WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Brasil
Ano 3 - N° 147 - 28 de Fevereiro de 2010

MARTHA RIOS GUIMARÃES
marthinharg@yahoo.com.br

São Paulo, SP (Brasil)

 

Curso de formação de educadores espíritas atrai um público numeroso

Cerca de 200 pessoas participaram em São Paulo do curso promovido pela USE cujo objetivo é incentivar a atividade de educação
infanto-juvenil dentro das Casas Espíritas 
 

As dependências do Centro Espírita Gabriel Ferreira (localizado na zona norte da capital paulista) ficaram lotadas durante o Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância, promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, no dia 21 de fevereiro último (fotos).

O local para realização da atividade foi escolhido por oferecer melhor aproveitamento da atividade e por ser a instituição onde atua a equipe que representa o departamento de Infância do estado paulista. Os participantes, em torno de 200 pessoas – provenientes das cidades de São Paulo, Guarujá, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Praia Grande, Santo André, Santos, Taboão da Serra e, ainda, cidades do Vale do Ribeira – foram divididos em duas turmas.

O abrangente programa, destinado ao grupo de pessoas que participavam da atividade pela primeira vez, incluiu os seguintes módulos:

A Atividade de Educação Espírita da Infância (definição e objetivos)

Componentes do Processo Educativo (educador, educando, dirigentes e pais: o papel de cada um no sucesso da atividade; exemplos de ações para interação do setor na estrutura da casa espírita e para sensibilização dos dirigentes e pais)

Estruturando o Departamento (divisão de turmas; local, acomodações, materiais; criação de biblioteca infanto-juvenil; importância de arquivos históricos; reuniões de educadores; etc)

Planejamento (geral, de temas e objetivos de temas; de aulas)

Recursos Didáticos (música, literatura, jogos espíritas, etc) e

Elaboração de Aulas.  
 

Mesmo em um dia extremamente quente, os participantes permaneceram o tempo todo atentos e interessados 
 

Um segundo grupo, composto de veteranos nesse curso, teve como proposta a elaboração de ações para integrar e aprimorar a atividade dentro das Casas Espíritas. Em relação a esta atividade, os participantes (cerca de 55 pessoas) revelaram que a discussão e a troca de informações foram extremamente positivas, gerando novas ideias e estimulando o trabalho de conscientização do trabalho dentro das sociedades em que colaboram. “O curso superou todas as expectativas porque, além de um programa completo e exemplos práticos, ofereceu uma acolhida carinhosamente memorável”, afirmou Sérgio Calderan, do Núcleo Espírita Paz e Amor em Jesus (zona sul da capital), referindo-se ao evento e à equipe de trabalho.

A qualidade do curso, sempre muito elogiada, foi uma vez mais testada e aprovada pelos participantes que, mesmo em um dia extremamente quente, permaneceram atentos e interessados durante todo o decorrer da atividade.

Outro ponto que mediu o sucesso da iniciativa é o fato de que não apenas as casas pertencentes aos órgãos da USE São Paulo enviaram representantes. Educadores Espíritas da Infância que fazem parte de instituições ligadas à Aliança Espírita, à Liga Espírita e à Federação Espírita do Estado de São Paulo também marcaram presença – fato que, aliás, vem se tornando bastante comum em todos os cursos ministrados.  

Foi lançada na ocasião a campanha “Comece pelo Comecinho” para valorização do trabalho com a infância

Adriana Machado, da Liga Espírita, mostrou entusiasmo com a exposição de materiais elaborados pela equipe e que constituem excelentes ferramentas para o desenvolvimento das reuniões com os menores: “Eles elaboram jogos genuinamente espíritas, usam literatura e música de qualidade, criam brinquedos com material reciclado e têm um arquivo histórico muito rico. É fantástico!” Ela não foi a única a se entusiasmar com a exposição e perceber que com criatividade, carinho e muito trabalho é possível, sim, manter a criança e o jovem integrados e interessados na Casa e Causa Espíritas.

Aproveitando a ocasião, o Centro Espírita Gabriel Ferreira (que abrigou o evento), através de seu departamento de infância e mocidade, lançou a campanha “Comece pelo Comecinho” para valorização da atividade de Infância e Mocidade Espírita. Todas as casas representadas levaram um kit, para implantação e divulgação da iniciativa, contendo um cartaz colorido, folheto e uma sugestão de palestra (em power point) para que o tema seja abordado e debatido dentro das instituições. “Adorei o conteúdo do curso e o formato da campanha”, opinou Maria Isabel Miranda, ex-diretora deste departamento da USE SP que auxiliou na execução do trabalho e aprovou o material de divulgação.

Com essa iniciativa, a equipe de educadores responsável pelo evento acredita que mais um passo foi dado em direção a um maior entendimento e esforço para que os Dirigentes, Pais e demais espíritas entendam que esclarecer a criança e o jovem à luz da Doutrina Espírita é um trabalho inadiável e prioritário.


Todas as Casas Espíritas que desejarem aderir à campanha citada podem solicitar informações através do e-mail cegabrielferreira@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 9765.1881.
       

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita