade (políticos aposentados e um artista), que está fazendo uma campanha abrangente na mídia em favor do suicídio assistido. Esse grupo se denomina “De initiatiefgroep Uit Vrije Wil (em português seria algo assim: "O grupo de iniciativa voluntária”) e lançou no dia 8 de fevereiro um website no qual as pessoas podem dar seu apoio a essa iniciativa. Infelizmente, mais de 92.000 pessoas já manifestaram seu apoio. No site há enquete, vídeos, depoimentos, enfim informações lamentáveis. O grupo está buscando o apoio do povo para conseguir a regularização para que toda pessoa a partir dos 70 anos de idade tenha o direito assegurado por lei a receber o apoio de assistentes sociais treinados especialmente para ajudar a quem deseje “sair da vida” de uma forma digna e agradável. Essa é a informação que estão passando para o público.

Esse grupo trabalha em conjunto com a NVVE - Associação Holandesa que defende a eutanásia. Através de um amigo médico sei que a NVVE é uma organização que está sempre presente nos eventos médicos para defender a eutanásia. No site desse grupo há uma campanha intitulada “Week van Voltooid Leven”, que pode ser traduzido assim: Semana da vida concluída. Estão utilizando a internet massivamente para promover a eutanásia e o suicídio assistido.

Amigos, quando Bianca me telefonou chocada com a notícia, também fiquei muito preocupada, embora conheça muitos holandeses que não são a favor da eutanásia e do suicídio assistido, mas a maioria diz respeitar o livre-arbítrio de quem é favor de tudo isso. O assunto é serio e delicado porque a cultura holandesa valoriza muito o livre-arbítrio do cidadão, até mesmo quando se trata da decisão de viver ou morrer. Aliás “vrije wil” em holandês significa livre- arbítrio, a palavra mágica das pessoas que são a favor da eutanásia.

Para nós espíritas é muito difícil acompanhar essas notícias sem ter meios de reagir imediatamente. O movimento espírita no país ainda é pequeno. Concordo com as sugestões da nossa querida Elsa de que devemos divulgar a doutrina espírita através de mais eventos e da mídia local. O Conselho Espírita Holandês vem investindo na capacitação dos trabalhadores espíritas através de encontros de estudos, seminários e estimulando o estudo intensivo da Codificação Espírita individualmente e nos grupos. São grupos pequenos que precisam estar preparados para humildemente receber as pessoas necessitadas de apoio espiritual.

Durante este ano haverá vários eventos públicos planejados, inclusive um Congresso de Medicina e Espiritualidade em outubro, que ocorrerá em Amsterdã. Também estamos trabalhando arduamente para a implantação da Evangelização infanto-juvenil, conforme matéria publicada em “O Consolador”.

Amigos, unam-se a nós em oração para que a iniciativa desse grupo não seja aprovada no parlamento e que as pessoas se conscientizem de que sua passagem no planeta Terra é uma oportunidade única de crescimento espiritual, que o sofrimento faz parte desse processo e que "sair da vida" voluntariamente apenas dificulta esse processo.

Um abraço fraterno,

Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês. 

* 

Quatro dias depois da mensagem acima, a direção desta revista recebeu por e-mail esta outra mensagem da presidente do Conselho Espírita Holandês:

Queridos amigos,

Agradecemos a todos pelo apoio fraterno e pelas sugestões para o crescimento e fortalecimento do movimento espírita holandês. Nossa gratidão aos irmãos da revista “O Consolador” por divulgar os esclarecimentos sobre o que está acontecendo na Holanda. Quiçá os companheiros espíritas que porventura tomem conhecimento dessa situação unam-se ao Conselho Espírita Holandês para divulgar o Espiritismo no pais.  Estamos à disposição para maiores esclarecimentos através do e-mail info@nrsp.nl ou www.nrsp.nl .

Um abraço fraterno,

Maria Moraes.

 

De: Manuela Franklin (Torres Vedras – Lisboa, Portugal)
Domingo, 21 de fevereiro de 2010 às 14:50:17

Queridos irmãos, a paz do nosso mestre Jesus esteja com todos, encarnados e desencarnados. Sou portuguesa, trabalho na área da saúde em cuidados paliativos, onde diariamente vejo irmãos em sofrimento partirem deixando o seu veículo corpóreo aqui. Sou uma estudante entusiasta e desejo aprender e instruir-me sempre mais, como o nosso irmão Kardec nos ensinou, mas só sei que pouco ou nada sei, por isso peço com muito AMOR, se for possível, enviar-me por e-mail ou ser possível inscrever-me num chat que seja possível criarem. Logo a distância que nos separa do Oceano Atlântico seria uma ponte. Nunca fui, infelizmente, ao Brasil, terra que me fascina e encanta.
Aguardo uma resposta deixando saudações fraternas de muita PAZ e muito AMOR e LUZ
Atenciosamente 
Manuela Franklin
 

Resposta do Editor: 

Todos os artigos, estudos e livros para download, veiculados neste site, são de livre acesso, podendo ser baixados, copiados ou impressos, sem custo algum, o que pode facilitar a realização dos estudos a que a leitora se refere. Sugerimos também que ela mantenha contato com nossos correspondentes em Portugal, os quais poderão fornecer-lhe informações sobre os grupos de estudo, virtuais ou não, que existem naquele país. Eis os nomes e endereços de nossos correspondentes: Nuno Emanuel, emmanunno@gmail.com, Lisboa; e Isabel Saraiva, misapedrosa@gmail.com, Leiria.

 

De: Adele Baruffaldi (Gotemburgo, Suécia)
Sábado, 20 de fevereiro de 2010 às 13:00:44

Gostaria de saber o nome de alguns centros espíritas sérios na cidade de São Paulo para indicar a uma amiga que quer iniciar o estudo da doutrina espírita em S. Paulo.
Agradecimentos
Adele
  

Resposta do Editor: 

Há na Capital paulista inúmeros centros espíritas em condições de atender ao que nos solicita a leitora. Sugerimos, então, que forneça à sua amiga o site da USE, entidade que coordena o movimento espírita naquele Estado. Eis o site: http://usespbr.ning.com/.

 

De: Andréa Huguenin Botelho (Berlim, Alemanha)
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 às 07:06:21

Meu nome é Andréa Botelho, sou musicista (maestro) radicada na Europa, e ativamente participo dos trabalhos doutrinários do movimento espírita na Alemanha. Tenho alguns artigos escritos e um livro que em breve será publicado pela editora Didier. Gostaria de saber se os senhores fazem seleção para a publicação de artigos. Caso a resposta seja positiva, se seria possível eu mandar algum dos meus artigos para apreciação e eventual publicação. 
Desde já agradeço a atenção e dou os parabéns para o trabalho de publicação da doutrina que a revista O Consolador realiza. 
Sinceramente
Andréa Huguenin Botelho

 

De: Rui Luis Moreira Cunha Brochad (Figueira da Foz, Portugal)Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010 às 16:28:10
Como poderia conseguir adquirir alguns dos filmes espiritualistas que vocês têm na listagem? Poderiam mandar-nos, pagando-lhes todas as despesas de portes de correio?

Obrigado

Rui

Resposta do Editor: 

A aquisição dos filmes mencionados deve ser feita nas lojas especializadas. O melhor meio de identificá-las é a internet. Todas elas trabalham com venda por processos eletrônicos. Nossa revista, como já dissemos anteriormente, não comercializa livros, DVDs e CDs. Apenas os divulgamos, graciosamente, com o objetivo de difusão da Doutrina Espírita.

 

De: Marco Carpentieri (Santos, SP)
Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010 às 02:54:16

Tenho 3 cachorrinhas SRD, uma tem sopro cardíaco e outra é diabética. Seguem um tratamento alopático com os melhores veterinários da cidade de Santos - SP e têm uma vida de princesas, porém são ainda doenças incuráveis na veterinária. Vivo muito angustiado e sofrendo muito. Preciso saber com urgência qual é o Centro Espirita em Santos que faz tratamentos e cirurgias espirituais em animais. De antemão, meus sinceros agradecimentos.

Marco Carpentieri
 

Resposta do Editor: 

Não sabemos informar o leitor a respeito do que ele nos solicita. Se alguém puder ajudar, basta entrar em contato com a direção da revista e o leitor será de imediato informado.

 

De: José Reis Chaves (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010 às 12:00:30

Caros companheiros: Parabéns pela Revista Semanal de Divulgação Espírita "O Consolador". Tenho uma coluna teológico-bíblico-espírita no diário de Belo Horizonte, às segundas-feiras, e disponibilizo as matérias dela para, quando quiserem, publicá-las na sua Revista.
Sou autor dos livros "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência", "A Face Oculta das Religiões", Ed. EBM, SP, e "O Espiritismo na Bíblia", Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte - MG.
José Reis Chaves

 

De: Roberto Luiz de Abreu Silva (Sorocaba, SP)
Terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 às 13:16:32

Caros amigos, sou apreciador da série André Luiz e consegui baixar os seus livros, com exceção do livro Os Mensageiros. Peço-lhe por gentileza verificar o porquê desta dificuldade.
Desde já agradeço.
Roberto
 

Resposta do Editor: 

Vamos verificar e, em seguida, responderemos ao leitor.

 

De: Wagno Barra Rosa (Londrina, PR)
Terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 às 15:17:16

Solicito informações sobre os títulos de obras que retratam a vida de Jésus Gonçalves.
Wagno
 

Resposta do Editor: 

Há na internet um interessante site que relata algumas conhecidas existências de Jésus Gonçalves. Para acessá-lo basta clicar neste link: http://www.jesusgoncalves.org.br/vidas.htm.

Um livro que também fala do notável confrade é A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves, autoria de Eduardo Carvalho Monteiro, publicado pela editora Madras. A série psicografada por Célia Xavier Camargo, que se iniciou com o livro Perdoa, de autoria do próprio Jésus Gonçalves (Espírito), também focaliza diversas existências do confrade referido.

 

De: Valdemir Malagoli (Lins, SP)
Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 às 09:30:51

Assunto: Especial 141 - Ecologia
Gostei. Sinto mesmo que ao apreciarmos a natureza com cuidado vemos Deus em tudo, tanto é a beleza que me leva ao ponto da emoção. Então é bom que comecemos cedo, quando crianças.
Valdemir

 

De: Carmen Souto Maior (Florianópolis, SC)
Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 às 22:53:27

Queridos irmãos espíritas holandeses: me emocionou a notícia do Encontro Fraterno. Jesus os abençoe no propósito de divulgação da nossa querida Doutrina.

Carmen

 

De: Ary Mauro Ribeiro (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 às 14:12:23

Caro irmão, saúde, paz e luz. Por favor, esclareça-me, já que mantenho dúvida, necessitando de esclarecimento. O passe deve ser
cronometrado, quanto ao tempo de administração?
Antecipo meus melhores agradecimentos pela sua proverbial atenção.
Ary Mauro Ribeiro
 

Resposta do Editor: 

Segundo o que estudamos a respeito do passe, ele deve ter a duração de uma prece, como a Oração Dominical, por exemplo, mas para isso não há necessidade de cronômetro. Sabemos ainda, conforme experiência relatada pelo Codificador do Espiritismo, que uma maior exposição do paciente à influência magnética pode ser necessária em determinados casos de tratamento por meio do magnetismo. O assunto é, no entanto, por demais complexo para ser tratado neste pequeno espaço da revista.

 

De: Sofia Aparecida Alves Nascimento (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 às 19:59:19
Tenho que fazer uma pesquisa sobre o capítulo 4 do livro Seara dos Médiuns. Quais os livros que eu poderia pesquisar e quais os capítulos.
Sofia
 

Resposta do Editor: 

O capítulo 4 do livro Seara dos Médiuns, de Emmanuel, encerra-se com o seguinte texto:

“Não detenhas, assim, qualquer ilusão à frente dos fe­nômenos medianímicos. Encontrarás sempre, e por toda parte, muitas pessoas beneficiadas e crentes, como testemunhas convencidas e deslumbradas diante deles; mas, apenas aquelas que transfiguram a si mesmas, aperfeiçoando-se em bases de sacrifício pela felicidade dos outros, conseguem aprovei­tá-los no serviço constante em louvor do bem”.

O tema suscita, portanto, a questão da aplicação da mediunidade, tratado várias vezes nesta revista. Inúmeras obras, inclusive a Revista Espírita, tratam do assunto, mas seria interessante ler o cap. 2 do livro “Os Mensageiros”, de André Luiz, no qual são apresentados vários casos de médiuns que fracassaram em sua tarefa no mundo. Nada melhor do que aqueles relatos para mostrar como a dedicação, a abnegação e o esforço pessoal são importantes no exercício das faculdades mediúnicas.

 

De: Daniel Viana (Foz do Iguaçu, PR)
Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 às 12:06:13

Boa tarde.

Podem informar como entro em contato com o senhor Hermínio Miranda?
Daniel
 

Resposta do Editor: 

Infelizmente não podemos atender o leitor porque não possuímos o endereço do confrade citado. 

 

De: Neuza V. P. (Jaboatão dos Guararapes, PE)
Sábado, 20 de fevereiro de 2010 às 20:25:55

Gostaria de saber como podemos saber se somos médiuns e também o que é psicografia.

Neuza 

Resposta do Editor: 

Aprendemos no Espiritismo que não existe um diagnóstico que permita dizer se a pessoa é ou não médium. Só experimentando é que poderemos saber, mas para isso é importante o estudo prévio. Sugerimos à leitora que leia, então, O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, e Diretrizes de Segurança, de Raul Teixeira e Divaldo Franco. Em nossa revista publicamos também vários estudos a respeito do assunto, como se deu na edição 116, o qual pode ser lido a partir do seguinte link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/116/esde.html. 

 

De: Josué V.  (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 20 de fevereiro de 2010 às 22:16:56

Minha mãe desencarnou por uma série de erros: caiu e não foi socorrida; foi para o hospital e lá não foi medicada a tempo; ia ter alta no dia 18/2/2010 às 11 h da manhã e às 5 h da manhã teve parada respiratória e não teve socorro a tempo. Por isso, partiu sem esperarmos a minha única joia e tentei me suicidar, mas a lamina não cortou, não sei por quê. Estou desesperado, não tenho mais ninguém; preciso de um sinal dela. Como faço?
Josué
 

Resposta do Editor: 

Em casos assim, antes que façamos qualquer coisa de que iremos depois nos arrepender, o melhor recurso é a oração, a conversa franca com Deus ou seus prepostos e ter em mente que a morte não existe, que ninguém retorna ao mundo espiritual por acaso ou antes da hora, a não ser quando levado pelo suicídio. A busca de uma Casa Espírita pode ajudar muito o nosso irmão, a quem enviamos daqui as nossas vibrações de paz e confiança em nosso Pai, que nos criou e sabe o que é melhor para nós.

 

De: Geovani Oliveira (Mutuípe, BA)
Domingo, 21 de fevereiro de 2010 às 00:04:26

Volta e meia, os meios de comunicação falam sobre as profecias Maias de 2012. Recentemente baixei 7 vídeos que falam sobre os Maias e suas profecias, sendo que cada vídeo fala sobre uma. No entanto fiquei muito confuso com os fatos. No centro espírita que frequento sempre chegam mensagens sobre grandes transformações que virão sobre a face da Terra. Entretanto nenhuma se refere diretamente a essas profecias. Sendo assim, gostaria de saber qual a posição do Espiritismo diante desse fato, já que uns falam em destruições outros em transformações de consciência, etc.
Geovani
 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema profecias sugerimos ao leitor que leia, em primeiro lugar, a parte final – cap. 16, 17 e 18 - do livro A Gênese, em que Allan Kardec examina à luz do Espiritismo o tema predições e a teoria da presciência. Depois de ler o texto citado, se ainda houver dúvidas, por favor nos escreva. 

 

De: Paulo de Tarso Piccinini (Jundiaí, SP)
Domingo, 21 de fevereiro de 2010 às 11:48:15

Caros irmãos. Quero colocar à disposição algumas narrações que venho fazendo.
Para ouvi-las/baixá-las, por favor visite: http:\\recantodasletras.uol.com.br/autores/ptpiccinini
Muita paz, com Jesus!

Paulo de Tarso

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita